Trocando as Bagagens da sua Memória
Pr. Humberto Albuquerque – 27/10/2024 (manhã)
A Bíblia descreve o diabo como sedutor (Ap. 12:9), acusador (Ap. 12:10) e mentiroso (Jo 8:44). O inimigo trabalha horas extras para destruir o seu senso de valor e de significância para Deus, mas Deus te amou de tal maneira que deu o Seu Filho (Jo 3:16). Por isso, o diabo vai tentar trabalhar na sua memória e na sua imaginação para tirar o seu senso de propósito.
Quantas pessoas vivem sem propósito por terem perdido sua identidade e seu significado diante de Deus? Quando você ouve aquelas vozes acusadoras que questionam sua identidade e seu valor, saiba que isso não vem de Deus. Como sabemos disso? Deus nos escolheu em Jesus Cristo! (Ef 1:4) É importante saber disso e guardar a mente contra as artimanhas do inimigo.
Deus te libertou para a liberdade, mas ele nos ordena a permanecermos firmes, sem nos sujeitarmos a jugo de escravidão (Gl 5:1). Precisamos ter uma mentalidade próspera para vivermos a liberdade, pois a libertação provê a oportunidade de vivermos livres, mas ela não nos obriga a viver a liberdade. Para se apropriar da liberdade que Deus conquistou, é necessário ter responsabilidade, diligência e mudança de mentalidade.
Kenneth E. Hagin diz: “O que nós cremos é o resultado do nosso pensamento. Se pensarmos erroneamente, vamos crer de maneira errada. Se a nossa crença for errada, a confissão também o será, ou seja, o que dissermos estará errado. Tudo depende do nosso modo de pensar! A Palavra de Deus nos foi dada para endireitarmos os nossos pensamentos.”
Proteja a sua mente com pensamentos certos! Lembre-se de que todo pensamento tem um combustível chamado atenção. O tempo e o crescimento de um pensamento na nossa mente dependem do combustível que estamos dando a ele. Para nos livrarmos de um pensamento errado, devemos tirar o combustível dele, isto é, tirar a atenção que damos a ele. Estabeleça padrões de pensamentos que sejam bíblicos.
Temos um poder ou força que podemos operar. Este poder é maior que a pobreza, maior que a falta de conhecimento, maior que todos os seus medos e frustrações: é o poder de tomar o controle de sua mente e direcioná-la para os princípios de Deus e da Sua Palavra. Aquilo com que você alimenta sua mente é atraído para você. Perceba o quão importante é manter uma mentalidade próspera.
Mentalidade é o conjunto de padrões de pensamentos que você estabeleceu na sua mente. Quais os padrões de pensamentos estão em você? Isso determina o ser bem-sucedido ou não.
Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma.
3 João 1:2.
Obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma.
1 Pedro 1:9.
Somos um espírito, temos uma alma e habitamos em um corpo. O seu espírito é nascido de novo, mas a sua alma precisa ser renovada. É dela que vêm os sentimentos, o intelecto e as nossas vontades. Então, precisamos salvar a nossa alma através da Palavra de Deus.
Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma.
Tiago 1:21.
Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.
Josué 1:8.
Um grande problema que temos é quando nos deparamos com cristãos que são libertos no espírito, mas ainda vivem presos na alma, escravizados por uma mentalidade de miséria, debaixo do “cabresto” de uma cultura que foi enraizada. Isso não se trata apenas do aspecto financeiro, porque existem pessoas que possuem dinheiro, mas vivem uma vida miserável. A benção do Senhor enriquece e não traz nenhum dano (Pv 10:22). Você precisa mudar sua maneira de pensar para desfrutar da liberdade que Deus nos deu através de Jesus Cristo.
Para a libertação, não há processos, pois, no momento em que nascemos de novo, somos libertos do império das trevas (Cl 1:13). Contudo, para viver esse estilo de liberdade em Cristo, precisamos mudar a nossa mentalidade e sermos diligentes para que não voltemos a viver em uma escravidão. Ouça e pratique a Palavra! Fale a Palavra, assim como Jesus falava o que Deus Pai queria que Ele falasse (Jo 12:49).
Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.
Isaías 26:3 ARC.
Não deixe sua mente ouvindo qualquer coisa, mas invista tempo meditando na Palavra de Deus. Alguns insistem em viver debaixo do sistema deste mundo, no qual as pessoas correm atrás do dinheiro, mas, ao meditarmos na Palavra, descobriremos que, na economia do Reino de Deus, não são os cristãos que correm atrás do dinheiro, mas as bençãos que nos alcançam (Dt 28:2).
Homens com espírito liberto e com a mesma mente oprimida não avançam, vivem uma vida cheia de limitações. É preciso se apropriar da liberdade que foi conquistada por Cristo!
A primeira esfera de autoridade que se exerce é dominar a si mesmo. Se você não dominar a si mesmo, não conseguirá exercer sua autoridade. Não adianta você mudar o local em que você vive: você viverá em um local novo, mas sob a mesma escravidão. Para viver uma vida nova, é preciso mudar a mentalidade e isso exigirá responsabilidade para caminhar fora das portas de prisões que nos seduzem frequentemente.
Com o que você alimenta a sua alma determina a sua qualidade de vida e o seu grau de liberdade. Essa liberdade não tem como propósito que vivamos para nós mesmos, já que a Bíblia também fala para não usarmos a nossa liberdade para dar ocasião à nossa carne (Gl 5:3).
Ajuste sua mente para não entrar em um ambiente de mediocridade e limitação, mantendo sempre a consciência de que Deus está dentro de você. Seja contente com o que tem, mas não seja conformado ou acomodado: creia que Deus está com você e jamais te abandonará (Hb 13:5). Você foi chamado para administrar esta terra (Gn 1:26). Nós avançaremos à medida que nos apoiarmos na Palavra do Senhor. Ela determina a nossa identidade. Uma mentalidade renovada pela Palavra se apoia plenamente nos Seus princípios e se recusa a negociar o que Ele diz.
Não negamos a importância do tratamento psicológico com um profissional da área quando se trata de saúde mental. Cremos que esses profissionais fazem um trabalho maravilhoso na sociedade e que há situações em que é necessário tomar medicamentos e seguir instruções. Deus capacitou o ser humano para obter conhecimento que possa nos servir. Psicólogos e psiquiatras nos auxiliam para guardarmos a nossa mente, eles cooperam para que nós avancemos em fé, mas não podemos ficar dependentes deles toda a vida para termos saúde mental.
Nossa memória nos torna covardes ou corajosos. A nossa memória pode nos levar para a incredulidade e ofensa ou para a fé e alegria. Se dedicarmos tempo à exposição da Palavra e meditarmos nEla, seremos inundados de gratidão ao Senhor. Isso nos dará força e sustentabilidade para aquilo que ainda não temos respostas. Quando nos alimentamos do que Deus fez, sempre ficaremos alegres. Vale a pena lembrar dos feitos do Senhor!
Liberte-se do jugo de escravidão instaurada na sua mente. As Escrituras apresentam um estilo de vida diferente daquele que o mundo nos apresenta. Então, não perca tempo! Decida renovar a sua mente com as verdades bíblicas e viva a liberdade que Deus conquistou.