
Coordenadora do Departamento Infantil da Igreja Sede
Você sabia que não é independente? Certa vez, eu estava em uma reunião e um colega comentou: “Quando eu ainda não era dono do meu nariz”. Imediatamente respondi: “Olha, eu não sou dona do meu nariz até hoje!”. Parece brincadeira, mas, às vezes, falamos como se estivéssemos sozinhos, mas não estamos.
O Espírito Santo está conosco o tempo todo. Você nunca está sozinho. Ele veio para nos ajudar, para nos direcionar, para diminuir a nossa margem de erro. E há uma boa notícia: quanto mais respondemos a Ele, mais recebemos d’Ele.
Essa é uma decisão nossa. O que Deus poderia fazer já foi feito. O que Jesus tinha a fazer já foi feito. Responder ao Espírito Santo é a parte que nos cabe.
O Espírito não pode ser nossa última opção
Hoje, tudo parece mais corrido. Quando eu era criança, lembro que pulava corda no quintal enquanto esperava o desenho animado começar na televisão. Agora, até para as crianças, tudo é mais acelerado. Mas não podemos esquecer de obedecer ao Espírito. Não podemos estar ocupados demais para Ele. O Espírito é o nosso melhor amigo. Ele não pode ser a nossa última opção, deve ser a nossa prioridade.
Além disso, temos uma responsabilidade dentro da Aliança com Deus. Precisamos nos posicionar com ouvidos sensíveis ao Espírito. Ninguém gosta de falar sozinho e Ele também não. Precisamos sair da posição de inércia e seguir as instruções que o Senhor nos dá.
Três pilares para andar em sintonia com o Espírito
Para caminhar dessa forma, três pilares precisam ser observados: a obediência imediata, o cuidado para não analisar mentalmente o que recebemos e o hábito de nos movermos pela fé.
1) Obediência imediata
Obedecer a Deus não é uma compra parcelada em doze vezes, é um pix à vista, agora. Adultos fazem o que precisa ser feito, e ponto final. Dessa forma, o que nos cabe não pode ser terceirizado para líderes, pais ou filhos. Nem sempre a instrução é grandiosa, acompanhada de sinais externos, mas, enquanto ouvimos a Palavra, Ele está trazendo direções para nós. Esse é o testemunho interior, e precisamos considerá-lo no mesmo momento em que o recebemos.
2) Não analise mentalmente
Quando demoramos a obedecer, começamos a analisar o que recebemos. Lembro de uma vez em que eu estava em um culto e o Espírito Santo me instruiu a tirar as minhas sandálias e entregá-las a uma irmã. Relutei em obedecer e logo comecei a me perguntar: “Mas eu vou para casa como? Qual é a finalidade disso?”. Percebi que a minha mente havia sido tomada por uma série de questionamentos. Voltei a mim e resolvi obedecer. Entreguei as minhas sandálias.
Para minha surpresa, ela me procurou momentos depois, muito tocada. Testemunhou que, antes de chegar à igreja, tinha ouvido críticas às sandálias que calçava, e aquilo teve um peso enorme para ela, uma mulher jovem e recém-convertida. Ela estava triste, abatida e se sentindo sozinha. A partir do momento em que ganhou sandálias novas, sem que ninguém soubesse do que a afligia, teve uma experiência genuína com Deus. Eu voltei para casa descalça, mas ela se sentiu cuidada pelo Pai.
3) Mova-se pela fé
Você conhece a frase “você coloca o pé e Deus coloca o chão”? É exatamente assim. Lembro que a Palavra traz o exemplo de Filipe, que era diácono. É interessante notar que a igreja narrada em Atos era enorme, provavelmente com milhares de pessoas. Ainda assim, ela tinha a missão de escolher sete pessoas de boa reputação e cheias do Espírito, e Filipe era uma delas. Isso me diz que, naquele lugar, sem redes sociais e sem propagandas, em uma igreja tão cheia, perceberam que aquele homem era incomum, um homem cheio do Espírito Santo. Assim, quem anda em intimidade com Deus exala isso a ponto de os outros perceberem.
Mais adiante, a Bíblia narra que Filipe pregava em sua localidade e os sinais o acompanhavam. Milagres aconteciam. Desse modo, já não era mais só a igreja, a intimidade dele com Deus transbordou e alcançou toda a vizinhança.
O exemplo de Filipe
“O anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta. Levantou-se, e foi; e eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros, e tinha ido a Jerusalém para adoração, regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías. E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro. Então, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês? E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? Rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse” (Atos 8.26-31 | ACF).
Perceba que Filipe deu respostas a Deus em sua igreja local e em sua pregação na localidade onde vivia. Logo depois, recebeu, por meio de um anjo, a instrução de tomar o caminho que ia para o sul. Durante o percurso, passava um mordomo em uma carruagem, lendo as Escrituras. Filipe ouviu a instrução do Espírito: “Ajunta-te a esta carruagem!”. Prontamente, ele correu, e essa obediência imediata o levou a um encontro com o homem etíope, que lia o profeta Isaías e tinha sede de Deus. Por meio da vida de Filipe, o mordomo finalmente compreendeu quem era Jesus.
Você é aquilo que Deus diz que você é
Ademais, sua vida é resultado da sua obediência. Você não é um diagnóstico, você não é aquilo que rotulam em você. Sendo assim, preste muita atenção: se o diabo mexer com a sua identidade, ele vai te parar. Portanto, não dê ouvidos à voz errada.
Você é aquilo que Deus diz que você é, você é uma bênção. Às vezes, existem áreas em nossas vidas que parecem estar com o parafuso frouxo, ou uma área que está pesada além da conta, mas a direção do Espírito promove ajuste. Às vezes, estamos colocando uma lupa em nossos problemas. Coloque a lupa sobre o seu coração e identifique as direções que você precisa seguir. Quem muito responde, muito recebe.
É tempo de viver em um nível maior
Não sei se você conhece o fim da história de Filipe. Depois de correr para alcançar aquele homem, ele foi trasladado para pregar em outras cidades. O diácono viveu uma trajetória de ascensão, e, quando falo em ascensão, não me refiro a cargos ou títulos, mas a níveis mais profundos de obediência a Deus. A posição firme daquele homem o levou a viver coisas extraordinárias no Senhor.
É tempo de você também viver em um nível maior, mas, para isso, é preciso que você responda ao Espírito. Nós não somos covardes, somos da fé. Portanto, não sejamos resistentes aos ajustes do Senhor.
*Trechos da mensagem do dia 25 de agosto de 2026, no Culto do Espírito.

