Por Jannayna Albuquerque
*Integrante da equipe ministerial do Verbo Sede
Estamos nesse clima de fechamento de ano. E é importante refletir se conseguimos dar conta. E quando um novo ano se inicia significa que tudo começou de novo, que teremos uma nova oportunidade.
“Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo! Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos” (Lucas 22.31-32).
Eu me identifico com essa oração de Pedro. Quantas vezes fechamos com Jesus e não abrimos para nada! Mas quando a coisa acontece de verdade, descobrimos que nem temos essa estrutura que achávamos que tínhamos. Vamos orar com uma expressão de amor pelas pessoas. Só se ama para fora. Se eu amo você e não faço nada por você, que amor é esse? O amor não é só uma atitude. O amor é uma obra. E não se trata só de beijinho e abraço. Principalmente para você pai e mãe: Amor também é não!
Jesus ainda nos inspira a orar pelos inimigos. Você precisa orar também por quem não lhe ama, por quem não é bom para você. Eu fico pensando quantos parentes e amigos, pessoas que você ama, estão longe de você. Qual a ação mais bem vinda do que orar pelo seu parente que está longe? Pelo seu inimigo? Pela pessoa que votou diferente de você? Quantas pessoas não se desentenderam por política? E eu fico pensando como uma coisa tão pequena pode ter afetado tanto. Em família não se toca!
A minha oração será um abraço caloroso. Qual o amor que queremos manifestar na vida dessas pessoas? Amor é uma ação.
“Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus, inclusive bispos e diáconos que vivem em Filipos, graça e paz a vós outros, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Dou graças ao meu Deus por tudo que recordo de vós, fazendo sempre, com alegria, súplicas por todos vós, em todas as minhas orações, pela vossa cooperação no evangelho, desde o primeiro dia até agora. Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus” (Filipenses 1.1-6).
Não devemos orar só porque precisamos de algo, ou esperando algo em troca. Mas orando porque amamos aquela pessoa.
“Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por vontade de Deus, e o irmão Timóteo, aos santos e fiéis irmãos em Cristo que se encontram em Colossos, graça e paz a vós outros, da parte de Deus, nosso Pai. Damos sempre graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vós, desde que ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus e do amor que tendes para com todos os santos” (Colossenses 1.1-4).
Paulo disse: “Eu sempre dou graças a Deus por vocês”. Isso era uma coisa muito comum nas cartas de Paulo. Ele fazia menção às pessoas que foram “camaradas dele”. Não é só mandar um cartão, mas dar um abraço.
Quantas vezes eu oro pelas pessoas que eu amo? Cobrindo elas de oração?
Hoje nós vamos orar não só por amor, mas vamos orar por pessoas que não gostam tanto da gente. Vamos orar por mais que a nossa carne não goste. O Evangelho não é o lugar para acomodados. A Bíblia tem os seus deveres e seus direitos. E a Bíblia não mudou e continuamos a seguindo.
“E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer; e, agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo. Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo. Eram teus, tu mos confiaste, e eles têm guardado a tua palavra. Agora, eles reconhecem que todas as coisas que me tens dado provêm de ti; porque eu lhes tenho transmitido as palavras que me deste, e eles as receberam, e verdadeiramente conheceram que saí de ti, e creram que tu me enviaste. É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus” (João 17.3-9).
Você agora não é d’Ele? Você não pertence a Ele? Então, tem que fazer a vontade d’Ele.
“Ora, todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e, neles, eu sou glorificado. Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós. Quando eu estava com eles, guardava-os no teu nome, que me deste, e protegi-os, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura. Mas, agora, vou para junto de ti e isto falo no mundo para que eles tenham o meu gozo completo em si mesmos. Eu lhes tenho dado a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também eu não sou. Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal” (João 17.10-15).
Quando você achar que ninguém está te cobrindo de oração, abra em João 3.17. Antes de tudo, alguém já foi por você.
Se eu recebi algo tão grande de graça, eu devo dar da mesma forma que eu recebi: De graça.
*Trechos da mensagem de 20 de dezembro de 2022, no Culto de Oração.