Eu gostaria de iniciar compartilhando uma declaração de fé que faço todas as manhãs: “Este é o dia que o Senhor fez, eu escolho me alegrar e me regozijar n’Ele. Eu sou vitorioso”. Uma das razões para isso é que não sou uma pessoa muito animada pela manhã, mas ao fazer essa declaração, sinto ânimo no Senhor e meu foco muda.
Quero te perguntar nesta manhã: em que você está focando?
Estamos cercados de coisas negativas nos dias de hoje. Uma das coisas que mais ouvia do meu sogro era: “O que a Palavra diz?”. E a segunda coisa: “Fique focado no positivo”. Ele sempre dizia: “Use palavras positivas porque aquilo que você diz é o que você vai receber.”
Copo meio cheio ou meio vazio?
Gosto de dizer que existem dois tipos de pessoas no mundo: aquelas que são pessimistas e aquelas que são otimistas. Uma pessoa pessimista sempre verá dificuldades e problemas, enquanto uma pessoa otimista verá o copo meio cheio, em vez de meio vazio. Meu pai costumava contar uma história sobre uma pessoa que sempre falava coisas positivas. Havia um homem muito difícil na comunidade e ninguém gostava dele. Quando ele faleceu, as pessoas estavam esperando o que haveria de bom para falar sobre ele. O homem otimista então disse: “Bem, ele tinha dentes muito lindos.” Ele encontrou algo bom para falar sobre aquele homem.
Gosto muito de ler as cartas do apóstolo Paulo. Ele enfrentou muitas situações difíceis, mas sempre tinha palavras positivas para dizer. Tive a oportunidade de visitar a prisão onde Paulo esteve preso e escreveu a carta aos Filipenses. Eu já havia lido Filipenses 4 tantas vezes, e ele diz: “Alegrai-vos, outra vez vos digo, alegrai-vos”. Acredito que se estivéssemos naquela prisão, poderíamos estar dizendo: “Reclame e reclame”, mas Paulo não descreveu o que estava vivendo. Ele sabia que era mais do que vencedor.
“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Filipenses 4.8).
Pensando em coisas boas
Precisamos pensar em coisas boas. Sempre fui uma pessoa positiva, olhando o lado bom das coisas. Mas ainda assim, o diabo tenta trazer pensamentos para que vejamos as coisas de forma negativa. É tão importante verificarmos nossa atitude, porque nossa atitude afeta nossa vida.
A Palavra nos diz em Romanos 8.28 que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus. Agora, tudo o que ocorre em nossa vida é bom? Nem sempre, mas se confiarmos no Senhor, Ele fará com que essas coisas cooperem para o nosso bem. Quando pessoas me procuram com situações difíceis, apresento este versículo a elas. A pergunta que faço é: qual o bem pode sair disso? É possível que aquela situação sirva para que eu ajude outras pessoas. Quando passamos por alguma situação, pessoas que passam por situações semelhantes podem se identificar conosco e ver que conseguimos superar.
Quando meu sogro partiu para estar com o Senhor, foi próximo ao Natal. Nessa mesma época, recebemos uma ligação de que uma pessoa da nossa igreja estava hospitalizada e precisávamos ir ao hospital para visitar a família. Fomos então ao mesmo hospital e ao mesmo andar onde meu sogro faleceu. Foi difícil voltar para aquele lugar no tempo do Natal. Encontramos então aquela senhora e eu perguntei ao Senhor como poderia ministrar àquela família. Mas não foi necessário usar palavras; a filha daquela senhora me abraçou e disse que eu sabia o que ela estava passando.
O que é foco?
Quando você passar por situações difíceis, Deus pode usá-lo para ajudar outras pessoas que estão passando pela mesma coisa. A definição da palavra foco é “ponto de concentração em um objeto”. O mundo está tentando nos fazer olhar para as coisas negativas. Se nos entregarmos a isso, toda nossa vida será afetada.
