Ir para o conteúdo
  • Verbo da Vida Recife Zona Norte
Verbo da Vida
  • Início
  • Igreja
    • Sobre nós
    • Departamentos
    • Cadastro de Membros
    • Fale Aqui!
  • Notícias
  • Mensagens
  • Vídeos
  • Podcast
  • Doe
  • 1 Maio
  • Início
  • Igreja
    • Sobre nós
    • Departamentos
    • Cadastro de Membros
    • Fale Aqui!
  • Notícias
  • Mensagens
  • Vídeos
  • Podcast
  • Doe
  • 1 Maio

A Jornada Relacional: Hospedando a Presença de Deus

  • Página Inicial
  • Mensagens

A Jornada Relacional: Hospedando a Presença de Deus

  • Postado em maio 19, 2026
  • Sem Comentários

Transcrição da Ministração RENDIDOS AO SENHOR | Pr. Humberto Albuquerque | 10/05/26 | 19h30

A Direção do Espírito e a Jornada com o Senhor

Hoje as coisas mudaram. Eu havia preparado slides e planejado uma estrutura específica para esta noite, mas, em oração, o Senhor trouxe algo diferente e decidi cancelar todo o planejamento anterior. Vamos seguir a direção do Espírito Santo. O que está em meu coração é a jornada relacional que temos com o Senhor.

Retornando de um evento em Fortaleza, no avião, o Senhor começou a ministrar profundamente ao meu coração sobre o nosso relacionamento com Ele. Ao chegar em casa, essa mesma percepção veio sobre mim e sobre Cristiane; pudemos sentir que haveria uma liberação específica do Senhor para esta noite.

A Palavra como Trilho para a Oração

É fundamental compreendermos que a base do nosso relacionamento com o Senhor é a resposta à Sua Palavra. Em João 14:6, Jesus afirma: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”. Jesus é a Palavra. Ele é o nosso Sumo Sacerdote eterno e o intercessor entre nós e Deus. Portanto, sempre chegaremos ao Pai através das Escrituras.

Nossa comunhão (koinonia) com Deus só é possível por causa das Escrituras. Orar através dos mandamentos e da Palavra nos livra de pedir coisas insensatas ou de afrontar ao Senhor com petições egoístas. Quando oramos conforme o trilho da Palavra, estamos seguros. Conforme está escrito em João 15:7: “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito”. A permanência na Palavra é a condição para a eficácia da nossa oração.

O Santuário do Deus Vivente

O Senhor é ilimitado. Quando Isaías teve a visão do alto e sublime trono, em Isaías 6, ele contemplou as orlas das vestes do Senhor. Quanto mais ele olhava, mais percebia algo que não tinha parâmetros ou fim. Quem pode medir o Senhor? Orar a partir de um relacionamento nos dá a liberdade de falar de um coração moldado pela nova natureza que recebemos.

Em 2 Coríntios 6:14-16, o apóstolo Paulo nos exorta sobre a nossa identidade: “Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porque, que sociedade tem a justiça com a iniquidade? E que comunhão tem a luz com as trevas? (…) Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo”.

Os profetas e reis do Antigo Testamento anelavam por esta estação que vivemos. Eles desejavam saber como seria o tempo em que Deus não apenas viria “sobre” os homens, mas habitaria “dentro” deles. Temos o privilégio e a imensa responsabilidade de hospedar Deus. Ele não quer apenas habitar; Ele quer andar conosco, participando de cada detalhe do nosso estilo de vida.

O Compromisso com a Santidade e a Purificação

Em 2 Coríntios 7:1, lemos: “Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus”. Essa promessa de Deus morar e andar conosco 24 horas por dia exige zelo.

É importante ressaltar que a Bíblia não nos convoca à autocondenação, mas ao alinhamento. A purificação não é um esforço humano independente; é o ministério do Espírito Santo. O vaso não se ajeita sozinho; ele se rende ao Oleiro. A consagração não é uma oração feita uma única vez, mas uma prática diária para desenvolvermos a consciência da presença de Deus. Como declara o Salmo 16:8: “Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim; por isso que ele está à minha mão direita, nunca serei abalado”.

Às vezes não estamos em pecado deliberado, mas estamos fora dos planos de Deus. A purificação é o alinhamento dos nossos propósitos com os propósitos d’Ele. Quem busca com integridade será recompensado.

