A última Escola Bíblica Dominical (EBD) do mês de fevereiro foi um tempo extraordinário, com um ensino voltado para as formas adequadas de agir de um verdadeiro cristão dentro da igreja, com a ministração de Suellen Emery, supervisora da Agência de Missões Verbo da Vida e da Escola de Missões Rhema.
Logo no início da EBD, o grupo de louvor liderado por Gabriela Almeida, conduziu a Igreja em adoração ao Senhor, por meio de canções que declaram a nova vida que temos por meio de Cristo e a total dependência que todas as pessoas possuem d´Ele. E a igreja acompanhou o grupo cantando versos como: “És tudo pra mim, minha segurança e paz. És tudo pra mim, meu Salvador meu Adonai. És tudo pra mim, meu abrigo, meu descanso, e nada se compara a Ti”.
Dando seguimento à programação, lendo a passagem da Palavra de Deus que se encontra no Evangelho de João 3.16, o pastor Thiago Borba ensinou sobre a importância dos dízimos e ofertas e o cuidado de Deus para com os seus filhos. Disse ele: “Deus é um bom pai. Se um pai natural sabe dar bons presentes para os seus filhos, quanto mais a Deus? Nós devemos dizimar e ofertar pelo fato d´Ele nos ter amado primeiro. Amar ao Senhor é guardar os seus mantimentos”.
Vivendo os valores do Reino na igreja
Suellen Emery foi a responsável por ministrar a Palavra de Deus nessa manhã, ensinando especificamente sobre o comportamento dos crentes dentro da Igreja. “Se dentro da família é um pouco difícil a convivência, quanto mais dentro da Igreja? Tendo em vista que existem pessoas com experiências e culturas diferentes, bem como hábitos opostos?”. Com essa pergunta, Suellen iniciou a desenvolver seu ensino, demonstrando a necessidade de ser observado a forma correta de viver na Igreja.
A ministra instruiu que, quando alguém vive na prática da Palavra de Deus, estará vivendo da forma correta. Viver os princípios da Palavra de Deus fará com que as pessoas possam andar dentro da etiqueta celestial e uma delas é andar em amor. Esse andar não é com base no amor natural, mas o amor de Deus fará com que as pessoas possam agir da forma independente de suas almas desejarem.
“Um comportamento de amor vai nos ajudar a vivermos em unidade e harmonia dentro da igreja.”
No decorrer de sua ministração, ela também falou sobre o papel fundamental que as equipes de apoio realizam para um culto acontecer. Desde as pessoas que servem gratuitamente no trânsito, que cuidam das crianças no departamento infantil durante o horário do culto, bem como os integrantes do grupo de louvor, devem ser merecedoras de gratidão e respeito. “Andar em amor com eles é fundamental”, disse Suellen.
Por fim, a ministra ensinou sobre a etiqueta correta em relação às roupas que devem ser usadas na Igreja. Ela aconselhou: “Não venha para igreja com roupas inadequadas, com decotes, roupas apertadas. Isso faz parte de uma decência. O apóstolo Paulo nos instrui a respeito da forma correta de nos vestirmos”.
E a Escola Dominical foi concluída com todos conscientes das atitudes que devem ter no meio da igreja, para estimular o comportamento dos irmãos e a boa interação entre eles, fundamentados no amor.
Assista a ministração completa pelo vídeo a seguir.