O departamento dedicado às mulheres da nossa igreja tem crescido cada vez mais, não só em quantidade de pessoas envolvidas, mas em ações que estão se multiplicando para influenciar toda a sociedade.
Esse departamento leva o nome de Coisas de Mulher e já possui várias iniciativas, entre elas, uma que nasceu recentemente: o Coisas de Mulher na sua Casa. Trata-se de um projeto que atua em condomínios, no presídio feminino e em comunidades carentes, com evangelismo através de um estudo bíblico.
As atividades estão sob a supervisão de Juliana Borba e são lideradas por Miriam Leal. Elas têm mobilizado um grupo de voluntárias que, semanalmente, visitam os locais que são alvo das ações para aplicarem o estudo direcionado através do livro de Joyce Meyer, chamado Pensamentos Poderosos. As atividades têm rendido frutos de salvação e muitas mulheres tem sido transformadas pela Palavra de Deus, que tem poder para penetrar entre a alma e o espírito!
Onde tudo começou
A ideia nasceu no coração do Brasil. Miriam estava em uma viagem ao Distrito Federal em 2018 e, lá, conheceu os projetos liderados pela ministra Adelai Quefar. Entre eles, um que chamou bastante a sua atenção: “Ela me apresentou o curso com o estudo do livro ‘Pensamentos Poderosos’, no presídio feminino local. Quando voltamos, veio ao meu coração iniciar este projeto junto à Agência de Missões Verbo da Vida”.
Com isto, foram iniciados os estudos no presídio feminino de Campina Grande (PB), em uma comunidade carente da cidade e ainda em um condomínio chamado Sierra Home Resort. Após o início desta primeira etapa do projeto, chegou a pandemia e as atividades foram interrompidas.
Porém, alguns anos depois, Miriam foi convidada para ministrar em um Chá em comemoração pelo Dia da Mulher no condomínio Terras Alphaville e foi quando o Senhor a despertou acerca de que era tempo de reiniciar o projeto, só que dessa vez filiado ao Departamento Coisas de Mulher da nossa igreja.
Meylayynne Rodrigues foi a pessoa que convidou Miriam para este Chá e acolheu o projeto no condomínio onde mora:
“Deus havia colocado em meu coração de fazer uma reunião para comemorar o Dia da Mulher e eu obedeci. Miriam ministrou e apresentou a proposta de fazer o estudo de um livro durante 12 semanas. Na hora, eu disse ‘sim’ para essa visão e, hoje, eu me regozijo em ver as mulheres sendo alcançadas. Ter aberto as portas da minha casa para o Coisas de Mulher foi um privilégio para mim”, disse ela.
Os estudos do livro Pensamentos Poderosos foram iniciados em reuniões com 30 mulheres. Esta visão tem se expandido e já está em mais outro condomínio da cidade, o Solar Nobre. Além disso, as atividades no presídio feminino também foram reiniciadas.
Como funciona?
O livro de Joyce Meyer foi escrito propositalmente para que os leitores desfrutem de um aprendizado profundo sobre renovação da alma e, se possível, a autora sugere um estudo em grupo. Em Pensamentos Poderosos, são elencadas 12 estratégias para vencer a batalha da mente. É com base nessa sequência do livro que o Coisas de Mulher na sua Casa promove os estudos e a cada semana uma estratégia ganha foco.
São três meses de ação em cada local e as visitas são iniciadas com um Chá para Mulheres, no qual é lançada a proposta do curso para todas as presentes neste primeiro encontro. Assim, a cada reunião que se segue, todas as participantes ouvem ministrações acerca de um capítulo do livro e revisam o capítulo ministrado na semana anterior. Segundo Miriam, a ideia é que a cada dois meses o projeto seja iniciado em um novo condomínio. “Atualmente, estamos em três condomínios e temos mais três aguardando o início no curso”, afirmou.
A mesma sequência de estudos também é aplicada no presídio feminino. A sugestão de voltar à realizar as atividades no local veio de Juliana, que propôs que o Coisas de Mulher na sua Casa firmasse parceira com o Centro de Treinamento Bíblico Rhema no sistema penitenciário, a fim de auxiliar na renovação da mente das futuras alunas do Rhema no presídio.
