por Tony Cooke

Quando eu falo sobre sacerdócio, as pessoas pensam em muitas coisas: em sacerdotes de igrejas atuais ou até nos do Antigo Testamento. Algumas pessoas no Antigo Testamento, de acordo com as ordens do livro de Levítico, viajavam para Jerusalém em alguns momentos do ano e eles ofereciam sacrifícios de animais.
O livro de Hebreus nos diz que o sangue de carneiros e bois nunca resolveria o problema da humanidade e era por isso que o povo hebreu precisava fazer esses sacrifícios vez após vez, até o momento que Jesus iria vir e ser o sacrifício perfeito. Aqueles sacrifícios apontavam para o grande sacrifício, o último sacrifício, que iria vir e morrer pelo nosso pecado.
Jesus morreu de uma vez por todas. Ele derramou Seu sangue de uma vez por todas e nunca mais precisa derramar ou sofrer na cruz novamente. Quando depositamos nossa fé n’Ele, somos perdoados.
No Antigo Testamento, eles tinham algumas práticas. Muito sangue era derramado do lado de fora do templo. Algumas pessoas podem até pensar: “deveria ser muito bom ser um sacerdote no Antigo Testamento”, porque o sacerdote tinha acesso direto a Deus, no lugar santíssimo do templo, mas esse sistema já não funciona mais no Novo Testamento. Estamos em uma Nova Aliança, Jesus não é só o sacrifício perfeito, Ele também é o sumo sacerdote.
Se você fosse um sacerdote do Antigo Testamento, não seria tão simples e divertido quanto você pode pensar. Primeiramente, você precisaria ser homem, em segundo lugar, você precisaria ser um descendente de Arão. Se você não fosse homem ou descendente de Arão, ou tivesse também algum problema físico, você não poderia ser um sacerdote.
Quando o sacerdote entrava para fazer os deveres sacerdotais, quase todo mundo ficava do lado de fora do templo. A maioria das pessoas eram meras espectadoras. No tempo de Jesus, acreditava-se que havia 18 mil sacerdotes e todos eles trabalhavam no mesmo prédio, no templo de Jerusalém. Eram tantas pessoas, que eles precisaram dividir esses 18 mil em 24 grupos. Se você fosse um sacerdote, o seu grupo apenas trabalharia duas semanas em um ano inteiro.
Do lado de fora do templo, muitos sacerdotes trabalhavam oferecendo sacrifícios de animais, mas apenas um sacerdote, pela manhã e um ao final da tarde, entraria no lugar santo, na parte interior do templo, e ofereceria incenso a Deus. A maioria dos sacerdotes talvez nunca teriam chance para entrar no lugar santo na sua vida e se caso fossem sorteados talvez eles nunca iriam voltar naquele lugar uma outra vez.
“Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo […]. Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (I Pedro 2.5,9).
Todo Cristão é um sacerdote! Nós somos templo do Espírito Santo de Deus. Não existe mais sacrifícios de animais, mas existem sacrifícios espirituais. No antigo sistema, era muito raro um sacerdote ter acesso à presença de Deus. Hoje, todos nós temos acesso garantido à presença de Deus.
“e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!” (I Pedro 2.5,9).
Kenneth E. Hagin disse o seguinte: “Na Nova Aliança, todos os crentes foram feitos reis e sacerdotes diante de Deus”. Em outras palavras, todo cristão tem acesso direto a Deus e não é mais necessário ir através de um sacerdote para ter acesso a Ele, nem é preciso um sistema sacrificial, nem mediador, nem mesmo uma pessoa que opera em um dom espiritual para ter acesso ou receber conselhos e ajuda de Deus.
Eu sou um professor da Bíblia. Meu trabalho não é fazer com que você olhe para mim, meu trabalho é direcionar você para Jesus. Quando você ora, você não ora: “Querido Pai, eu oro em nome de Jesus e do pastor Thiago”. Se o Pastor Thiago ouvir isso, ele vai pedir que você não o faça dessa forma. Você não ora em nome de homens, mas em nome de Jesus.
Os ministros do Evangelho não são mediadores entre você e Deus. Somos seus servos e estamos aqui para direcionar você até Jesus. Porque Ele é o seu sumo sacerdote. Nós temos, sim, uma responsabilidade, como ministros, de cuidar de você, mas Jesus é seu salvador!
