
Integrante da Coordenação de Crianças do Ministério Verbo da Vida.
Eu estava pesquisando sobre jardins e vi que só as pessoas com muito recursos financeiros podiam ter jardins nas suas casas. Os jardins não eram acessíveis a qualquer pessoa, só àqueles que eram convidados podiam desfrutar daquele ambiente. Todavia, eu acredito que é impossível uma pessoa estar em um lindo jardim e não achar aquele lugar bonito. Ao olhar para a imagem de um lindo jardim, ela te inspira?
“O Senhor te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam” (Isaías 58.11).
Esse texto fala de três áreas da nossa vida: do nosso espírito, quando Ele diz que nos guiará; sobre a nossa alma, pois ela será farta; e fortificará os nossos ossos, falando sobre o nosso corpo. Deus tem um compromisso com o seu espírito, a sua alma e o seu corpo. Deus tem compromisso com o ser completo que Ele criou.
Vale de ossos secos ou um jardim florido?
Eu pergunto a você: qual é a foto da sua alma hoje? Um vale de ossos secos ou um jardim? Se fosse possível fotografar a sua alma hoje, o que nós iríamos enxergar? Como está a tua alma?
“Ora, o Senhor Deus tinha plantado um jardim no Éden, para os lados do leste, e ali colocou o homem que formara” (Gênesis 2.8).
Sobretudo, precisamos cuidar da nossa alma, pois o propósito de Deus é que ela seja como um jardim regado pelo Espírito de Deus, não podemos tolerar que nossa alma seja um vale de ossos secos!
O diabo sempre vai ter algo para nos dizer e nunca vai ser bom. Porém, eu te pergunto hoje: Você tem permitido que seu ouvido se incline para o que o diabo diz? Coisas como ‘’você é fraco, você sempre desiste, as coisas nunca vão dar certo na sua vida.’ O que você precisa tirar da sua vida para parar de ouvir a serpente?
Corte o que precisa ser cortado!
Como alguns de vocês podem saber, meu marido faleceu no ano passado, e a “serpente” começou a trazer sugestões à minha alma sobre como seria o meu futuro; problemas financeiros que eu poderia ter. Eu decidi não me expor mais às notícias da televisão, pois percebi que não estava me fazendo bem. Você precisa identificar onde a serpente está falando com você. Não permita que essa influência permaneça na sua vida. Corte o que precisa ser cortado. Existem coisas que precisam ser podadas, mas existem coisas que precisam ser arrancadas.
Ainda que demande um esforço para arrancar algumas coisas da sua vida, vai valer a pena. Talvez você perceba que a sua alma está sempre aflita, esse é o momento de se posicionar e parar de ouvir a voz da serpente. Não cultive aquilo que está fazendo mal para a sua vida! Ainda mais, precisamos estar atentos às coisas que estão nutrindo a árvore da ingratidão da nossa vida. Muitas vezes é o fato da nossa alma estar mergulhada em dor e sofrimento; um vale de ossos secos!
A Bíblia nos diz em Gênesis que fomos criados à imagem e semelhança de Deus. Se eu fui criada à imagem e semelhança de Deus, como a minha alma pode ser um vale de ossos secos? A minha alma é um lugar de plenitude, de paz e de alegria.
Sementes da Palavra!
Em Provérbios, a Bíblia nos diz para ouvir e aceitar as palavras d’Ele. Precisamos aceitar que somos filhos amados, que a nossa alma é plena. Não basta apenas saber, precisamos aceitar aquilo que Deus fez por nós, se Deus é alegre, eu sou alegre, se Deus pode, eu posso, se ele é capaz, eu sou capaz. Ainda mais, se você nutrir seu jardim, a gratidão vai fluir de forma natural. Do mesmo modo, quando a nossa alma é um jardim regado por Deus e com as sementes da Palavra, é um lugar propício para a gratidão.
Chega um tempo da nossa vida em que precisamos parar de fugir de desafios. Sem desafios não há crescimento. Se você quer avançar e prosperar, você precisa abraçar os desafios. Para cada desafio, plantas novas nascem no seu jardim. Não fuja dos desafios!
Deus está pronto a trazer auxílio para um coração contrito, Ele nos chama para perto d’Ele, para a cura e restauração. Deus não vai ser conivente com nossos erros, isso não é amor. Bem como, Ele vai respeitar as nossas escolhas, mas se escolhermos cuidar do nosso jardim e nos aproximarmos d’Ele, Ele vai promover mudanças na nossa vida.
*Trechos da mensagem do dia 14 de janeiro de 2024, na Escola Dominical.