Antes de subir ao púlpito, minha filha perguntou: “Pai, o senhor não fica nervoso? Nem um pouquinho?”. Parei para pensar nisso. De fato, há um temor e um senso de responsabilidade envolvidos na pregação do Evangelho. No entanto, preciso lembrar que não cheguei até aqui por acaso. Deus vem me preparando ao longo de uma caminhada de mais de dez anos. O Senhor molda cada um de nós seguindo uma estratégia.
A estratégia define o melhor caminho para você chegar onde deseja. Quem não a tem, vai gastar muito esforço, muito tempo e talvez enfrentar grandes perdas ao longo de sua jornada.
O que é estratégia?
O termo “estratégia” tem sido muito trabalhado por coaches que cobram caro para ensinar sobre isso. Porém, essa é uma palavra que vem do contexto militar. Nós, do Exército, nunca saímos para uma ofensiva sem saber o que queremos e o que enfrentamos. Um conhecimento comumente difundido em nosso meio é: “Conhece-te a ti mesmo e aos teus inimigos. Assim, não correrás perigo nem um dia sequer”. É preciso ter estratégia em todas as áreas. Num casamento, é necessário se planejar financeiramente. Numa viagem, é necessário calcular sua rota. Muitas vezes, a fonte de nossos problemas não é o diabo. A fonte é a nossa falta de visão de onde queremos chegar e de foco naquilo que precisamos fazer para obter tal resultado. Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.
“Sobre a minha guarda estarei, e sobre a fortaleza me apresentarei e vigiarei, para ver o que falará a mim, e o que eu responderei quando eu for arguido. Então o Senhor me respondeu, e disse: Escreve a visão e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo. Porque a visão é ainda para o tempo determinado, mas se apressa para o fim, e não enganará; se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará” (Habacuque 2.1-3).
Visão ≠ Meta
Quando o povo de Israel clama, a recomendação do Senhor é que a visão seja escrita e colocada diante dos olhos de cada um. A estratégia surge de uma visão. Não se planeja sem um alvo ardente dentro de nós. Estou pregando a Palavra como resultado de uma profecia recebida em 2008, quando fui ordenado pastor. Na ocasião da imposição de mãos, meu pai espiritual disse: “Um dia, você vai pregar na Igreja Verbo da Vida Sede”. Naquela época, eu não tinha essa visão. Importante aqui destacar a diferença entre meta e visão. Meta é um objetivo de curto prazo. Visão é o destino final, aquilo que está mais distante. Porém, não é porque está distante que você não pode carregar consigo agora mesmo. Eu carreguei aquela profecia por anos, até que se cumprisse.
Certamente há pessoas que carregam sonhos dentro de si. São sonhos que parecem distantes e até mesmo impossíveis. Ainda bem, porque nada do que acontecerá será obra de suas mãos. Tudo vem de Deus. Seu menor problema é o dinheiro. Na época da pandemia de COVID, por exemplo, pessoas sem capital nenhum sabiam que queriam servir à sociedade e foram movidas por isso. Sentaram, pensaram, estudaram, revisaram suas anotações até que uma inspiração chegou. Receberam bolsas e investimentos. E se o dinheiro que você precisa estiver no bolso de outra pessoa? Quando Deus nos dá uma visão, nos guia até o resultado.
Ajuste o seu olhar
Eu tenho 36 anos como general do Exército, servindo à Pátria. Até hoje, quando me encontro com outros membros do Exército, a pergunta é: “Onde você está servindo?”. Você não trabalha, você serve. Saber disso faz toda a diferença. Ao longo da minha caminhada, fui soldado, cabo e assim fui progredindo até chegar a general. Foi um resultado que demorou, mas eu o tinha em vista desde o começo. Por 36 anos, tenho transformado meninos em homens. Eles chegam como garotos, meio inseguros, e nós precisamos ensiná-los a se enxergarem como soldados. Quando você passar por esse processo, suas ações vão mudar.
“Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. Antes, subjugo o meu corpo e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado” (I Coríntios 9.26).
Quando um arqueiro aponta o seu arco, não está pensando em lançar uma flecha em um canto qualquer. Ele tem algo em vista. E quanto mais longe está o que ele quer, mais alto tem que mirar. Mais necessário é estar atento ao processo. Visão é assim mesmo.
Bem-sucedidos no Reino
Nosso Deus é grande e costuma pensar grande. Certamente, quem vinha a esta igreja há muito tempo, não a imaginava tão bonita. Mas o projeto sempre foi esse. Hoje, desfrutamos disso. A visão que queima dentro de você é grande? Comece ajustando o seu olhar para o mais alto que puder.
É necessário que o Brasil veja homens honestos, sinceros e bem-sucedidos, difundindo os valores corretos e apontando uma direção para tanta gente perdida. Sei que Deus nos quer ver nesses lugares. Mas preciso dizer que é um caminho que exige esforço. Crescimento é algo intencional. É preciso ter vontade e pagar o preço para chegar onde você deseja, inclusive na vida espiritual.
Qual é o seu posto de combate?
Do ponto de vista militar, é preciso considerar alguns pontos: qual é a sua missão? Qual é o seu posto de combate? Todo mundo tem uma missão. Você precisa descobrir a sua e carregá-la consigo o tempo todo. Existem formas de atingir os seus objetivos. Para nós, militares, são: ataque frontal (quando você bate de frente contra algo com todo o seu esforço e intensidade), o desbordamento (quando usamos da sabedoria para calcular o caminho até chegar onde desejamos) e aproveitamento do êxito (após o ataque, o inimigo fica desorganizado e avançamos).
Além disso, Jesus fez um grande ataque ao diabo na cruz. É um ataque definitivo, contra o qual o inimigo nada mais pode fazer. O caminho está livre. Agora, a Igreja precisa avançar. Busque ao Senhor para definir a sua estratégia e saiba que Deus estará com você. O nosso Senhor já partiu na nossa frente. Já se encontra na linha final nos aguardando. Não pare. Siga o seu destino. Você deve estar sempre avançando. Um exército nunca deve ficar em posição estática, na defensiva. Ainda que tenhamos breves momentos assim, a nossa habitual conduta deve ser seguir altivamente.
O seu inimigo já está em desvantagem. Coloque isso em sua cabeça. O diabo deve lhe observar chegando e tremer. Para isso, você deve se levantar ciente de quem é. Existe um plano maior e não é sobre você. Isso é bom porque significa que nada recai exclusivamente sobre os seus ombros. Em suma, você não está sozinho. Existem anjos em sua retaguarda. Existem irmãos orando por você. Avance! Você foi criado para correr um caminho traçado e chegar até o final.
*Trechos da mensagem do dia 19 de maio de 2024, no Culto de Celebração.