O culto dos homens, realizado em nossa igreja, foi um momento de grande reflexão e aprendizado, tendo como tema ” O Semeador”, baseada na parábola apresentada por Jesus no Evangelho de Mateus, capítulo 13.
Iniciamos com um momento de louvor, onde todos se uniram em adoração, preparando o coração para ouvir a palavra de Deus. Também foi oportunizado que uns orassem pelos outros, momento especial de comunhão e unidade.
A palavra foi ministrada pelo líder do departamento dos homens, Lucas Albuquerque, que com grande sabedoria, conduziu pela parábola, explicando que a semente é a palavra de Deus e os diferentes tipos de solo representam cada coração que recebe a semente e os resultados que ela tem.
O solo à beira do caminho, que foi pisoteado e onde a semente não encontrou raiz, simboliza aqueles que ouvem a palavra, mas logo a rejeitam, deixando que as distrações e as dificuldades da vida a afastem de seu coração. O solo rochoso, onde a semente germina rapidamente, mas logo murcha por falta de raiz, representa as pessoas que recebem a palavra com alegria, mas, diante das tribulações e perseguições, acabam se afastando de Deus, por não terem uma fé sólida. O solo espinhoso é aquele onde as preocupações com as riquezas e os prazeres da vida sufocam a palavra, impedindo que ela dê frutos. Aqui, o pastor nos alertou para as distrações que o mundo nos impõe, fazendo com que muitas vezes priorizemos interesses terrenos, deixando o evangelho em segundo plano. Por fim, o solo bom, que recebeu a semente e a fez crescer, produzindo frutos abundantes, simboliza os corações preparados para ouvir e viver a palavra de Deus, sendo um exemplo para todos ao seu redor.
A mensagem principal foi clara: devemos buscar ser o solo bom, aquele que ouve, guarda e põe em prática a palavra de Deus, permitindo que ela produza frutos em nossa vida. Foi uma oportunidade para refletir sobre o estado do nosso coração e como podemos florescer em nossa vida, transformando-nos em homens mais íntegros, fiéis e comprometidos com o Reino de Deus, especialmente também semear a palavra na vida de outras.
Ao final, foi proporcionado mais um momento de comunhão sendo servido um lanche recheado de delícias, com doces e salgados, com todos desfrutando da companhia e da amizade entre os irmãos.
Em breve, teremos mais um encontro poderoso na presença do Senhor!