Ir para o conteúdo
  • Verbo da Vida Campina Grande - Sede
Verbo da Vida
  • Início
  • Igreja
    • Sobre nós
    • Departamentos
    • Missionários
    • Estatuto
  • Notícias
  • Vídeos
  • Podcast
  • Mensagens
  • Blogs
  • Revistas
  • Contatos
  • Início
  • Igreja
    • Sobre nós
    • Departamentos
    • Missionários
    • Estatuto
  • Notícias
  • Vídeos
  • Podcast
  • Mensagens
  • Blogs
  • Revistas
  • Contatos
  • Mensagens
Fervorosos de espírito

Fervorosos de espírito

  • Postado em abril 10, 2024
  • Sem Comentários
Fervorosos de espírito
por Augusto Sousa
Pastor presidente da igreja Zoe, em Portugal

O diabo não está no caminho errado, pois este já conduz as pessoas ao erro, mas, sim, no caminho certo, onde aqueles que buscam a Deus, que desejam crescer, estarão. Pois é ali onde ele causará mais prejuízo. Nós precisamos estar preparados para lidar com isso. Precisamos estar cheios do Espírito.

Normalmente, a lenha seca é reservada para um tempo específico. Ela é guardada para quando chegar o inverno, para que tenhamos lenha seca para acender a lareira e nos aquecer. Outra particularidade da lenha é que ela precisa ser pequena para acender o fogo; não se acende uma lareira com lenhas grandes, mas, sim, com madeiras pequenas. Outra característica da lenha é que, quando está molhada, não retém chama, apenas produz fumaça, tem aparência de fogo, mas não o contém. É necessário que a lenha seca deixe de ser, para que haja chama, para que haja fogo; ela é consumida para que a chama cresça.


O mover do Espírito

Paulo, em Atos, pegou uma lenha pequena para aumentar o fogo, mas a víbora estava lá, tentando atrapalhar, atacando, porém foi aquele fogo que a consumiu. O mover do Espírito que o diabo quer combater é o mesmo que vai acabar com o diabo; não há obra do inferno que possa parar o mover de Deus. Onde há lenha seca, disposta a ser consumida, não há nada que possa parar.

Deus deseja levantar um povo no meio do povo, um povo que tem fome e sede da Palavra de Deus. Um povo que está disposto a deixar de ser para que haja fogo do Espírito de Deus. Nestes últimos dias, haverá um grande derramar do mover de Deus. O primeiro sinal do mover do Espírito é a exaltação da Palavra. Devemos estudar sobre as manifestações do Espírito Santo.

“Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém” (I Coríntios 2.14-15).


Colabore com o Espírito

A Palavra diz que nós temos a unção que nos ensina todas as coisas. A unção é como uma conta bancária; você pode ter R$1 milhão, mas se o seu cartão de débito estiver vencido, você coloca no caixa eletrônico e ele não dá acesso à conta. As distrações em nossa vida se levantam para nos tirar o acesso à unção que já está sobre nós.

Nós não conseguimos racionalizar as coisas do Espírito. O Espírito Santo não se move sempre da mesma maneira; muitas vezes, não faz sentido na mente humana, mas nós precisamos amadurecer para discernir o Espírito. Quanto mais você colaborar com o Espírito Santo, mais ele irá se manifestar.


Sejamos diligentes

Precisamos ser diligentes: a igreja é um lugar de reverência, nós viemos para ouvir o que Deus tem a dizer, para adorá-lO e honrá-lO. Quando honramos a Deus, o Espírito de Deus se move em nosso meio. O pregador apenas auxilia semeando a Palavra, mas o resultado da Palavra que ele semeia é responsabilidade de quem a recebe. A Palavra produzirá na sua vida de acordo com o seu coração.

Se você quer que a Palavra produza resultados rápidos na sua vida, você precisa discerni-la com alegria. Deus não se move de acordo com o nosso relógio; são pequenas atitudes que produzem grandes resultados. Nós não podemos ser espirituais e carnais ao mesmo tempo. Não há espiritualidade sem honrar a Deus. Todos nós queremos o fogo do Espírito Santo, mas precisamos estar dispostos a ser consumidos por esse fogo; caso contrário, seremos como a lenha molhada, que apenas produz fumaça, mas não chama.

Não basta só ter a matéria-prima; é preciso saber fazer uso dela, por isso devemos colaborar com o Espírito Santo com entendimento. Se você não está disposto a ser pequeno, esqueça o mover do Espírito na sua vida; você não estará qualificado.


