No primeiro culto do mês de setembro (04), culto de Santa Ceia, o pastor Carlos Júnior ministrou sobre o tema “Honrando a Igreja do Senhor”. Ele destacou que Deus nos ungiu, capacitou e chamou, mas, se ficarmos fora de onde Ele nos colocou, não vamos operar no nosso máximo potencial, sendo a igreja o melhor lugar para nos transformar em nossa melhor versão. Ele ressaltou que o que atrai a glória de Deus não é o tamanho do templo, mas o coração das pessoas: “Todas as reformas físicas que acontecem no templo são reflexo das mudanças que estão ocorrendo dentro de nós.” Veja o resumo:
O que evidencia que a igreja é de Cristo é a unção que opera nela. Certamente, o Senhor pode falar conosco em qualquer lugar, outras coisas Ele vai compartilharno nosso devocional, mas tem coisas que o Senhor só vai falar conosco através da igreja.
Existe uma razão de estarmos congregando na igreja. Estamos aqui por um propósito Divino, estamos aqui pelo Senhor Jesus Cristo. No Antigo Testamento, o povo interagia com Deus por meio dos reis, profetas e sacerdotes. Hoje, o povo vê Deus através da sabedoria da Igreja.
“E Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e O fez o Cabeça da igreja, que é o seu corpo, repleto dele mesmo, que é o Autor e Doador de todas as coisas em toda parte.” Efésios 1.22,23
Nós, aqui na terra, somos autoridades, representantes dos céus. Somos membros da família de Jesus, cidadãos do céu! Somos Igreja!
A Igreja é um lugar onde os filhos se reúnem para encontros coletivos com Deus, onde a Sua glória se manifesta. Todavia, o que atrai a glória de Deus não é o tamanho do templo, mas o coração das pessoas.
A matéria prima para o trabalho da igreja é o coração das pessoas. Não usamos pessoas para construir grandes estruturas físicas, mas usamos essas estruturas para construir grandes pessoas.
Nem mesmo as reformas físicas que acontecem no templo são fruto do acaso, mas um reflexo das mudanças que estão ocorrendo dentro de nós.
A Igreja é o lugar onde o Senhor nos comunica corporativamente. Preciamos estar atentos às manifestações do Espírito Santo também na igreja, pois ele quer nos levar ao lugar de provisão por meio da obediência. Deus quer nos treinar também de forma corporativa.
“E para explicar a todos que Deus é Salvador dos gentios também, tal como Aquele que fez todas as coisas planejou secretamente desde o principio.” Efésios 3.9
É através da igreja que conhecemos as belezas de Deus, que nos revelam várias manifestações e as sabedorias divinas!
Procure uma igreja perto de Cristo, não perto de sua casa! Você não deve somente vir à igreja, mas amá-la.
“Alguns de nós recebemos um talento especial como apóstolos; a outros Ele concedeu o dom de serem capazes de pregar bem; alguns têm a habilidade especial de ganhar pessoas para Cristo, as ajudando a crer nEle como seu Salvador; outros, ainda, têm o dom de cuidar do povo de Deus, como um pastor faz com seu rebanho, e dirigi-lo e ensiná-lo nos caminhos de Deus. Por que é que Ele nos dá estes talentos especiais para fazermos melhor determinadas coisas? É que o povo de Deus estará mais bem aparelhado para fazer uma obra melhor para Ele, edificando a igreja – o corpo de Cristo – e elevando-a a uma condição de vigor e maturidade; até que finalmente todos creiamos do mesmo modo quanto à nossa salvação e ao nosso Salvador, o Filho de Deus, e todos nos tornemos amadurecidos no Senhor. Sim, crescermos a ponto de que Cristo ocupe completamente todo o nosso ser. Então não seremos mais como crianças, sempre mudando nossa idéia a respeito daquilo que cremos porque alguém nos disse uma coisa diferente, ou habilmente nos mentiu, e fez que a mentira soasse como verdade. Em vez disso, seguiremos com amor a verdade em todo tempo – falando com verdade, tratando com verdade, vivendo em verdade – e assim nos tornaremos cada vez mais, e de todas as maneiras, semelhantes a Cristo, que é o Cabeça do seu corpo, a igreja.
Sob sua direção o corpo inteiro se ajusta perfeitamente, e cada um dos membros em sua maneira particular auxilia os outros membros, de tal modo que todo o corpo saudável, está em crescimento e cheio de amor.” Efésios 4.11-16
Texto por: Janielle Medeiros