Carol Coutinho inicia destacando que o maior desejo e o sonho do coração de Deus é que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Ela enfatiza que a obra missionária não é uma invenção humana recente, mas o plano original de Deus traçado ao longo de toda a narrativa bíblica — da criação, passando pela queda, até a promessa de redenção. Carol ilustra essa caminhada cronológica mostrando como Deus escolheu indivíduos como Abraão e o povo de Israel com o propósito de abençoar e ser luz para todas as nações da Terra, culminando na responsabilidade que hoje é delegada à Igreja de Cristo.
A ministra traz um esclarecimento doutrinário sobre a diferença entre evangelismo e missões de acordo com a visão do Ministério Verbo da Vida. Ela esclarece que ações locais em ambientes da mesma língua e cultura são consideradas ministério de reconciliação ou evangelismo, enquanto o termo “missões” é reservado estritamente para o trabalho transcultural, como o alcance de outras nações ou tribos indígenas. Embora reconheça que nem todos os crentes possuem o chamado específico para ir ao campo transcultural, ela adverte categoricamente que absolutamente toda a igreja tem a obrigação de se envolver no plano global de Deus.
Para explicar a dinâmica prática de apoio, Carol recorre à famosa analogia do poço, afirmando que na vida cristã só existem dois papéis possíveis: ou você é aquele que está descendo ao poço para pregar (o missionário em campo), ou é aquele que está segurando a corda firmemente lá em cima (a igreja que apoia). Não há espaço para bancos de espectadores na obra de Deus. Segurar a corda se traduz em atitudes contínuas e práticas, tais como a intercessão em oração, o envio de palavras de encorajamento, o cuidado com a Secretaria de Missões local e o suporte financeiro fiel, que é indispensável para a manutenção dos que vão.
A pregadora compartilha estatísticas desafiadoras sobre a realidade global do evangelismo, revelando que cerca de 3,4 bilhões de pessoas no mundo nunca ouviram falar o nome de Jesus sequer uma única vez. A grande maioria dessa população vive na chamada “Janela 10/40”, uma região que concentra os povos menos alcançados e onde os cristãos enfrentam os maiores níveis de perseguição religiosa extrema. Diante disso, ela reforça a urgência do suporte aos missionários que atuam em países de “acesso criativo” — locais fechados à pregação convencional que exigem abordagens inovadoras e sustentação financeira externa constante para a sobrevivência dos obreiros.
Ao finalizar, Carol Coutinho faz uma convocação aos participantes para que não baseiem seu envolvimento missionário apenas em momentos passageiros de emoção. Ela defende que a obra não subsiste por paixão, mas sim por meio de um compromisso diário e fiel, convidando a igreja local a se preparar generosamente para o “Dia Verbo da Vida de Missões”, no qual os fiéis são desafiados a doar ofertas expressivas fora de sua zona de conforto. Carol Coutinho nos lembra que a grande história da redenção terminará exatamente como descrito em Apocalipse, com uma multidão incontável de todas as tribos, povos e línguas adorando ao Cordeiro, e questiona a audiência sobre quem estará lá por conta de nossa dedicação.








