por Isaías Cunha
*Pastor da Igreja Verbo da Vida no bairro do Distrito
É tempo de expansão e ela virá pelos improváveis. Haverá uma grande multiplicação, portanto, alargue o espaço da sua tenda, porque você transbordará para a direita e esquerda. Tudo o que Deus criou foi para expandir, Ele criou o universo, que cresce até hoje.
De Abraão, veio uma grande descendência, pois tudo o que Deus cria expande. De um pedido ou pensamento, Ele faz infinitamente mais.
Nós somos criados para expandir, a igreja foi criada para expandir, o Rhema foi criado para expandir. Não tema, pois não será envergonhado. Naquilo que nós estamos crendo, não seremos humilhados e nem envergonhados, porque o seu Criador é o seu marido, ou seja, Ele é o seu provedor — o provedor da igreja, do seu chamado e da sua vocação.
Há um cheiro de expansão no ar, vindo numa velocidade muito maior do que foi até hoje. Uma expansão de desejo pela presença, pela vida de oração. Uma expansão do poder e da inspiração do Espírito, da operação dos dons, um desejo por ver esses dons expandindo e ver a Palavra manifesta. À medida que você se expande, Deus se expande em você.
Se esse vírus se espalhou com uma velocidade tão grande, imagina a expansão da igreja sobre toda terra, em cada lugar, cada gueto ou no shopping? Você vai estar lá e o poder vai se manifestar. Haverá uma expansão de alegria, amor. Não tema, expanda-se e avance! Você é abençoado, abençoe esta terra também.
Eu estou tão motivado e quero chegar aos 80 anos ainda motivado por essa Palavra. Sempre se expandindo não importa a idade, porque tudo o que Deus criou foi para se espalhar.
Você crer no que Deus está liberando?
“E sucedeu que, estando ele em casa, à mesa, muitos publicanos e pecadores vieram e tomaram lugares com Jesus e seus discípulos. Ora, vendo isto, os fariseus perguntavam aos discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores? Mas Jesus, ouvindo, disse: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos; pois não vim chamar justos, e sim pecadores ao arrependimento” Mateus 9.10-13
Quando homens julgaram a atitude de Jesus por receber pecadores em casa, Ele deu uma dica poderosa para nós:
“Por aquele tempo, em dia de sábado, passou Jesus pelas searas. Ora, estando os seus discípulos com fome, entraram a colher espigas e a comer. Os fariseus, porém, vendo isso, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer em dia de sábado. Mas Jesus lhes disse: Não lestes o que fez Davi quando ele e seus companheiros tiveram fome? Como entrou na Casa de Deus, e comeram os pães da proposição, os quais não lhes era lícito comer, nem a ele nem aos que com ele estavam, mas exclusivamente aos sacerdotes? Ou não lestes na Lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado e ficam sem culpa? Pois eu vos digo: aqui está quem é maior que o templo. Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos, não teríeis condenado inocentes. Porque o Filho do Homem é senhor do sábado” (Mateus 12. 1-8).
Jesus fala sobre aprendermos a cerca de misericórdia. Eu quero compreender sobre misericórdia, pois ela triunfa sobre o juízo. Isso quer dizer que se eu estiver desprovido de misericórdia, fatalmente, serei juiz. Se soubermos sobre misericórdia, não vamos julgar atitudes de pessoas.
“Porque o juízo é sem misericórdia para com aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo” (Tiago 2.13).
Todos nós estávamos na lista de pecadores, existia uma sentença sobre nós, mas o amor de Deus não olha para o pecado, mas para a humanidade que cometeu o pecado. O amor de Deus originou a misericórdia, ele faz nascer a misericórdia.
“Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna” (Hebreus 4.16).
Misericórdia e graça são gêmeos, é bom compreender a graça. Quem é misericordioso alcança misericórdia. Se não compreendermos a misericórdia não vamos alcançar o pecador. Misericórdia é um estado de tolerância ao estado de erro, mas que não compactua com ele.
A misericórdia está com expectativa de que o erro se torne em acerto.
Não condene as pessoas! Vamos restaurá-las! Isso é a visão da misericórdia. Ela não tem fim, o que limita a atuação da dela é o coração endurecido do homem.
“O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz será quebrantado de repente sem que haja cura”. (Provérbios 29.1)
Se Deus está lhe repreendendo já por muitas vezes, é tempo de ceder ao Espírito. Não resista-O, pois isso pode levá-lo ao endurecimento do coração. É segurança estarmos juntos, porque haverá uma exortação mútua. Quando o coração endurece, o juízo se estabelece. Mas um coração sincero e contrito encontra a graça na trajetória.
A misericórdia é uma cobertura, como um guarda-chuva.
Existem 3 aspectos da misericórdia
- bondade;
- tolerância;
- paciência.
Essas coisas são necessárias para que a misericórdia se manifeste.
“Portanto, és indesculpável, ó homem, quando julgas, quem quer que sejas; porque, no que julgas a outro, a ti mesmo te condenas; pois praticas as próprias coisas que condenas. Bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade contra os que praticam tais coisas. Tu, ó homem, que condenas os que praticam tais coisas e fazes as mesmas, pensas que te livrarás do juízo de Deus? Ou desprezas a riqueza da sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento?” (Romanos 2.1-4).
Como aquele shampoo da marca “Seda”, ceda ao que Deus fala, não endurece o seu coração. Shampoo serve para remover a sujeira do cabelo, que sujeira? Pecado! O shampoo gera limpeza e prepara o fio para receber outro tratamento. A bondade prepara para que haja uma adição de tolerância. Tolerar é suportar alguém, perdoando defeitos e falhas.
O condicionador ajuda no processo para ter cabelos brilhantes e sedosos, representando a tolerância. E por fim, o hidratante capilar, representa a paciência.Vai requerer paciência para a misericórdia funcionar. Quando o kit completo da misericórdia está presente — bondade, tolerância e paciência — haverá sucesso no tratamento.
Deus tem falado há muitos anos para que os intercessores saiam da caverna a fim de agirem em misericórdia, encontram-se com a graça. Eles atuam nos bastidores, intercedendo com gemidos inexprimíveis por pessoas que precisam de orações.Onde estão os profetas, evangelistas, pastores e mestres que decidiram não investir mais no seu chamado? É tempo de se encontrar com a graça. Onde estão os músicos que abandonaram seus instrumentos? Os que se fecharam para seu chamado por causa de decepções com líderes? Muitos estão escondidos e, por isso, há escassez na igreja.
Este é um tempo de misericórdia na sua vida, para que você se encontre com a graça de Deus.
Quando o coração endurece não é a misericórdia que sai, mas a pessoa que endurece o coração, ela sai da cobertura da misericórdia.
*Trechos da ministração do dia 20 de janeiro de 2023, no Acampamento Verbo da Vida.