por Humberto Albuquerque (Recife-PE)
*Pastor presidente da Igreja Verbo da Vida Zona Norte
O Espírito Santo nunca irá fazer algo além das escrituras, mas além do seu entendimento sobre elas. Nós não temos plenitude de conhecimento sobre as escrituras. Ele fará além daquilo que você entende para lhe ajudar e trazer escape.
“E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo” (Romanos 15.13).
Você precisa ter expectativa no poder do Espírito Santo, e naquilo que é proposto na Palavra. Aquele que busca e se aproxima de Deus deve acreditar que ele é recompensador. Não podemos mensurar os depósitos que o Senhor coloca dentro de nós de forma natural, mas espiritual.
“…e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder” (Efésios 1.19).
Para que vejamos a eficácia sobrenatural do poder que ressuscitou Jesus, precisamos entender que desfrutamos dela. Uma energia sobrehumana que está disponível para nós. A consciência do Espírito Santo, comunhão com Ele e conhecimento da Palavra provocam essa energia.
Precisamos entender o fluir do Espírito. Não podemos definir o avivamento nos baseando no que fazemos e estabelecemos. Mas naquilo que está disponível. Infinitamente mais, conforme o poder que opera em nós. A energia sobrehumana que opera em nós. Precisamos estar atentos ao poder e as impressões do Espírito. Os testemunhos interiores. Sermos mais assertivos no interpretar. Devemos associar poder à santidade.
“Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, o qual foi por Deus, outrora, prometido por intermédio dos seus profetas nas Sagradas Escrituras, com respeito a seu Filho, o qual, segundo a carne, veio da descendência de Davi e foi designado Filho de Deus com poder, segundo o espírito de santidade pela ressurreição dos mortos, a saber, Jesus Cristo, nosso Senhor” (Romanos 1.1-4).
Entre muitas definições de santidade, a que devemos nos apegar é: “separados do mundo”. Uma das coisas que nos diferencia é que, não vivemos pelos nossos sentimentos. Aquilo que é percebido pelos sentimentos está sujeito à mudança. Incline seus ouvidos para Aquele que fez a fé e unção nascer dentro de você. Guarde no mais íntimo do seu coração sua Palavra. Somos separados do mundo segundo o Espírito de santidade. Deus não depende de circunstâncias favoráveis para favorecer você. As mudanças acontecem quando cremos na energia sobrenatural e nos rios que fluem dentro de nós.
“Ora, foi o próprio Deus quem nos preparou para isto, outorgando-nos o penhor do Espírito. Temos, portanto, sempre bom ânimo, sabendo que, enquanto no corpo, estamos ausentes do Senhor; visto que andamos por fé e não pelo que vemos” (II Coríntios 5.7).
A dependência de Deus, do seu poder e Palavra, só é possível quando diminuímos o nosso ego. A santidade lhe leva para um lugar de dependência. Separado do mundo você irá para Deus. O Espírito de santidade é um espírito de rendição e entrega a Sua presença, reconhecendo uma dependência. Isso qualifica o nosso processo de santidade. Cada vez mais separados do mundo. Jesus evidenciava sua santidade através da dependência. Ele não perdeu nada entregando tudo a Deus.
Fomos criados em verdadeira santidade e justiça para a glória de Deus. Designados como filhos, e com poder segundo o Espírito de santidade. A base da nova aliança não são as falhas humanas, mas o sacrifício de Cristo Jesus. A salvação é uma dádiva de Deus para nós. Estamos em um lugar de privilégio não merecido, mas nem por isso deixamos de estar n’Ele.
A nova aliança nos mostra como fazer o certo. Muitos não estão operando em uma frequência maior de milagres e poder porque existe um sofisma de Satanás para acreditarem que não são dignos de viver no sobrenatural. Todos precisamos melhorar. Mas, quando obedecemos, nosso caráter é mudado. Somos moldados na obediência, mas não na condenação e na intimidação. Não é a nossa performance que estabelece os acontecimentos, mas sim a Palavra. Se o Senhor mandou você ir, não precisa de mais nada.
“Ide,portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28.19).
Você tem a responsabilidade de responder ao ‘ide’ do Senhor. Quando as coisas não parecem estar certas, há a opção de estar em um lugar de frustrações ou de mais comunhão, intensidade e confissões de fé. Deus vai lhe mostrar os planos dele por partes, porque você pode se intimidar. Às vezes você está esperando respostas mas o Senhor não precisa lhe dar satisfação.
Você só tem que obedecer a Palavra. Não espere ser perfeito para fazer alguma coisa para Deus. Você será moldado durante a jornada. O seu caráter é moldado através da obediência. Seja no impor as mãos, orar ou meditar. Não precisa medir a sua performance de caráter para servir ao Senhor.
“Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando” (Tiago 4.17).
Como ações erradas são pecados, não fazer o bem quando deveria também é. Quando tiver a oportunidade de fazer o bem, não deixe de fazer. Existe uma energia sobrenatural dentro de você que pode operar em todo momento. Muito do seu caráter será ajustado quando você estiver se movendo nos dons e tocando em enfermos. Apenas obedeça ao Senhor.
*Trechos da mensagem do dia 03 de setembro de 2022, no Avivamento e Milagres