Conscientes da presença

Precisamos estudar e ouvir sobre as manifestações do Espírito Santo, pois Ele deseja nos levar de uma esfera natural para uma esfera sobrenatural. Todos nós precisamos experimentar isso em uma medida maior. Esta é a diferença entre a presença de Deus e os dons; na manifestação dos dons, você usa aquele dom, mas na presença de Deus, você é usado. O Espírito Santo quer que estejamos mais conscientes da sua presença do que daquilo que nós sentimos e daquilo que nos rodeia.

“A respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. Sabeis que, outrora, quando éreis gentios, deixáveis conduzir-vos aos ídolos mudos, segundo éreis guiados. Por isso, vos faço compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: Anátema, Jesus! Por outro lado, ninguém pode dizer: Senhor Jesus!, senão pelo Espírito Santo. Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos. A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso. 

Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento; a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar; a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las. Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente” (I Coríntios 12.1-11).

Fervorosos de espírito
por Sâmia Rocha
Professora da Escola Bíblica Verbo da Vida


Aguçando o Espírito em nós

Não é o Espírito Santo que retém a manifestação dos dons; na maioria das vezes, nós não estamos preparados para operá-los. Nós precisamos apenas ter a atitude certa: edificar a nós mesmos e colaborar com o Espírito Santo.

Quando nós estamos aqui para queimar, não importa o que nos seja ministrado por outras pessoas; nós ministramos ao Senhor com a nossa vida.

Achamos que religiosidade é apenas uma forma de se vestir, mas vai muito além disso; religiosidade é uma atitude na qual entramos no piloto automático, sem reverência. Aqueles que são espirituais não precisam de sinais, pois percebem pelo Espírito a forma como Ele se move. Existe um refrigério, um bálsamo, que só aquele que habita em nós é capaz de ministrar. Você não precisa de uma imposição de mãos; você apenas precisa de um poder. Precisamos aprender a aguçar o nosso Espírito para perceber como Ele se move.


Não é pelo racional

Aquele que é nascido do Espírito é guiado não pelo que é racional, mas pelo sopro de Deus. A apatia é uma condição que se caracteriza pela indiferença, falta de ânimo e energia. Se você vem para a igreja esperando algo de outra pessoa, levará anos para receber a resposta que você precisa, e que você poderia conseguir apenas movimentando as águas que existem dentro de você. Nós precisamos aprender a desfrutar das coisas do Espírito sem a nossa metodologia emocional e racional.

Existem coisas que Deus preparou para hoje, não para ontem nem para amanhã; é para hoje! Hoje é o dia que o Senhor fez para que você incendeie diante d’Ele e tenha a sua vida marcada por aquilo que Ele deseja fazer. Você é a única pessoa responsável pelo seu sucesso ou fracasso em Deus.


Saia do automático

Muitas vezes estamos frustrados na nossa vida cristã porque dizemos: eu declarei, eu fiz. E Deus está dizendo: “Você está fazendo com as águas baixas e é por isso que as coisas não estão se movendo”. Somos rápidos em fazer uma oração, em declarar e não esperamos no Espírito para saber como orar. Entramos no automático, sem entender que não é porque alguém orou da forma como estamos orando e funcionou para aquela pessoa, que irá funcionar para nós.

Aquele que é espiritual discerne todas as coisas. Se você deseja parar de estar frustrado, cansado, é tempo de levantar as águas, é tempo de pegar a madeira pequena, é tempo de trabalhar com o que você tem e na constância do que você já tem. Desta forma, Deus irá te acrescentar cada vez mais.


*Trechos da mensagem do dia 09 de abril de 2024, no Culto do Espírito.

  • Augusto Sousa, Sâmia Rocha

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV ONLINE
NOSSA IGREJA
  • Quem Somos
  • Departamentos
  • Dízimos e ofertas
  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Departamentos
  • Dízimos e ofertas
  • Fale Conosco
AnteriorQual é o seu fundamento?
Adolescentes foram fundamentados na fé durante a Conferência de 2024Próximo
Verbo da Vida
Contatos
  • (83) 3066-0905
  • WhatsApp
  • [email protected]
  • Av. Mal. Floriano Peixoto, 2951, Dinamérica - Campina Grande - PB - CEP: 58.432-170
Instagram Facebook Twitter Youtube
O ministério
  • Bud & Jan Wright
  • Quem Somos
  • Centro de Cura
  • Endereços
  • Contatos
  • Sistemas
Escolas
  • Rhema
  • Escola de Ministros
  • Escola de Missões
Missões
  • Conheça-nos
  • Missionários
  • Notícias
  • Parceiros da Palavra
Rhema Publicações
  • Editora
  • Verbo Shop
© Copyright - Igreja Verbo da Vida Sede