
Pastor presidente do Verbo da Vida Sede
“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem” (Hebreus 11.1).
Fé é convicção. Fé é certeza. Na fé não existe espaço para dúvida, não há espaço para vacilar porque fé é certeza. Fé é estar plenamente convicto do que a Palavra fala. Nossa fé é baseada no conhecimento da Palavra. Sem conhecimento da Palavra não podemos ter fé. A fé é a certeza do que se espera, de uma esperança. E essa esperança é baseada na Palavra.
“Porque na esperança fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança. Pois quem espera o que está vendo? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos” (Romanos 8.24,25).
Vivemos por fé e não pelo que vemos.
Você não precisa de fé para algo que você está vendo. A fé é baseada em algo que não pode ser visto, é a convicção de fatos que não se veem. Não devemos colocar o nosso foco, a nossa visão, nas coisas que vemos, porque as coisas visíveis são temporárias. Mas a convicção na Palavra de Deus, das coisas que não vemos é eterna. Vamos focar naquilo que não vemos a partir do nosso espírito. A fé é algo espiritual que parte das coisas espirituais que não podem ser vistas. Nós vivemos por fé e não pelo que vemos.
Eu não quero a minha fé no nível de Tomé. Nossa fé tem que estar no nível de crer sem ver, crer sem tocar, crer sem sentir naturalmente. A fé fica enfraquecida quando focamos nas circunstâncias visíveis. Quando focamos na esperança invisível da Palavra de Deus, fortalecemos a nossa fé.
Criando raízes
Em Mateus, capítulo 8, vemos Jesus dormindo enquanto havia uma tempestade. Enquanto a nossa atenção estiver nas coisas lá do alto, vamos dormir em qualquer lugar, passando por problemas ou não. A Bíblia diz que o foco de Jesus estava nas coisas invisíveis e não nas circunstâncias ao redor d’Ele.
Em outra passagem, vemos outra tempestade onde Pedro andou sobre as águas por um momento enquanto focava em Jesus, mas quando ele tira os seus olhos de Jesus, e começa a olhar para a tempestade, ele começa a afogar.
Quando não criamos raízes, e não estamos firmados na coisa certa, nos desviamos da fé. A fé é a certeza das coisas que se esperam e as coisas que se esperam são invisíveis. O nosso foco deve estar nas coisas que estamos crendo. No momento em que tiramos os nossos olhos e focamos nas coisas ao nosso redor, a nossa fé é enfraquecida. Nossa fé tem que ir até o fim.
A essência da fé é “eu cri, por isso falei”.
Quando agimos em fé, precisamos ter essa essência. Você tem que confessar a Palavra até acontecer. Enquanto você continuar perseverando, vai acontecer. Muitas vezes, o problema é a falta de perseverança.
A Bíblia fala de um centurião de Roma que pede ajuda a Jesus para curar o seu servo, quando Jesus se propõe a ir na casa dele. Enquanto Jesus estava no caminho, o centurião enviou um recado dizendo que bastava ele mandar uma palavra para que o servo dele fosse curado. Jesus ficou admirado com a fé daquele homem. No recado que o centurião mandou para Jesus estava a essência da fé que ele tinha. A nossa fé não está em um gesto natural, porque se a nossa fé está nas coisas visíveis não é fé. E a fé daquele homem estava na palavra de Jesus. Na palavra de Jesus, podemos ter cem por cento de confiança.
“Levantando-se Jesus, saiu dali e foi para as terras de Tiro e Sidom. Tendo entrado numa casa, não queria que ninguém soubesse onde ele estava. No entanto, não pôde ocultar-se, porque uma mulher, cuja filhinha estava possuída de espírito imundo, logo ouviu falar a respeito de Jesus. Ela veio e se ajoelhou aos pés dele.
Essa mulher era estrangeira, de origem siro-fenícia, e pedia a Jesus que expulsasse o demônio da sua filha. Mas Jesus lhe disse: — Deixe primeiro que os filhos se fartem, porque não é correto pegar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos. A mulher respondeu a ele: — Senhor, os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem das migalhas das crianças. Então Jesus disse à mulher: — Por causa desta palavra, você pode ir; o demônio já saiu da sua filha. Quando a mulher voltou para casa, achou a menina sobre a cama, pois o demônio tinha saído dela” (Marcos 7.24-30)
Se baseando na Palavra
Aquela mulher, mesmo com a insistência de Jesus, não deixou que nenhuma circunstância impedisse a fé dela. Tem muita gente que não consegue perseverar o suficiente e a fé tem pouca duração. Você tem que estar disposto a crer para aquilo que você precisa e confessar a Palavra para receber aquilo que já é seu. Muita gente para o seu processo de fé por causa de más notícias, se deixando levar pelas coisas que ouve no mundo, mas a nossa fé deve ser baseada na Palavra e não nas coisas naturais.
Quando falamos de fé, não estamos aqui para negar os fatos naturais, e sim que esse fato natural pode mudar. O que não pode mudar é o fato espiritual da palavra. E você escolhe ficar com um fato que pode mudar ou um fato imutável. Você escolhe onde colocar o seu foco.
A criação do mundo aconteceu quando o que era visível cedeu ao que Deus falou. Verdades invisíveis começaram a ser estabelecidas e aqueles fatos naturais começaram a mudar. O que é visível muda. O que você está sentindo pode mudar, mas a Palavra de Deus não pode mudar nunca. Ele disse: “passarão céus e terra, mas a Minha Palavra não passará”.
Coloque a sua atenção na verdade da Palavra de Deus. A verdade de Deus é estabelecida de fatos que não podem mudar. Você, crendo ou não, a verdade da Palavra não muda.
O que é a verdade?
O diabo tem tentado espalhar para nós uma verdade de que podemos decidir o rumo da nossa vida por nós mesmos. Mas nós não fomos criados para viver independentes de Deus. Precisamos estar ligados a Ele para vivermos corretamente. A verdade que deve governar a nossa vida não é a nossa verdade mas a verdade da Palavra de Deus. As coisas do mundo passam mas aquele que faz a vontade de Deus permanece eternamente. Precisamos permanecer na verdade para não sermos enganados e para sermos testemunhas da verdade.
O mundo está tentando relativizar a verdade, mas nós fomos criados para ser baluartes da verdade da Palavra. A verdade é maior do que suas emoções. A gente escolhe viver pelas nossas emoções, por aquilo que aprendemos, por aquilo que vemos ou pela verdade. A parte boa é que todo o resto que é natural, visível, perceptível, muda, mas a verdade da Palavra é eterna.
“Observem, igualmente, os navios que, sendo tão grandes e impelidos por fortes ventos, são dirigidos por um pequeníssimo leme, e levados para onde o piloto quer. Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vejam como uma fagulha incendeia uma grande floresta!” (Tiago 3.4,5).
Como um leme
A Bíblia nos mostra a verdade de que a língua é como um leme. Algumas vezes a nossa fé não vai ser usada para mudar a circunstância, mas para nos posicionar de uma forma em que nós enfrentaremos e não seremos atingidos. Existem algumas circunstâncias que não dependem da nossa fé para mudar e, nesse caso, a usaremos para nos posicionar diante dessa circunstância. Use a verdade da Palavra a seu favor, para passar no meio dessas tempestades do mundo ileso. Fique firme na verdade!
Temos essa decisão todos os dias: no que vamos colocar a nossa atenção. Lembre que tudo o que é natural é passível de mudança, mas a verdade da Palavra não muda.
Fique plenamente convicto do que a Palavra diz a seu respeito!
*Trechos do culto do dia 09 de julho de 2023, na Escola Dominical.