
Integrante da Coordenação Doutrinária
A revelação bíblica não começa com um conceito abstrato, mas com um Deus que fala.
“Havendo Deus, antigamente, falado muitas vezes e de muitas maneiras aos pais, pelos profetas” (Hebreus 1.1).
O verbo “falado” aponta para um Deus que se comunica. Ela é a verdade, porque é a Palavra de Deus. Sobre o que Deus diz, Jesus afirma: “A tua palavra é a verdade” (João 17.17).
“As tuas palavras são em tudo a verdade desde o princípio, e cada um dos teus justos juízos dura para sempre” (Salmos 119.160).
“Toda palavra de Deus é pura; Ele é escudo para os que nele confiam” (Provérbios 30.5).
A Palavra que nós temos, a Palavra de Deus que chegou até nós, carrega a vida e o poder de quem a inspirou. A Palavra escrita tem essa finalidade: mostrar Deus e o Seu poder. Deus escreveu a Bíblia por meio de homens inspirados.
A Bíblia é a Palavra de Deus
“Acima de tudo, saibam que nenhuma profecia da Escritura surgiu do entendimento do próprio profeta, nem de iniciativa humana. Homens falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo” (II Pedro 1.20-21).
Havendo Deus, antigamente, falado, percebemos que Ele nunca quis ser visto como misterioso. Ele se comunica; é um Deus que fala e conversa com o Seu povo. Isto é, homens de Deus transmitiram a revelação da Palavra de Deus.
Antes de eu me converter, pensava que Deus era Pai de todos, mas, com o conhecimento da Palavra, descobri que a Escritura diz que aqueles que O recebem, esses são os filhos. Nós conhecemos que Deus é bondoso porque a Palavra diz; Ele é Deus, diz a verdade e não pode mentir.
Além disso, a Bíblia é a Palavra de Deus. É por meio dela que Deus se revela. Eu e você devemos estar familiarizados com o que Deus diz em Sua Palavra e, ao passarmos por dificuldades, lembrar do que Jesus disse: “Eu venci o mundo”.
A Palavra escrita é poder
Não é o quanto eu sei da Bíblia, mas o quanto eu vivo, demonstrando revelação e autoridade em minha vida. Deus é o autor daquilo que foi escrito, e há poder transformador da Sua Palavra em nós.
À medida que o evangelho foi espalhado, a Palavra escrita foi estudada para reconhecer o que de fato era inspiração, o que vinha de Deus ou não. Assim, reconheceu-se a verdade de Deus pelos ensinamentos dos homens de Deus. Esses ensinamentos não poderiam contrariar a Sua Palavra. A Palavra escrita é o poder de Deus.
Ademais, a Bíblia é o livro mais vendido da história, um livro poderoso que muda vidas e transforma histórias de quem o lê e pratica. Ela é a manifestação do sobrenatural de Deus.
Um dado histórico é que os livros apócrifos não foram mencionados no Novo Testamento e, por isso, não foram acrescentados como inspirados.
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para nos ensinar o que é verdadeiro e para nos fazer perceber o que não está em ordem em nossa vida. Ela nos corrige quando erramos e nos ensina a fazer o que é certo” (II Timóteo 3.16).
A Bíblia é “soprada por Deus”
A palavra grega theopneustos geralmente é traduzida por “inspirada”. Em outras palavras, a Bíblia é inspirada por Deus. O termo significa literalmente “soprada por Deus”.
Por fim, diferente do conceito de inspiração que temos hoje, como algo artístico ou criativo, a Bíblia não foi inspirada no mesmo sentido em que um artista ou cantor é inspirado. O Rhema me ajudou muito a conhecer as Escrituras e gostaria de te incentivar a estudar nessa escola, onde você vai crescer em conhecimento e poder.
*Trechos da mensagem do dia 01 de fevereiro de 2026, na Escola Dominical.

