A criatividade é uma das marcas dos profissionais que trabalham com música e comunicação. Essa característica todos receberam do Deus Criador, que fez toda a natureza terra com sua perfeição divina, inclusive os próprios humanos criativos. Na última noite da Conferência de Música e Mídia 2023, as mentes que usam a criatividade para elaborar suas obras-primas geraram mais uma celebração de excelência ao Senhor, cheia de rendição, música, luzes, cores, vídeos, câmeras, desenhos, fotos, com um resultado audiovisual bem envolvente, bem criativo, BEM FEITO.
Como tem acontecido em todos os períodos da Conferência, antes de cada culto tem um período de oração com uma hora de duração, que teve o sugestivo nome de “Upload”, liderado pelo casal Cinthya Miranda e Rodrigo Shurato. Em seguida, o grupo de louvor conduz a adoração por 40 minutos, marcando fortemente a vida dos presentes na unção coletiva com canções que glorificam o Senhor.
Música e comunicação para as nações
O anfitrião da noite, Pr. Perilo Borba, que coordena o evento, apresentou o momento missionário da noite, chamando à frente três missionários que servem na área da comunicação.
Taisa Santana, que está servindo em Leiria, Portugal, na sede do Ministério Verbo da Vida na Europa. “Hoje temos quase 40 pessoas servindo na comunicação de lá, com um coração disponível para aprender. Assim que cheguei, precisei aprender a mexer em diversos equipamentos para produção de contúdo. Quando você dá para Deus o que você sabe, Ele multiplica. Hoje em dia, tem uma pessoa para cada coisa. Se você tem o desejo de ir para as nações, a comunicação é uma porta maravilhosa para levar o Reino por lá”, relatou.
O casal Reuel Ernesto e Camila Cruz estão sendo enviados para os Estados Unidos, para assumir a Escola Verbo da Vida e Escola Ministerial que serão abertas nesse país. “Quando saí de Guarulhos, em 2009, recebi uma palavra de uma irmã que dizia que, quando me ouviu tocando viu algumas notas musicais e foi curada de um câncer de mama. Sabe, há cura através da música e você precisa discernir o que você está fazendo. Você vai trazer alívio para a vida de pessoas. O servir na música e comunicação foi o que me qualificou para este novo momento que estou vivendo”, disse Reuel.
Camila, por sua vez, falou: “Assim que cheguei em Campina Grande, ingressei no departamento de Comunicação. Hoje, estamos dirigindo uma Escola de Ministros. Quantas coisas aprendemos aqui! Estamos com a bagagem cheia para ir para aquela nação e servir. Eu tive uma visão de que casaria com um homem parecido com um americano e iria morar lá. E Deus me disse para atentar para o homem que tinha o coração na América. Deus nos dá sensibilidade para identificar as conexões divinas. Missões é levar o perdido a Cristo”.
A identidade e os sonhos dos criativos
Dennis Coelho, gestor de operações do Dunamis Movement, trouxe uma palavra impactante sobre os sonhos e a identidade dos criativos. “Para um criativo ou um músico fazerem as coisas com excelência precisam ter clareza de quem eles são. Vou falar um pouco sobre identidade”, disse o ministro.
Dennis começou a falando sobre herança, que é algo que recebemos sem fazer nada para ter aquilo. Daí, ele perguntou: “Você sabia que você tem uma herança espiritual? Assim como a natural, você não pagou o preço por ela. Apenas recebeu. E qual é a nossa herança? É Cristo Jesus. Quando nascemos de novo, a recebemos sem esforço nenhum”.
“A revelação de que Jesus é a nossa herança precisa trazer impacto no seu presente”.
O ministro ainda falou que carregamos sonhos que foram colocados dentro de nós por Deus, e todo sonho que vem de Deus precisa d’Ele para ser realizado. “O que falta para você ser a realidade daquilo que você imaginou é ter a revelação de quem Deus. E os sonhos de Deus têm um propósito maior. O seu desígnio original e seu grande sonho deve ser constituir uma família. Sonhe em ser pai e mãe!”, disse o ministro.
Dennis disse, por fim, que ser discípulo de Cristo e realizar a grande comissão também faz parte dos sonhos de Deus para as nossas vidas. Ele afirmou: “A grande comissão se refere a todos nós. Quando você tem a revelação da sua herança e que precisa ter seus sonhos, eles vão conectar você nessa realidade futura. Entenda a herança que você tem”.
“Os seus sonhos são o seu RG espiritual e mostram quem é você.”
Após sua ministração, Dennis convidou os participantes a orarem uns pelos outros e declararem os sonhos de Deus se realizando na vida de cada um.
Tempo de crescimento para a turma da criação
Os criativos se reuniram novamente em workshops, com os que servem na música em um ambiente e os que servem na comunicação em outro. O primeiro grupo recebeu instruções de Camila Dias, sobre doutrina e visão, e Maylla Tavares, que falou sobre o Fluir na Música. Elas são integrantes do departamento de Música do Verbo Sede. Já o segundo grupo participou de um momento especial de perguntas e respostas com o ministro Dennis Coelho.
No final da noite, o ministro Douglas Ferraz, líder do departamento de Música do Verbo Sede, fez uma dinâmica com os presentes pedindo que alguns que só sabem tocar se juntassem com os que só sabem cantar, formando uma banda. O que fez todo mundo rir foi que eles trocaram de lugar e cantaram e tocaram na frente de forma sofrível. “Quando cantamos e tocamos precisamos entender a importância do outro. Ame e valorize mais o trabalho das pessoas que estão perto de você”, concluiu Douglas.