A Simplicidade e a Glória de Descobrir Deus

Em 2 Coríntios 11:3, Paulo expressa seu temor: “Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo”. A perseguição externa não destrói a Igreja, mas a astúcia da serpente pode corromper a mente e afastar o crente da pureza.

A Palavra é o que nos limpa e nos poda. Quando meditamos nela dia e noite, nossas motivações são ajustadas. Em Provérbios 25:2, lemos que “a glória de Deus é encobrir as coisas, mas a glória dos reis é descobri-las”. Deus não esconde coisas de você, mas esconde coisas para você, a fim de gerar demanda e fome espiritual.

Deus nos convida em Jeremias 33:3: “Invoca-me, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes”. E o endereço dessa revelação é revelado em Jeremias 29:13: “Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração”. O “endereço” de Deus é a entrega total do coração.

A Parábola da Expectativa

Deus não Se esconde para não ser encontrado, mas para elevar nossa expectativa. É como a brincadeira que faço com meu neto, Noah: eu me escondo e chamo por ele apenas para gerar nele a demanda e o prazer de me encontrar. Deus quer gerar essa fome em nós. Ele quer saber se você continuará cumprindo o que Ele fala mesmo quando a resposta não é imediata.

Em Salmos 27:8, a versão NVT diz: “Meu coração ouviu tua voz dizer: ‘Venha e entre na minha presença’. E meu coração respondeu: ‘Senhor, eu irei'”. Esta deve ser a nossa postura: uma resposta pronta ao chamado d’Ele.

Deus respeita o livre-arbítrio humano. Ele não usa Sua presença para manipular; Ele inspira através da Palavra, mas a resposta de adoração deve ser voluntária. Às vezes estamos tão sufocados pelo sistema deste mundo e por nossas próprias necessidades que nos esquecemos de simplesmente contemplar a face do Senhor. A oração de petição é bíblica, mas não podemos ser apenas consumidores.

Provérbios 16:2 nos lembra que, embora nos consideremos puros, o Senhor examina as intenções de cada um. Da mesma forma, Provérbios 21:2 afirma que o Senhor sonda os corações. Ele sabe o que nos afasta d’Ele e o que nos impede de subir a níveis mais altos de relacionamento.

Um Lugar de Entrega

Reconhecemos que o Senhor tem sido nosso refúgio de geração em geração (Salmo 90:1). Esta noite é um tempo de mudança de atmosfera, de sair da indiferença e entrar em um mergulho profundo no Espírito. Queremos honrar Sua presença e nos purificar, entendendo que Ele deseja fazer parte do nosso estilo de vida.

Como diz o Salmo 62:8: “Confiai nele, ó povo, em todo o tempo; derramai perante ele o vosso coração. Deus é o nosso refúgio”. O que vivemos aqui não é uma troca, é uma entrega total. Responda à Palavra com o seu coração.

Pai, obrigado pelo sopro do Teu Espírito nesta noite. Quebra em nós o conceito de “igreja consumidora”. Não queremos apenas receber coisas; queremos a Tua face. Que o espírito de santidade e de temor nos leve a um mergulho profundo. Purificamo-nos nesta noite porque o Senhor habita em nós.

Assista a ministração completa: Rendidos ao Senhor

Registros do culto

Confira aqui alguns registros do culto desta noite: POST INSTAGRAM

  • Humberto Albuquerque, verbo da vida, verbo zona norte recife

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV ONLINE
NOSSA IGREJA
  • Quem Somos
  • Departamentos
  • Doação
  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Departamentos
  • Doação
  • Fale Conosco
AnteriorSérie: CASA DE DEUS (parte 2) | HUMBERTO ALBUQUERQUE
O FLUXO DA BÊNÇÃO | Carlos JúniorPróximo
Verbo da Vida
Contatos
  • (81) 3031-5554
  • (81) 98229-0111
  • Rua Paula Batista, 703 - Casa Amarela, Recife - PE
Instagram Facebook Twitter Youtube
O ministério
  • Bud & Jan Wright
  • Quem Somos
  • Centro de Cura
  • Endereços
  • Contatos
  • Sistemas
Escolas
  • Rhema
  • Escola de Ministros
  • Escola de Missões
Missões
  • Conheça-nos
  • Missionários
  • Notícias
  • Parceiros da Palavra
Rhema Publicações
  • Editora
  • Verbo Shop
© Copyright 2022 – Ministério Verbo da Vida