As atividades desenvolvidas pelo Departamento de Diaconato da Igreja Sede tem sido uma influência bastante positiva para as demais igrejas Verbo da Vida. Por conta disso, a equipe tem realizado treinamentos presenciais para capacitar diáconos e, até agora, seis igrejas já foram alcançadas. Segundo a liderança, este é só o começo de uma fase com mais unidade entre as equipes de todo o país, em prol do aperfeiçoamento do serviço no ministério de socorros.
Até o momento, o treinamento para diáconos já passou pelas congregações do bairro Cruzeiro e Jardim Paulistano em Campina Grande (PB), pela Igreja Verbo da Vida em Monteiro (PB), Soledade (PB), Arapiraca (AL) e Natal (RN).
COMO COMEÇOU
Há dois anos, os líderes do Diaconato da Sede, Vinícius e Kézia Araújo, passaram a ser frequentemente abordados nos eventos realizados pelo Ministério Verbo da Vida, que costumam reunir lideranças de várias outras igrejas. As perguntas eram as mais diversas, a exemplo da atuação dos diáconos, fardamento, rotinas, entre outras. Assim, eles perceberam o quanto a Igreja Sede é uma referência para outras congregações neste serviço diaconal.
“Nós entendemos que, como líderes de departamento na Igreja Sede, a melhor maneira de contribuir era tornar o Diaconato um modelo que servisse de inspiração para os demais. Assumimos isso como um compromisso pessoal, colocamos nossos dons e talentos à disposição do Senhor e da nossa liderança para que isso acontecesse”, relatou Vinícius.
O primeiro passo para iniciar esse contato mais próximo com outras equipes, foi criar um perfil do Diaconato Sede no Instagram, a fim de registrar as atividades da equipe através de fotos e vídeos. Dessa forma, as igrejas começaram a ter acesso à visão e ao seu funcionamento.
Vinícius esclarece que “o objetivo era que as outras igrejas entendessem o fundamento de como tudo é feito e começassem a modelar para as suas congregações, respeitando a maturidade da obra e o tamanho da igreja, para que pudessem realizar o trabalho com amor e excelência, da mesma forma que realizamos aqui!”.
Com as atividades em evidência nas mídias sociais, começaram a chegar várias perguntas de integrantes dos Diaconatos de outros locais. As questões vinham de maneira on-line e foi natural o desejo de outras igrejas para que os líderes da Sede realizassem um treinamento mais específico em suas congregações.
CONTEÚDO DA CAPACITAÇÃO
O alvo do Diaconato Sede é comunicar como a visão, missão e valores do próprio Ministério podem ser aplicadas. A cada treinamento, Vinícius, Kézia e integrantes da coordenação da equipe levam instruções acerca das atividades e os fundamentos de cada uma delas. As igrejas têm conseguido criar uma estrutura organizacional que funcione em suas realidades locais, com base na rotina e organização apresentada nestes treinamentos da Igreja Sede.
Entre os temas abordados na capacitação, estão: Ética no serviço diaconal; Estrutura organizacional; Conselhos práticos para o serviço e Treinamento prático para imposição de mãos. Os ministros destas verdadeiras aulas focam em estimular o serviço e fazer com que as pessoas compreendam que o trabalho do Diaconato não é apenas braçal, mas essencialmente espiritual.
“É um grupo de pessoas levantadas, originalmente, por Deus, para fazer um trabalho importante, assim como é dito na Palavra. O treinamento tem esse objetivo de que as pessoas entendam que o ministério de socorros do Diaconato é muito importante para o Senhor, e pode ser realizado com excelência”, concluiu Vinícius.
DIÁCONOS EXCELENTES
O pastor Francimar Silva, que preside o Verbo em Monteiro, comentou que “a Igreja Sede é a igreja mãe, e hospeda toda a liderança do Ministério. Consequentemente, se mantém mais perto da visão que o Senhor trouxe ao coração do pastor Bud Wright”.
Ele afirmou ainda: “Quando recebemos um líder em nossa igreja é maravilhoso. Esse treinamento renovou a nossa visão, melhorou o aspecto logístico e percebemos uma melhora na excelência, na comunicação entre os membros, vestimentas, horário, na realização da Santa Ceia e na submissão entre os integrantes. Tem sido notória a mudança. Fica aí o meu conselho para todos os pastores fazerem essas reciclagens pelo menos uma vez por ano”.
José Inaldo, que é o líder do Diaconato em Monteiro reforçou a fala do pastor Francimar e mencionou as grandes mudanças que o departamento tem vivido após o treinamento. Ele destacou que há uma maior motivação e fervor na equipe. “Essa capacitação veio no momento certo!”, disse ele.
O pastor Diogo Oliveira, de Soledade, falou que o desejo pelo treinamento surgiu quando eles perceberam que, se um departamento pode funcionar tão bem em uma estrutura tão grande quanto a da Igreja Sede, eles não teriam dificuldades de aplicar esse funcionamento em uma estrutura menor, como a de Soledade.
“Princípios e valores que estão sendo utilizados e funcionam em uma organização como a Igreja Sede, vão funcionar em qualquer outra igreja. Fomos esclarecidos desde acerca da recepção, até o comportamento do Diaconato durante um mover do Espírito.
O treinamento nos trouxe a visão da importância do departamento no desenvolver do culto, promovendo um ambiente de organização para que a Palavra seja evidenciada e chegue ao coração das pessoas. Para nós foi de grande valia!”, disse Diogo.
No treinamento em Soledade, também estiveram presentes os diáconos da obra em Juazeirinho (PB). Depois dessa capacitação, muitas pessoas que foram convidadas pelo pastor Diogo para essa programação também passaram a fazer parte da equipe.
Se você faz parte da liderança de alguma obra Verbo da Vida e deseja contar com esse treinamento para sua equipe de diáconos, entre em contato pelo e-mail: [email protected].
- Siga o perfil do Diaconato: @diaconatoverbosede.
- Conheça os departamentos da nossa igreja!
Uma resposta
Ser neste departamento é uma honra!!!