
Líder do Departamento da Família da Igreja Verbo da Vida Sede.
A primeira prosperidade que devemos valorizar em nossas vidas não é material, mas espiritual. Quando você cresce espiritualmente, tudo te acompanha. Devemos manter o a visão e o propósito da nossa vida alinhados à Palavra. É por isso que Mateus 6.33 diz: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas”.
Vemos exemplos claros na Bíblia de homens e mulheres que tiveram fé, trabalharam muito e prosperaram. Mas eles também apresentaram três características muito importantes: fidelidade, obediência e perseverança. Isso é digno de observação porque o segredo do sucesso está em perseverar em Deus. Ao longo da minha caminhada, conheci muitas pessoas boas que caminharam diligentemente, mas não chegaram onde queriam porque não perseveraram.
Perseverando em Deus
Quando você persevera, vive o seu propósito e não abandona a promessa ardente em seu coração. Isso é um ato de fé e confiança no Senhor. É algo necessário, pois as bênçãos do Senhor não se manifestam no tempo que queremos nem da forma que desejamos. É da maneira d’Ele. Por isso, esperamos n’Ele. A fé requer esperança. Embora sejam diferentes, fé e esperança são – cada uma à sua maneira – muito necessárias.
Deus já nos deu tudo o que precisamos: temos a Palavra, o Espírito, sabedoria do Alto, saúde divina e muito mais. Não há desculpas para os erros de um filho de Deus. Precisamos despertar e fazer a nossa parte. Aquilo que precisamos fazer para o Senhor, ninguém mais fará em nosso lugar.
Desde Abraão, nenhum homem recebeu o plano completo de Deus. Geralmente, recebemos a instrução para o dia de hoje e, ao obedecermos, Ele nos revela a etapa seguinte. E, independentemente do que enfrentarmos, o nosso Pai estará conosco. O Espírito Santo tem a função de Ajudador e não tem prazer em ficar parado dentro de nós. Ele quer fazer parte de cada detalhe do nosso dia a dia. Às vezes, pensamos: “Isso é muito pequeno. Deus não está preocupado com esse problema!” Bem, realmente, Ele não está preocupado. Mas está interessado em te ajudar!
Atentando para a Palavra
A fé sem a prática é morta. Não adianta dizer “eu creio” se suas ações não correspondem ao que você fala. Da mesma forma, aquilo que você faz precisa ser guiado pela sua fé. Você tem um propósito na terra. A Bíblia diz que tudo o que fazemos fora da fé é pecado. Sei que isso não é fácil de ler, mas a vida é feita de ajustes e precisamos estar disponíveis para as correções do Senhor!
“E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente” (Efésios 4.17).
Nem todo pensamento que chega a nós é correto. Por isso, é importante atentar para a Palavra, pois ela nos ajuda a purificar e filtrar o que passa por nossa mente. No dia em que nascemos de novo, o Senhor nos deu um coração capaz de meditar nas Escrituras e nos tornarmos melhores. Sem Ele, não temos força nem habilidade para isso.
Tudo o que Deus faz tem um propósito
De vez em quando, precisamos ter cuidado para que a nossa velha natureza não se manifeste. A Bíblia diz que já morremos com Cristo e fomos ressuscitados por Ele para vivermos uma nova vida. Fomos criados segundo o padrão de Deus. Fomos criados para glorificá-lO com nossas jornadas. Seja no trabalho, na fé, na prosperidade, fomos feitos para manifestar tudo o que Jesus trouxe de volta à humanidade. Não abra mão de nada que vem de Deus e não aceite nada que não venha d’Ele. Essa é uma faxina em nossa vida que não pode ser terceirizada.
Tudo o que Deus fez e faz tem um propósito. Assim foi com a vinda de Jesus. O Messias foi feito pecado por nós para que, n’Ele, fôssemos feitos justiça de Deus (II Coríntios 5.21). Sabe o que é isso? É levar uma vida na qual você se olha no espelho e não vê nenhuma condenação sobre a sua vida. Não porque você seja perfeito, mas porque está constantemente se esforçando para fazer a vontade do Pai. Quando erramos, não é Ele quem nos acusa, mas sim a nossa consciência. Portanto, é preciso que eu e você olhemos com cuidado para as nossas vidas. Cabe a nós melhorarmos nossos casamentos, nossas histórias profissionais, nossos testemunhos.
Andando em retidão
“Bem-aventurados os que guardam a retidão e praticam a justiça em todo o tempo” (Salmos 106.3).
Não é de vez em quando. Não é só quando estamos na igreja. É em todo tempo. Andar na retidão é o caminho para desenvolvermos o verdadeiro temor a Deus (Provérbios 14.2). Tudo o que fazemos fora do temor ao Senhor é uma forma de desprezá-lO. Meu irmão, não queira isso. Se você escolhe viver alheio a Deus, Ele não tem responsabilidade sobre você. Ele nunca te esquece, sempre está te esperando com amor, mas não pode ir contra a própria Palavra. O prazer de Deus é te ver bem e te abençoar. Persevere no caminho da retidão.
*Trechos da mensagem do dia 17 de julho 2024, no Culto de Celebração.