Quero exemplificar essa questão do foco com vocês. Decidi começar uma atividade esportiva que pudesse fazer com meu marido e decidimos começar a jogar golfe. Quando iniciamos as aulas, as pessoas falavam coisas negativas, apenas sobre o que eu fazia errado. Eu já estava prestes a desistir, porque não me via capaz de fazer aquilo. As pessoas só me diziam o que eu fazia de errado. Meu marido então me apresentou a outro professor. Esse novo professor observou meu movimento, que não era muito bom, mas ele disse: “Isso está bom, vamos tentar de novo”. Eu sabia que não estava bom, mas aquela palavra de encorajamento me ajudou a continuar. Então, eu comecei a me desenvolver e melhorar no que estava fazendo. Como é importante focarmos nas coisas positivas!
Em que estamos focados?
“Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra” (Colossenses 3.1).
Primeiramente, acima de qualquer coisa, precisamos estar focados nas coisas do alto e não nas coisas desta vida. É tão importante desenvolver um relacionamento íntimo com o nosso Pai.
Sempre estive envolvida em um relacionamento com o Senhor e meus pais constantemente me falavam sobre buscar primeiro o Reino de Deus. Como é importante focarmos primeiro no Senhor, precisamos nos deleitar n’Ele. Ele quer nos guiar e nos direcionar todos os dias da nossa vida. Não apenas nosso coração, mas também nossa mente.
Nosso coração e nossa mente precisam se movimentar na mesma direção. Se nossa cabeça e nosso coração querem coisas opostas, vamos perder o foco. É muito importante não dar ouvidos ao inimigo. Quando pensamentos negativos vêm, você sabe que é o diabo. Nesse momento, precisamos ficar “teimosos”. Às vezes achamos que a teimosia é uma coisa negativa, mas está tudo bem se você tiver muita teimosia contra o inimigo. Quando ele vier contra você com pensamentos negativos, fale a Palavra de Deus.
Foque no Senhor e não nas circunstâncias!
Tenha foco no plano de Deus para sua vida.
“Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais” (Jeremias 29.11).
É tão importante que você siga o plano que Deus tem para você. Talvez você se comporte como eu me comportava alguns anos atrás. Eu queria fazer a vontade de Deus e achava que fazer a vontade de Deus era fazer sempre o que eu queria. Mas não é assim, precisamos nos submeter a Deus e colocar a vontade d’Ele acima dos nossos desejos naturais.
Jesus veio a este mundo para fazer a vontade do Pai, mas quando chegou o momento d’Ele ir à cruz, foi um momento difícil para Ele. Ele disse ao Pai: “Se possível, passa de mim este cálice, contudo, que seja feita a Tua vontade e não a minha.” Deus tem planos para você!
Seguindo o plano d’Ele
Em Jeremias 1.5, Deus está falando algo sobre Jeremias e Ele não faz acepção de pessoas, então isso também é para nós. Deus disse a Jeremias que já sabia tudo sobre ele antes mesmo dele nascer. Deus já sabia tudo a seu respeito antes de você nascer e Ele plantou em você tudo o que é necessário para cumprir o plano d’Ele. Precisamos seguir o plano d’Ele e não o nosso.
Precisamos ficar focados no poder de Deus e não nas circunstâncias. Pensando nas rosas, elas são bonitas, têm um cheiro agradável, mas têm espinhos. Ainda que façamos tudo para cumprir o plano de Deus, o inimigo fará tudo para nos parar.
Gosto de olhar o que Deus fazia através da vida das pessoas no Antigo Testamento. Quero falar um pouco sobre Daniel. Daniel tinha uma vida que agradava a Deus, mas algumas pessoas tinham inveja dele e convenceram o rei a fazer um decreto para prejudicá-lo. Isso está registrado em Daniel 6.7. O rei não sabia que Daniel orava ao seu Deus três vezes ao dia.
