
Vamos estudar a respeito dos dons. Deus tem provisão para todas as coisas.
Tudo o que Deus fez tem um propósito, mas não funciona de maneira isolada, precisa ser um conjunto trabalhando. Tudo o que o Senhor fez é provisão para a nossa vida; todas as coisas que o Senhor fez podem nos servir e abençoar a nossa vida. A provisão de Deus é equilibrada.
“Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós”(Efésios 4.6).
Onde há pessoas juntas, deve haver administração; caso contrário, não funciona.
Ele sempre tem um plano
Deus sabia que haveria muitas necessidades e Ele sempre tem um plano. O plano de Deus era este: “Quando Jesus subiu aos céus, concedeu dons aos homens”, um presente de Deus para nós. Quando Deus nos libera algo, é sabedoria receber.
“Foi Ele quem deu dons às pessoas. Ele escolheu alguns para serem apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e ainda outros para pastores e mestres da Igreja” (Efésios 4.11).
Deus é tão grande e poderoso que precisou repartir em pelo menos cinco partes aquilo que Ele era, para que pudéssemos desfrutar. No versículo 12, Ele apresenta o propósito pelo qual os dons foram dados: “Para o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para a edificação do corpo de Cristo.” Esse é o propósito. Os dons são santos, eles são preciosos, por isso não podemos tratá-los de maneira comum. Precisamos honrar e respeitar as diferenças entre os dons.
Enxergue como Deus
Também precisamos lembrar que cada dom é administrado por um ser humano, que possui personalidade e uma história. Não vamos mudar por causa do dom. Assim, você pode encontrar um profeta que é muito calmo, mas também pode encontrar outro que é impetuoso. À medida que a pessoa amadurece com o dom, ela aprende a se mover com ele.
Precisamos aprender a enxergar como Deus enxerga. Os cinco dons estão em desenvolvimento. Pode ser que um profeta dê uma palavra para você que não faça muito sentido, mas ele está aprendendo. Pode ser que o pastor não tenha conduzido muito bem aquele culto, mas ele também está aprendendo. Então, em vez de nos colocarmos na posição de juízes dos dons, precisamos aprender a usufruir da unção que está operando através daquele dom.
Para que os dons se manifestem, a igreja precisa estar unida, compreendendo a importância de eles operarem e quem está operando no dom precisa aprender a se mover com ele. Os dons existem para aperfeiçoar o Corpo, para que o que estamos fazendo possa ficar ainda melhor. Se estou sendo aperfeiçoado para fazer o Reino crescer, isso também influencia nossas casas; haverá crescimento em ambos os lugares.
Aperfeiçoados pelos dons
A igreja é um lugar de desenvolvimento, de aperfeiçoamento. Aqui é onde seremos aperfeiçoados pelos dons. Deus quer se revelar para nós de pelo menos cinco maneiras diferentes e devemos desfrutar disso.
Às vezes, ficamos tão acostumados com nossos cultos que nos esquecemos das vidas que estão lá fora. Por isso precisamos do evangelista. Esse dom em operação aviva o nosso coração, nos motivando a ganhar vidas. Todos podemos lembrar da importância disso, mas quando o evangelista fala, é diferente. Parece que os raios da unção entram em nosso coração, motivando-nos a sair e pregar aos perdidos. Da mesma forma acontece com o mestre. Precisamos do mestre nos lembrando dos fundamentos da Palavra, aquelas verdades que um dia ouvimos e aprendemos, mas que precisam ser relembradas ao nosso coração.
Estar exposto aos cinco dons ministeriais nos fará prosperar. Você sabe que prosperidade não está ligada apenas ao dinheiro, mas ao sucesso em todas as áreas da nossa vida? Você vai se ver atuando em tantas coisas só porque recebeu da unção. Mesmo não sendo pastor, verá a si mesmo pastoreando pequenos grupos. Mesmo não sendo profeta, verá a si mesmo profetizando. Quando Deus colocar o pão diante de você, coma e desfrute.
*Trechos da mensagem do dia 06 de outubro de 2024, na Escola Dominical.