O que significa sacerdócio dos crentes?
Que todos nós temos o privilégio do acesso a Deus e às bênçãos d’Ele. Também temos a responsabilidade de compartilhar essas bênçãos com outras pessoas. No Velho Testamento, os sacerdotes representavam as pessoas diante de Deus e representavam Deus para as pessoas. Todas as vezes que um deles era sorteado para levar o incenso ao Senhor, ele levantava as suas mãos e orava em favor do povo oferecendo as orações do próprio povo a Deus. Ele era o representante de Deus para aquelas pessoas.
Quando ele estava lá orando, o sacerdote ficava com as suas roupas tomadas pelo aroma do incenso. Toda parte do seu corpo, barba, turbante, tudo ficava impregnado pelo perfume. Quando ele saía, todos sentiam o cheiro desse incenso.
Nós somos sacerdotes, temos acesso à presença e temos também a responsabilidade de exalar essa presença de Deus para o mundo.
“Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento. Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem” (II Coríntios 2.14 e 15).
Existe uma linguagem sacerdotal nesse versículo, nós exalamos a fragrância de Cristo, assim como aqueles sacerdotes no Velho Testamento. Por meio de Jesus, todos nós somos sacerdotes, nem precisamos mais ser de uma família específica ou ser necessariamente homem. Deus disse que nos últimos dias, Ele derramaria do Seu Espírito sobre toda carne. Temos privilégios e responsabilidades.
Três formas de exercer seu sacerdócio
- Oferecer a si mesmo diante de Deus: Quando dizemos que você é um sacerdote, não significa que você é melhor do que ninguém. Só revela nossa identidade em Cristo. Não é algo que você possa conseguir na sua própria força, mas é um dom dado por Deus. Não podemos nos gabar ou nos orgulhar disso.
No Antigo Testamento, era necessário matar o animal e derramar o seu sangue, já na Nova Aliança, precisamos oferecer a nós mesmos a Deus. Em Romanos 12.1, lemos que não é mais necessário apresentar animais, mas, hoje, temos que oferecer nosso corpo como um sacrifício vivo, de forma pessoal e voluntária. - Adorar e orar: Você pode cantar e adorar através dos seus lábios, mas deve vir do profundo do seu ser. Em Salmo 141.2, mesmo no Antigo Testamento, Davi sabia que mesmo que ele não fosse um sacerdote, ele adorava como se fosse um. Quando você adora e ora, você está exercendo seu sacerdócio.
- Servir: O cristianismo não é sobre receber, é sobre ofertar. Não é sobre ser um receptor, mas ser um distribuidor de bênçãos. João 12.3 conta que Jesus foi convidado a uma casa, e era comum ter água e um pano para lavar os pés antes de entrar na casa. Ele é recebido por Maria limpando seus pés, com uma fragrância caríssima, e secando os pés de Jesus com seus cabelos. Maria, talvez, ficou impregnada com o aroma daquele perfume por semanas, nos seus cabelos e roupas. Você pode pensar que isso é extremamente radical e extravagante, mas imagina se Jesus estivesse aqui, eu estaria pronto para fazer algo radical para mostrar a Ele o quando eu O amo.
Não podemos fazer algo fisicamente para Jesus aqui na terra, mas podemos demonstrar o nosso amor através do serviço ao Corpo de Cristo. Quando você serve na igreja, você faz para Jesus. Pense em você mesmo como Maria, você não está apenas cumprindo tarefas, mas fazendo o seu melhor para Jesus e mostrando o quanto você O ama.
*Trechos da mensagem do dia 23 de outubro de 2022, no Culto de Celebração.
6 Comentários
Uaaau, que explicação facil de compreensão, foi muito pontual esse estudo, agora consigo compreender o porquê eu sacerdócio real.
Glória a Deus
Que a graça e a paz do senhor Jesus esteja com todos , eu amei o estudo ! Sensacional, que Deus abençoe.
Estudo maravilhoso !
Fiquei extremamente edificado !
Que possamos desenvolver nosso sacerdócio em prol da Igreja e a serviço do próximo.
Aleluia ,Deus seja louvado!
Nossa que explicação maravilhosa, louvado e glorificado seja o nome do Senhor Jesus Cristo.