
Pastor Executivo
Vice-Diretor da Word of Life Bible School – Wirtz VA
Hoje, vamos falar sobre reconhecer a nossa bênção. Você acredita que Deus é o mesmo ontem, hoje e para sempre? Se Deus lhe disse algo e Ele não faz acepção de pessoas, então Ele fará por você o que fez por outros. Quero falar sobre um homem na Bíblia, seu nome era José. Bênção e favor perseguem aqueles que estão sempre em busca de Deus. A vida de José demonstra esse favor, essa bênção e a promoção de Deus, independentemente da situação. Estou aqui para dizer que não importa a sua circunstância; se sua vida está no Senhor, Ele abrirá o caminho.
Nosso coração está cheio de quê?
José tinha apenas 17 anos de idade. Ele estava aprendendo a pastorear o rebanho com seu pai e irmãos. Há um treinamento que acontece e essa história de José é tão densa, tão cheia de promessas e princípios da parte de Deus. Quando você cuida de ovelhas, aprende a dedicar tempo e proteção para garantir que elas não se percam. Você serve e cuida das ovelhas. José aprendeu a servir desde cedo. Seu pai, como vemos em Gênesis 37, o amava mais do que a seus outros filhos. Quando os irmãos perceberam isso, passaram a odiá-lo e não podiam mais falar pacificamente com ele. Quando a inveja ganha terreno, o coração muda. O coração dos irmãos se voltou contra José. Quando algo em nosso coração está fora da vontade de Deus, fazemos coisas que não esperávamos fazer. Então, a pergunta é: nosso coração está cheio de Deus ou do inimigo?
José teve dois sonhos e os compartilhou com seus irmãos. Não é sábio compartilhar de imediato o sonho que Deus colocou em seu coração, pois, se não for cuidadoso com quem compartilha sua visão, isso pode custar o seu próximo passo. Os irmãos de José passaram a odiá-lo ainda mais. Seu pai se chateou, mas a Bíblia diz que ele guardou os sonhos em seu coração.
Você é ungido
Estou compartilhando essa história para que você perceba alguns princípios de Deus na vida de José. Havia obediência em seu coração. Ele recebeu orientação de seu pai para ir ao encontro dos irmãos, mas, à medida que se aproximava, eles planejavam matá-lo. Por isso, precisamos guardar nosso coração.
Quando você protege seu coração em linha com o coração do Pai, haverá uma bênção que o protegerá. Apodere-se de Salmos 21. Sabe, talvez até exista alguém planejando algo contra você, mas não conseguirá, porque você é filho de Deus. Ele é quem o protege. Ninguém pode tocar em um ungido de Deus. Se você conhece a Cristo, você é ungido. Existem promessas que só podem ser vividas pelos filhos de Deus. Quando você permite que Cristo seja o seu Salvador, ganha acesso a promessas que antes não tinha.
Você é filho de Deus
Em Daniel 6.22, vemos uma semelhança entre Daniel e José. Quando você é filho de Deus, é Ele quem vai à sua frente. Ele sempre proporciona livramento de qualquer tribulação que tente se levantar contra seus filhos. Deus fará o mesmo por você.
Os irmãos de José tentaram matá-lo, mas jogaram-no num poço. Deus, no entanto, mudou o coração de Rúben, que se tornou o primeiro livramento de José. Quando você obedece a Deus, Ele cria um caminho de livramento a seu favor, como vemos em I Coríntios 10.13. Deus nunca o abandona, nunca o deixa. Sua mão não está encolhida para que não possa abençoá-lo e Seu ouvido não está fechado para que não possa ouvi-lo. Ele sempre está presente na tribulação. Deus já está agindo em sua vida e completará a obra em você. Ele é o Deus que fecha a boca dos leões. Ele enviou um anjo para fazer isso e quando você é filho de Deus, tem acesso a tudo o que Ele tem.
Questões do coração
Em vez de matá-lo, os irmãos venderam José para uma caravana de ismaelitas. Lembre-se: estamos falando de questões do coração. Eles se mantiveram unidos em torno de uma mentira. Sabe, aquilo que o inimigo colocou em seu caminho para destruí-lo, Deus pode transformar em bênção num instante.
Em Gênesis 39.2, você se consideraria próspero se alguém tivesse tentado matá-lo, vendido-o e mentido sobre você? Lembre-se de que José era hebreu e os egípcios não se davam com os hebreus. Se alguém visse o que aconteceu com José, não diria que ele era bem-sucedido. Mas a opinião das pessoas não mede o seu sucesso. Deus é quem mede. A Bíblia diz que José estava na casa do seu senhor egípcio e Potifar viu que o Senhor fazia José prosperar em tudo. Perceba que José prosperou num lugar onde deveria ser escravo. Tudo o que ele tocava prosperava. As pessoas podem até vir contra você, mas o que você tocar prosperará. Apesar de tudo, o coração de José estava disposto a servir. Não há chamado maior do que servir uns aos outros.
Não olhe apenas para a situação em que você está, olhe para a mão de Deus sobre você. Se olhar com atenção, verá como Deus tem sido presente.
Seguindo o exemplo de josé
Potifar fez de José o mordomo de sua casa. Eles se beneficiaram do relacionamento de José com Deus. Mas você não pode viver tirando proveito do relacionamento de outra pessoa com Deus. É o seu relacionamento com Ele que permitirá que você desfrute das bênçãos em sua vida.
José nem era o líder, mas o segundo no comando. Contudo, foi-lhe concedido favor. Muitas vezes pensamos: “Ah, ninguém está me vendo” ou “Não sou importante”. Mas saiba que o lugar em que você está não determina o nível em que você está. Às vezes, você não precisa ser o líder para causar um impacto profundo. O segundo é tão importante quanto, pois, se dois ou mais concordarem sobre qualquer assunto que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus.
José foi aprisionado e muitas coisas aconteceram nessa jornada. Ele teve todas as razões para se tornar uma pessoa amarga, mas, mesmo na prisão, ele estava servindo. Deus ofuscava qualquer situação ruim. Então, José teve a oportunidade de usar o dom que Deus lhe deu para interpretar o sonho de Faraó. Deus usará o dom que Ele lhe deu para restaurar o seu lugar. José interpretou o sonho e sua posição foi automaticamente restaurada. Houve um tempo em que as pessoas estavam contra José, mas ele teve a oportunidade de salvar sua família. A Bíblia diz que foi José quem providenciou alimentos para seus familiares. Ele poderia ter deixado seus irmãos morrerem de fome, mas esse não seria o coração do Pai. O coração do Pai é amor.
*Trechos da mensagem do dia 13 de outubro de 2024, na Escola Dominical.