O que a Bíblia fala sobre a vida conjugal? Cada cônjuge precisa buscar a sua intimidade com Deus, pois existe poder no relacionamento pessoal com Ele. Quando existe um fortalecimento no lar, a Igreja é fortalecida, pois como diz o ditado: família forte, igreja forte.
Precisamos conhecer o Senhor e a Sua bondade. Independentemente de como estejam as circunstâncias, o Senhor permanece sendo bom, pois a bondade faz parte de quem Ele é.
Apenas ouvir aquilo que a Bíblia fala sobre casamento não é suficiente, mas é necessário ter convicção – dar ouvidos, atenção àquilo que a Bíblia diz, já que assim a convicção estará sendo gerada em nosso coração, ouvindo e praticando a Palavra recebida.
Os obstáculos são um dos impedimentos que ocorrem durante a vida, no entanto são durante os problemas que temos a oportunidade de praticar aquilo que aprendemos na palavra.
“Depois disto partiu Jesus para o outro lado do mar da Galiléia, que é o de Tiberíades. E grande multidão o seguia, porque via os sinais que operava sobre os enfermos. E Jesus subiu ao monte, e assentou-se ali com os seus discípulos. E a páscoa, a festa dos judeus, estava próxima. Então Jesus, levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pão, para estes comerem? Mas dizia isto para o experimentar; porque ele bem sabia o que havia de fazer. Filipe respondeu-lhe: Duzentos dinheiros de pão não lhes bastarão, para que cada um deles tome um pouco.
E um dos seus discípulos, André, irmão de Simão Pedro, disse-lhe: Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isto para tantos? E disse Jesus: Mandai assentar os homens. E havia muita relva naquele lugar. Assentaram-se, pois, os homens em número de quase cinco mil. E Jesus tomou os pães e, havendo dado graças, repartiu-os pelos discípulos, e os discípulos pelos que estavam assentados; e igualmente também dos peixes, quanto eles queriam. E, quando estavam saciados, disse aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobejaram, para que nada se perca. Recolheram-nos, pois, e encheram doze alcofas de pedaços dos cinco pães de cevada, que sobejaram aos que haviam comido” (João 6.1-13).
O fato de sabermos o final da história não nos dá o direito de desprezar o que aconteceu no caminho. Relacionamento é uma arte, poderia dizer que é até uma arte ninja. Casamento é a união de duas pessoas com criações diferentes. Os problemas surgem na convivência, criação de filhos, na área financeira.
Se família é um projeto de Deus é o Senhor que nos ajuda a solucionar os problemas, não é preciso buscar soluções humanas para os projetos criados pelo Senhor.
O primeiro passo para resolvermos qualquer problema é termos um coração grato a Deus. Gratidão não está relacionada àquilo que não temos, mas sim àquilo que o Senhor já fez por nós. Gratidão é o reconhecimento daquilo que o Senhor já fez.
Durante os problemas não se apegue as reclamações, murmurações por mais que a nossa naturalidade humana seja reclamar. Devemos render graças ao Senhor.
O plano perfeito de Deus é para termos nossas necessidades supridas e que haja excedente para que as pessoas possam ser influenciadas pela nossa vida.
Não podemos desconsiderar aquilo que temos, por mais que pareça pouco, Deus pode utilizar para resolver os problemas.
Não despreze algo por pensar que é pouco, pois não está relacionado aquilo que você tem, mas sim a atitude do coração.
Entender o Senhor como ele é – o seu caráter – é o resultado do que ele pode fazer. Precisamos convidar o Senhor para a nossa vida cotidiana.
“E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus. E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas. E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho. Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser. E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes. Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima. E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram. E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo. E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho” (João 2.1-10).
O vinho da festa acabou, o primeiro pensamento poderia ser acabar a festa, no entanto, Jesus não finalizou a festa, mas preparou o milagre. Convide Jesus para o seu casamento e deixe-O realizar o milagre.
Nos dias de hoje, o normal é solucionar problemas conjugais com a separação, mas é impossível solucionar um projeto de Deus sem a ajuda do Criador.
Convide Jesus para o seu casamento e construção da sua família, Ele pode transformar e restaurar o seu lar.
Sucesso em todas as áreas da vida é um reflexo do sucesso na vida familiar. Não existe sucesso ministerial sem sucesso familiar, esse sucesso da vida começa em casa. Faça do seu casamento uma festa diária, mas para isso você precisa convidar Jesus para ele.
Entenda o que é importante e coloque em prática em todas as oportunidades que surgirem, não apenas palavras, mas ações baseadas naquilo que a bíblia diz sobre casamento.
*Trechos da ministração do dia 03 de maio de 2023, no Culto da Família.