Não olhe para as circunstâncias
Mesmo diante do decreto do rei, ele não mudou sua atitude. Talvez alguns de nós, em uma situação como essa, fechariam a cortina e orariam em silêncio, mas Daniel não fez isso. Ele não estava focado na cova dos leões, ele estava focado no poder do livramento do seu Deus. Ele sabia que, independentemente das situações, ele seria liberto.
Na manhã seguinte, o rei chamou Daniel e ele respondeu: “Meu Deus enviou um anjo e ele fechou a boca dos leões para que não me fizessem dano algum”. Precisamos ficar focados no poder livrador de Deus e não nas circunstâncias. Deus vai te livrar se você simplesmente confiar n’Ele!
Foque em louvar a Deus, ao invés de reclamar! A Bíblia registra que Paulo e Silas foram usados para libertar uma mulher que estava sob a influência de espíritos malignos. Por conta disso, eles acabaram na prisão. Talvez alguns de nós se queixassem dizendo que estavam fazendo a vontade de Deus e foram parar na prisão. Mas Paulo e Silas se levantaram e cantaram ao Senhor, e de repente, enquanto eles estavam louvando ao Senhor, as portas da prisão se abriram. Quando decidimos louvar ao Senhor ao invés de reclamar das circunstâncias, o louvor abrirá portas de livramento. Precisamos manter o foco no louvor a Deus ao invés de reclamar das coisas que estão acontecendo.
Não é na nossa habilidade
Mantenha o foco na habilidade de Deus e não na nossa insuficiência ou incapacidade. Não é na nossa habilidade, é a habilidade de Deus em nós!
Pense na história de Moisés. Ele matou um egípcio e fugiu para o deserto. De repente, ele vê uma sarça que não se consome, e Deus aparece para ele, chamando-o para libertar o povo. Moisés então começou a argumentar com Deus: “Senhor, eu não posso ser usado por ti. Eu não sei falar.” Deus sabia das limitações de Moisés, mas, mesmo assim, escolheu usá-lo. Quando Deus pede para você fazer uma tarefa que está além da sua capacidade, olhe para o Eu Sou que te enviou. Não foque na sua incapacidade; foque na capacidade do Deus que te chamou. O grande Eu Sou chamou você!
Mantenha o foco na provisão de Deus e não na sua falta!
Eu me lembro de quando uma multidão estava ouvindo Jesus. Já era tarde, e a multidão estava faminta. Jesus compartilhou com os discípulos que precisava alimentá-los. Não havia como comprar comida para todas aquelas pessoas, mas, ao invés de olhar para as circunstâncias, Jesus pediu à multidão que se assentasse, deu graças e começou a repartir os pães e peixes.
Você percebe que os discípulos estavam focados naquilo que eles não tinham, mas Jesus perguntou a eles: o que vocês têm? O Senhor está nos dizendo: “Não olhe para aquilo que você não tem, dê-me aquilo que você tem”.
Você é vitorioso!
Quando aquele homem na porta Formosa pediu uma esmola para Pedro, ele não ficou focado na falta, mas deu àquele homem aquilo que ele tinha.
Não foque na falta; mantenha seus olhos n’Ele. Quando as circunstâncias da vida tentarem sucumbi-lo, mantenha seus olhos focados em Jesus. Enquanto você mantém seus olhos focados em Jesus, da sua boca sairão declarações de vitória: “Eu sou mais que vencedor, eu sou cabeça e não cauda, meu Deus suprirá todas as minhas necessidades”. Você declarará: “Deus não deu espírito de medo, mas de poder e moderação”.
Quando o inimigo estiver te rodeando, você ousadamente declarará: “Nenhuma arma forjada contra mim prosperará!”. Quando você estiver encarando uma doença no seu corpo, poderá dizer: “Eu não morrerei, mas viverei!”.
Eu digo a você: não fique focado nas circunstâncias; mantenha seu foco no Senhor.
*Trechos da mensagem do dia 26 de maio de 2024, na Escola Dominical.