
Coordenador do Centro de Oração MVV
O tema desta mensagem será “orando com sabedoria!”.
A oração começa em Deus, e existe essa atmosfera diante do trono. A presença e tudo flui daquele lugar. E as nossas orações estão apenas respondendo a Deus. Graças a Deus pelo tempo de orar, de passar tempo com o poderoso.
Às vezes, pensando no dever de orar e eu fico pensando: Deve ser muito tedioso passar pelo Criador do universo e não fazer nada. Ele é quem dá alegria e energia para nós. A presença d’Ele energiza a gente. Que privilégio para o corpo de Cristo!
“Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos” (Tiago 15-8).
Tem alguém aqui precisando de sabedoria? Essa é a realidade da Bíblia, pois a oração vai produzir resultados. Semana passada, o Pr. João Roberto estava falando, insistindo sobre oração e falando sobre orar com fé.
Primeiramente: A quem estamos orando? Nesta tradução não vamos ter o sabor do grego, mas vamos ver no original. Se algum, não importa quem de vocês, peçam e Ele está dando. Primeiramente vamos lembrar as nossas orações a quem? A Deus, nosso Pai generoso, extravagante, que tem tudo. E não somente tem tudo, mas essa possibilidade, esse desejo de nos dar. É tão bom ser crente, ter livre acesso ao Pai. Que privilégio!
A gente tá orando, mas parece que estamos orando para nós mesmos, lançando palavras ao ar, mas primeiramente vamos lembrar a quem estamos orando. Não existe Deus igual.
Eu passei pelos templos no Japão, e tem que bater nos sinos para chamar a atenção dos Deuses. Mas o nosso Deus está assim, de braços abertos. Aquele que já está dando, Deus, o criador. Ele vai dar primeiramente a todos.
E a segunda coisa: Ele vai dar um pouquinho? Não, Ele vai dar generosamente, e essa palavra no grego significa simplicidade, sem nenhum tipo de condição. Estamos orando a quem? Aquele que já está dando a todos e generosamente, com abundância. Que Deus bom!
Peça com fé, confiança aquele que está dando. Ele tem o coração generoso. Podemos confiar nele, fé simples, fé pura. Lembrando que Ele já nos deu Jesus, e confiou Ele a nós. A fé começa onde a vontade de Deus é conhecida. A gente conhece essa vontade como? Na palavra de Deus, conhecendo a vontade d’Ele, a disponibilidade d’Ele.
Daqui a pouco a gente vai orar, mas sem dúvidas, apenas respondendo a palavra d’Ele. E que privilégio, ter uma parceria com o trono de Deus. E coisas vão mudar, ser transformadas, porque estamos nessa fé. E com que vamos orar? Com fé, com confiança n’Ele e na palavra d’Ele. E orando com fé significa o quê? Estamos orando pela palavra d’Ele e recebendo d’Ele, sem cessar, sem duvidar.
A gente já leu o aviso de Tiago, sem cessar. Não devemos esperar alguma coisa do Senhor orando com mente dividida ou vacilando. Vamos ficar de pé e bem vindos para orar neste lugar, vamos?
Hoje eu vou usar o meu “britanês” aqui: Tú e uma onda visse! Não vamos ficar assim, como as ondas, pois elas vão e vem, mas vamos desenvolver um povo com firmeza em Deus.
Trechos da ministração do dia 31 de julho de 2023, no Culto de Oração.