Você entende o porquê do seu chamado; das suas escolhas e decisões? Não adianta você viver em qualquer caminho. Nem todos te levarão aonde Deus quer que você esteja. Sirva à causa certa!
Isaías teve um encontro com Deus e falou: “Quem sou eu para estar diante da presença de Deus?”. Ele viu a presença de Deus e quando a gente se encontra com a glória, pensamos: quem sou eu? Mas Deus enviou Jesus, que é a remoção da nossa culpa.
“Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim” (Isaías 6.8).
A sua culpa foi removida e seus pecados foram perdoados! Muitos de nós paramos no primeiro estágio, que é conhecer a glória de Deus e saber que temos os pecados removidos. Mas você sabe por que Ele o libertou, perdoou e removeu sua culpa? Após Isaías estar diante da presença de Deus, Ele escutou algo: “Quem irá por nós?”.
Você foi perdoado, curado e nasceu de novo para viver para Deus. Se ficarmos achando que o Evangelho é só porque Deus nos ama e quer nos dar um estilo de vida “beleza”, isso é só a metade. Deus o libertou para libertar outros. Deus o chamou para chamar outros!
Estamos aqui por causa de uma missão. Fomos libertos para libertar, salvo para salvar, curado para curar, restaurados para restaurar.
Linha do tempo
Quero contar um pouco da minha história para vocês. Nasci em 1988, cresci na igreja, aceitei Jesus com 3 ou 4 anos no Departamento Infantil. Com 7 anos, entrei no Kings Kids, o grupo de evangelismo da igreja; com 11 anos, fiz parte do grupo de música, diaconia, som e multimídia. Com 12 anos, eu estava servindo nos adolescentes. Em um evento como o JPN, tive a convicção do meu chamado, vivendo para o Senhor 365 dias do ano, sendo sempre guiado por Ele.
Com 14 anos, a igreja em que nós estávamos servindo passou por uma divisão, e metade dos membros saíram, até mesmo meus pais. Mas mesmo apenas com 14 anos eu disse ao meu pai que não queria sair, porque Deus não tinha me falado para sair daquela igreja.
Você não é jovem demais para se mover no Espírito ou receber uma direção de Deus para a sua vida.
Se eu tivesse saído daquela igreja, nada mais teria dado certo em minha vida. Depois daquilo, a igreja passou por uma transformação e se tornou Verbo da Vida.
Tenha convicção do seu chamado
Aos 17 anos, eu saí de casa para o primeiro seminário que cursei em outra cidade. Eu acordava às seis da manhã, andava com a roupa social para ir ao seminário, para a escola de oração e de cura. Um dia fui até assaltado porque estava de social, então, achavam que eu tinha muito dinheiro. Eu estava com 18 reais e pedi pra ficar com 2 reais para pelo menos pegar o “busão”.
Tenha convicção do seu chamado. Jovem precisa estar na igreja, porque nesses ambientes Deus vai depositar tanta coisa em você, que você não vai receber em nenhum outro lugar. Tudo acontece na igreja!
Por volta de 2010, ganhei uma competição na escola de inglês, quando eu tinha 22 anos e cursava o inglês básico 2. Eu gravei um vídeo e ganhei uma viagem que me levou à Inglaterra, na Europa. “Inglês: a chave mestra que abre todas as portas”, era o título do vídeo.
Foi assim que começou a nossa vida, de maneira simples e servindo na igreja. Nessa época, eu e Ana estávamos nos planejando para casar.
Tenha fidelidade e cuide do seu coração
Servir ao Senhor é simples, basta perseverar no que Deus diz a você, manter seu coração puro e fiel. Você só precisa de fidelidade e de cuidar do seu coração. Mas há momentos em que você não pode seguir em uma só direção na vida, pois haverá uma bifurcação. Haverá dois caminhos, vida e de morte. Se a gente não souber tomar a decisão correta podemos correr o risco de escolher o que vai ser morte para o seu chamado e plano de Deus para a sua vida.
Consulte ao Senhor e a sua liderança para tomar escolhas importantes. Tudo em nossa vida são escolhas. Eu estou aqui por causa das escolhas que fiz. Você está aí por causa das escolhas que você fez.
Peça sabedoria para Deus quando tiver que tomar uma decisão e escolher a coisa certa. Não quero trazer um peso, mas preciso mostrar a você a realidade e responsabilidade que você tem com a sua vida. Deus, suas lideranças e boas associações vão lhe ajudar e vai dar tudo certo em suas escolhas.
Em 2010, com 22 anos, eu cursei o Rhema. Em seguida, eu entrei na diretoria, fui indicado professor e terminei como vice-diretor. Aos 23 eu me casei. Com quem você vai se casar e a igreja a qual você vai frequentar são duas das mais importantes decisões da sua vida.
A escolha certa
“Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem-sucedido” (Salmos 1.1-3).
Para tomar decisões de qualidade, não siga os caminhos dos perversos. Se alguém não é melhor que você como cristão, ou não tema fé que você tem, não escute-o, pois isso vai o influenciar. Mesmo que tenha que viver em uma bolha, viva, mas seja um crente de qualidade.
Na adolescência e juventude, amizade é tudo! Ninguém começa a beber sozinho, fumar sozinho ou ver pornografia sozinho. Alguém vai lhe oferecer e, para fazer parte da turma, você vai receber. Fique na igreja e fique com os irmãos da igreja. Se isso está acontecendo dentro da igreja, fale para a sua liderança ou para seus pais.
Seja fiel à visão que Deus lhe deu. Não abra mão. Passei por muitas coisas na minha adolescência, mas permaneci indo para a igreja. O domingo é do Senhor! Faz o que você quiser no sábado, mas domingo é dia de ir para a igreja. Uma vez fui orar a Deus para faltar na igreja em um culto porque eu estava com problemas com algumas pessoas e Ele disse: “O que eu tenho a ver com isso?”. Ou seja: O que eu fiz para você? Foi quando eu comecei a separar problemas da minha vida com Deus. Se você se desvia é porque não tem revelação plena do quanto Ele é real, o protegeu, amou, aceitou, perdoou e tirou do lamaçal do pecado, é impossível você se desviar. Se vier o sentimento de não querer ir para a igreja por causa de algo, saiba que você vai para igreja por causa de Deus e porque é você quem precisa estar na igreja, congregar e servir. Jovem é a força da igreja.
Você precisa servir e se dar por uma causa sobrenatural
Você é jovem e diz que não tem tempo? Você tem filho pra cuidar? Faz feira? Case-se que você vai ver! Seu pai e mãe, provavelmente ainda estão bancando você. Quando eu era jovem, eu limpava cadeira, testava som e fazia outras coisas. Eu nem tinha problemas de sono, mas tem jovens hoje em dia que estão sem dormir ou com problemas de pânico. Mas invista em servir e não seja o centro da sua própria vida!
Quando eu estava para casar, tive que gastar 8 mil reais consertando o meu carro. Mas alguém se levantou e nos deu 30 mil para o casamento. Naquele dia, eu já estava feliz antes, pois Deus tinha falado que iria suprir. Prosperidade é não ser parado pela falta! É ter o que você precisa na hora que precisa.
Não sei quem é seu ídolo, mas tem que ser Jesus. Não sei quem você segue, mas deve seguir seu líder, pastor, a família do seu pastor e seguir pessoas que têm o que você não tem.
*Trechos da mensagem de 20 de julho de 2023, no Jovem Para as Nações.