
Integrante da coordenação doutrinária do Ministério Verbo da Vida
Um dos fundamentos que precisam estar estabelecidos em nossa vida é o entendimento sobre a vinda do Senhor; saber e reconhecer que a vinda do Senhor está próxima.
“Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará; todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma” (Hebreus 10.35-39).
O escritor aos Hebreus declara que a volta do Senhor está próxima, que dentro de poucos dias Ele retornará. Portanto, devemos perseverar na nossa confiança, não nos desviando nem nos perdendo na perdição.
Veio como um cordeiro, voltara como um leão
Ele veio em Sua primeira vinda como um cordeiro para morrer pelos nossos pecados e virá em Sua segunda vinda como um leão para estabelecer Seu reino de paz e justiça sobre a terra.
O texto é bastante claro ao afirmar que será em pouco tempo; Aquele que veio e virá não tardará. Estas palavras, inspiradas pelo Espírito Santo, indicam que o autor já considerava a vinda do Senhor próxima, algo que poderia acontecer em seus próprios dias. Esta expectativa da vinda do Senhor é também ressaltada em outros textos bíblicos.
“Tendes vivido regaladamente sobre a terra; tendes vivido nos prazeres; tendes engordado o vosso coração, em dia de matança; tendes condenado e matado o justo, sem que ele vos faça resistência. Sede, pois, irmãos, pacientes, até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra, até receber as primeiras e as últimas chuvas. Sede vós também pacientes e fortalecei o vosso coração, pois a vinda do Senhor está próxima. Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para não serdes julgados. Eis que o juiz está às portas” (Tiago 5.5-9).
Aqui, ele nos exorta a sermos pacientes, pois a vinda do Senhor está próxima. O apóstolo Paulo também afirma em Filipenses 4.5: “O Senhor está perto”, e em I Coríntios 16.22 diz: “Maranata – o nosso Senhor vem”.
A vinda do Senhor era tratada como um evento iminente durante a vida dos autores bíblicos, imagine para nós, quem dirá dois mil anos depois. Se a vinda do Senhor é próxima, ela pode acontecer a qualquer momento.
Esteja vigilante
Será que estou pronto para me encontrar com o meu Senhor?
Nosso relacionamento com Cristo é retratado nas Escrituras como o de uma noiva sendo preparada para se apresentar ao seu noivo, que é Cristo. É um relacionamento de aliança entre Cristo e a igreja. No entanto, será que Cristo está tendo que competir por nossa atenção? Será que há algo em nossa vida passada que atrapalha nosso relacionamento com Ele?
Às vezes, muitos crentes agem como se dissessem: “Estão sendo duros demais comigo.” Não, queridos, a volta do Senhor está próxima, e de nós é exigida santidade, vigilância, fidelidade, pureza e compromisso total com Ele.
“Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai. Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem. Então, dois estarão no campo, um será tomado, e deixado o outro; duas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada, e deixada a outra. Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor. Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá” (Mateus 24.36-44).
A vinda do Senhor
Sempre que a Bíblia fala sobre a vinda do Senhor, há um chamado à vigilância, a estarmos prontos para Sua volta. Há uma dinâmica que precisamos entender: devemos planejar nossas vidas como se fossemos viver muito tempo, mas ao mesmo tempo, estarmos prontos para encontrá-Lo hoje, se necessário.
Dois anos atrás, fui buscar meu visto com minha esposa. O momento mais feliz foi quando o cônsul disse que estava aprovado e que receberíamos os passaportes em casa. Todos os dias, eu estava vigilante, esperando os passaportes chegarem. Nesse tempo, o Senhor me perguntou: “Será que você mantém a mesma vigilância que tinha quando esperava os passaportes?” Eu estava tão atento e ansioso para recebê-los que ficava atento a qualquer movimento na portaria do prédio onde morávamos. Será que estamos assim, alertas para a volta de Cristo?
Devemos estar preparados em espírito, alma e corpo, conservados e íntegros para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Muitas coisas podem nos distrair e impedir nosso encontro com Ele. Precisamos identificar aquilo que tem nos impedido de estar em vigilância.
Seja urgente na pregação do Evangelho
O Senhor deseja nosso amor e coração completamente. A amizade com o mundo é inimizade com Deus, e não podemos nos encontrar nesse lugar se a volta do Senhor é iminente e próxima.
Devemos tratar a pregação do evangelho como prioridade. Deus nos deu uma comissão para pregar a palavra. Muitos dizem “Senhor, Senhor”, mas não obedecem. Precisamos encarar a pregação das boas novas como um privilégio. Em Atos 10, vemos a história de Cornélio, a quem um anjo apareceu, dizendo que suas orações chegaram a Deus. Ele instruiu Pedro e outros a irem até ele, e toda a família de Cornélio foi transformada.
Se um anjo teve esse trabalho todo, por que não pregou a palavra a Cornélio? Encontramos essa resposta na própria Palavra: a responsabilidade de pregar o evangelho, o ministério da reconciliação, é dos filhos de Deus.
O Senhor é longânimo
“tendo em conta, antes de tudo, que, nos últimos dias, virão escarnecedores com os seus escárnios, andando segundo as próprias paixões e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque, desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. Porque, deliberadamente, esquecem que, de longo tempo, houve céus bem como terra, a qual surgiu da água e através da água pela palavra de Deus, pela qual veio a perecer o mundo daquele tempo, afogado em água. Ora, os céus que agora existem e a terra, pela mesma palavra, têm sido entesourados para fogo, estando reservados para o Dia do Juízo e destruição dos homens ímpios” (II Pedro 3.3-7).
Deus é longânimo, paciente, não querendo que ninguém pereça, mas que todos se arrependam. A responsabilidade de levar essa mensagem está conosco. Ele já nos deu tudo o que precisamos para essa tarefa.
Não deixe de congregar
Os eventos são maravilhosos, e temos experimentado muitas coisas nesses dias, mas não podemos viver apenas de eventos. Não devemos deixar de congregar, pois é nesse ambiente que nos admoestamos uns aos outros, fortalecendo nossa comunhão com a aproximação dos últimos dias e da vinda do Senhor.
Existe a possibilidade de nos entregarmos deliberadamente ao pecado, mesmo depois de conhecer ao Senhor e ter entregado nossas vidas a Ele. Congregando, estamos protegendo nossa vida contra essa entrega deliberada ao pecado.
Podemos pensar que não acontecerá nada conosco se deixarmos de congregar, mas é destrutivo abandonar a igreja local. Queremos seu bem, queremos que você cresça e se desenvolva em um ambiente de pessoas que desejam o seu bem. Lá fora, no mundo, não há nada que nos acrescente.
Devemos viver com os pés na terra e a mente na eternidade. Os pés na terra para pregar as boas novas e a mente na eternidade para permanecermos firmes, com os olhos voltados para uma vida eterna com Cristo.
*Trechos da mensagem do dia 05 de abril de 2024, na Conferência de Adolescentes.

