
Ministro americano
“Mas quanto ao meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o levarei à terra que entrou, e a sua descendência a possuirá” (Números 14:24).
Perceba que a Bíblia diz que Calebe tinha outro espírito. Isso significa que ele era diferente do comum. Eu declaro que você está acima da média, acima do normal! Acredito que Calebe foi aprovado por Deus. Mas o que fez Calebe ser diferente? Foi o seu homem interior, o seu espírito. Creio que II Coríntios 4.13 fala exatamente sobre o que havia no espírito de Calebe.
“Disse o Senhor a Moisés que enviasse homens para espiarem a terra de Canaã, a qual Ele daria aos filhos de Israel. De cada tribo dos pais deveria ser enviado um homem, cada um sendo líder entre o seu povo. Moisés então os enviou do deserto de Parã, conforme a ordem do Senhor; todos eram líderes entre os filhos de Israel” (Números 13.1-3).
Meu primeiro ponto é o seguinte: o espírito da fé tem a confissão de ver e dizer! O espírito da fé crê naquilo que Deus vê e naquilo que Deus fala. Para conseguirmos dizer, primeiro precisamos ver. Para que possamos ver as coisas se manifestando em nossa vida, é necessário declará-las com a nossa boca. No desenrolar da história de Calebe, ele diz: “Eu lhe relatei como sentia em meu coração.” Ele compartilhou com Moisés aquilo que havia dentro de si. Ele tinha uma percepção interior. Em seu coração estava a promessa.
Mova-se pela fé
Calebe não teve medo de ser diferente. Irmão, você não precisa ter medo dos homens. Calebe não se moveu por favores nem pelas circunstâncias naturais ao seu redor. Ele se moveu pela fé. Calebe enxergou a promessa pela fé; os outros viram apenas gigantes. Agora, preste atenção: o povo de Israel se via como pequeno e insignificante, porque olhava apenas para os gigantes. Essa era a visão deles. Calebe, porém, viu a Terra Prometida. Ele enxergou no espiritual.
A visão é uma imagem mental clara daquilo que pode ser. É a revelação daquilo que deve ser. O segredo é que Deus nos projetou de tal forma que nos deu a capacidade de enxergar isso. Em Números 14:9, foi dito ao povo: “Não sejais rebeldes.” Perceba: incredulidade é rebelião contra Deus. É resistência ao que Ele falou.
O espírito da fé é abordado a partir de uma perspectiva divina. Estamos assentados com Cristo, já temos tudo n’Ele. Vejo ainda uma característica marcante em Calebe: ele tinha fé para seguir e obedecer. Para seguir, é preciso fé. Calebe seguiu ao Senhor com inteireza e santidade. Ele perseverou em obedecer a Deus. E Deus o preservou em paz. O espírito da fé nos faz seguir ao Senhor de forma absoluta.
O espírito da fé
E se aquilo que você está crendo não acontecer tão rápido quanto imagina? Para alcançar o cumprimento, é necessário fé. Fortaleça-se enquanto espera. O tempo de espera de Calebe foi um tempo de treinamento. Ele teve fé para esperar. Também teve fé para possuir. Quarenta e cinco anos se passaram, e ele ainda mantinha a mesma fé. As coisas que vemos pela fé precisam ser possuídas por nós. Há promessas que nunca chegarão até você se não tiver fé.
A vida no espírito da fé é uma escalada, uma subida. Calebe tinha o espírito da fé para tomar os lugares mais altos e vencer qualquer gigante. Ele também teve fé para semear a sua herança, fé para compartilhar. Haverá uma geração depois de nós, e precisamos compartilhar com ela.
Calebe foi abençoado para abençoar. Ele foi um semeador para a próxima geração. O espírito da fé nos faz viver como Deus vive. Calebe foi um homem com um espírito diferente. Teve fé para possuir a sua herança, fé para obedecer, e fé para compartilhar com a próxima geração.
*Trechos da mensagem do dia 01 de junho de 2025, no Culto de Celebração.