O próximo alvo da liderança são as mulheres empreendedoras. Em um futuro breve, o Coisas de Mulher pretende alcançá-las dentro de suas empresas. “O objetivo é cuidar da mente das mulheres, principalmente depois dessa pandemia, em que todas foram bombardeadas na mente. Queremos entrar nesses lugares em que existem mulheres que não estão indo para a igreja e queremos alcançá-las nesse ponto”, destacou Miriam.
Mulheres alcançando mulheres
A principal missão desta iniciativa é evangelística, mas o Coisas de Mulher na sua Casa tem sido também um trampolim para o chamado de várias mulheres ungidas da nossa igreja. Elas estão colocando seus dons em movimento, ministrando e servindo nestes lugares, o que tem sido uma experiência única para cada uma.
Miriam reforça que há uma grande necessidade de pregar a Palavra para além das paredes do templo, onde estão muitos corações prontos para receberem a salvação. “A cada reunião saímos maravilhadas, pois as pessoas estão sendo impactados com coisas tão simples, que a gente já sabe e, às vezes, nem está valorizando, mas lá fora, mulheres estão sendo transformadas com o alimento com o qual a gente se alimenta”, destacou a líder.
Kelly Nunes faz parte da equipe ministerial da Igreja Sede e participa do Coisas de Mulher na sua Casa. Ela testemunha que tem sido uma experiência maravilhosa. “Eu já havia servido em um Departamento de Mulheres há dez anos atrás e, agora, estou retornando intencionalmente. Isso tem edificado muito a minha vida, gerando novas conexões, crescimento e fortalecimento. Eu precisava estar nesse ambiente para poder avivar algumas coisas que estavam no meu coração”, disse ela.
A ministra também tem atuado no presídio e disse que tem sido marcante ver mulheres sedentas e com o coração aberto para serem transformadas pela Palavra naquele local. Uma das presidiárias que tem participado destas reuniões, expressou gratidão por toda a Palavra que ela tem aprendido através do Rhema e deste projeto:
“Muita coisa mudou em minha vida. Eu tinha amargura, não sabia perdoar e eu vivia muito do meu passado, mas hoje não é mais assim. Na Bíblia fala que quando nos entregamos ao Pai, Ele joga o passado no mar do esquecimento. Eu aprendi que tudo o que temos é Deus que nos dá. Meu sonho é um dia sair e voltar para a penitenciária, mas não como detenta, e sim como pregadora do Senhor. Quero ensinar o que tenho aprendido sobre amor, perdão e sobre o quanto nunca estamos só”, disse ela.
Talita Bayer, moradora de um dos condomínios que tem sido alvo das ações, também deixou sua gratidão. “Está sendo muito bom participar do estudo do livro Pensamentos Poderosos. A cada semana, um novo aprendizado, novas oportunidades de ouvir e compartilhar experiências maravilhosas. Refletimos sobre um pensamento a cada encontro e isso tem nos dado mais ânimo e certeza de que podemos vencer os desafios do dia-a-dia. Muito bom e gratificante poder fazer parte desse grupo, ao lado de mulheres maravilhosas e que nos inspiram”, garantiu Talita.
- Para mais informações sobre o Coisas de Mulher na sua Casa, entre em contato com a secretaria da igreja: (83) 30660905.
Conheça mais do Coisas de Mulher:
Além destas, outras atividades têm sido promovidas pelo Coisas de Mulher, uma delas é a gravação dos podcasts apresentados por Juliana Borba. A novidade é que uma nova temporada foi lançada este mês. Clique aqui e assista ao episódio mais recente!
Você também pode conferir sobre as atividades que o departamento tem realizado junto às viúvas que congregam em nossa igreja. A última reunião contou com uma mensagem de Jannayna Albuquerque em uma manhã ao ar livre e cheia de exercícios físicos. Leia ao clicar no botão abaixo: