
Integrante da diretoria da Verbo Sede
“O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca. E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo? Qualquer que vem a mim, ouve as minhas palavras e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante: É semelhante ao homem que edificou uma casa, cavou, abriu bem fundo e pôs os alicerces sobre a rocha. Vindo a enchente, a corrente bateu com ímpeto naquela casa, mas não pôde abalá-la, porque estava fundada sobre a rocha. Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre a terra, sem alicerces. A corrente bateu com ímpeto, e logo a casa caiu; e grande foi a sua ruína” (Lucas 6.45-49).
Nesta passagem bíblica, Jesus exorta as pessoas que aparentemente O seguiam, mas não estavam alinhadas com a Sua visão. Ele disse: “Por que vocês me chamam de Senhor, mas não fazem o que mando?”.
Alicerces solidos
A palavra “pratica”, mencionada no versículo, pode ser entendida também como “seguir”. Parafraseando: aquele que ouve, mas não segue.
Falando sobre profundidade, diferentemente de Mateus, Lucas destaca detalhes nas palavras de Jesus, mencionando que o homem cavou e abriu uma vala profunda para construir um grande alicerce. Quanto maior a profundidade, mais sólido o alicerce. Quanto maior o alicerce, mais você poderá construir.
Crescendo para baixo
Por vivermos em um mundo imediatista, quando as coisas demoram, ficamos impacientes e queremos que tudo aconteça instantaneamente. Acostumados com o sistema e a cultura deste mundo, acabamos trazendo essa mentalidade para nossa vida espiritual, esperando resultados rápidos e instantâneos. Até mesmo em relação ao seu chamado, você pode desejar que tudo aconteça rápido, que as promessas se cumpram amanhã! E muitas vezes a pressa em ver a casa pronta não é nem para morar nela logo, mas para que os outros a vejam.
Uma das características de um alicerce é que ele não é visível. Muitas vezes, ficamos preocupados em sermos notados, em ter reconhecimento, curtidas e compartilhamentos e esquecemos do que realmente importa: aquilo que ninguém vê, o que só você tem acesso – seu coração.
Quero te incentivar a não querer crescer para cima, mas, sim, para baixo. Aprendi que, no Reino de Deus, o caminho para cima passa primeiro pelo caminho para baixo. O próprio Jesus desceu do Céu para a Terra, e depois desceu novamente, tomando as chaves da morte e do inferno.
Vivendo em profundidade
Em Efésios 4, está escrito que “Aquele que desceu é o mesmo que subiu”, e Deus O exaltou sobremaneira, dando-Lhe um nome acima de todo nome.
No início do ministério de Jesus, o diabo tentou oferecê-lO tudo o que Deus já havia prometido, mas de maneira errada e no tempo errado. Jesus recusou, porque sabia que não era daquela forma nem naquele tempo. Conseguir algo rapidamente pode até te dar uma bela casa, fazer com que as pessoas te admirem, mas, na primeira adversidade, sem uma base sólida, tudo desmorona.
É melhor avançar devagar e com solidez do que crescer rápido e perder tudo rapidamente. Você precisa investir tempo para colocar fundamentos que te preparem para o que Deus tem para sua vida.
Neste ano de profundidade, quero te incentivar a abrir uma profunda vala no seu coração, para depositar a visão e aquilo que Deus tem colocado no coração daqueles a quem você decidiu se submeter como líderes.
“Esse povo me honra com os lábios, mas o coração deles está longe de mim” (Isaías 29.13).
Ame as pessoas
E Ele explica o motivo: as pessoas faziam apenas o que queriam, sendo “donas do próprio nariz”. Não colocar seu coração em alguém ou em uma visão te tornará independente, e essa independência pode te trazer problemas. Quando vivemos sem liderança, sofremos com exaustão e aflição, porque Deus estabeleceu o princípio da autoridade com um propósito divino.
Todos nós precisamos estar debaixo de autoridade! Todos nós precisamos seguir alguém!
“Aquele que me serve, siga-me” (João 12.26).
Ele poderia ter invertido a ordem e dito: “Aquele que me segue, sirva-me”, mas Ele falou com aqueles que já estavam servindo. Jesus não falava de seguir fisicamente, mas de seguir de coração. Você pode estar servindo alguém sem seguir essa pessoa. Pode obedecer seus pais sem, verdadeiramente, segui-los. Porque servir diz respeito ao que você faz; seguir envolve intenção, coração, propósito e motivação.
Não basta apenas servir a Jesus. Ele quer que O sigamos. Não é só chamar “Senhor, Senhor”, mas fazer o que Ele manda. Como servimos e amamos a Jesus? Sempre amando pessoas! Seu amor por Deus se prova no seu amor pelos outros.
Você não pode dizer que serve a Deus se não serve ninguém. Você não pode dizer que segue a Deus se não segue ninguém. Se já fez algum tour e precisou de um guia, o que precisou fazer? Seguir! Você não conhecia nada ali e poderia se perder, mas, para obter todas as informações necessárias, precisava confiar no guia.
Baixe sua bola!
Você não pode seguir alguém pensando que sabe mais do que essa pessoa. Nem pode seguir estando à frente dela. Podemos ser tentados a pensar que sabemos mais, que faríamos melhor, que aquele líder está limitado. Já passei por isso, achando que era mais inteligente que meus pais, professores, líderes na igreja. Vi muitos caírem nesse erro e também vi o resultado que tiveram.
Cuidado! Baixe sua bola! Se enxergue! Você precisa de guias! Deus com certeza vai te conectar a alguém. Às vezes, tentamos imitar os resultados dos outros, mas os resultados são consequência de princípios vividos. O que precisamos imitar não são os frutos, mas a fé que gerou aqueles frutos.
A quem Deus tem te conectado? Quem são os seus guias? Você precisa estar envolvido! Porque uma ovelha isolada é presa fácil. Na passagem de I Samuel 10.27, Deus tocou no coração de um grupo de homens para seguir Saul, mas eles o desprezaram. Deus toca no seu coração para seguir, mas a decisão de obedecer e se submeter é sua.
Sem visão, perecemos!
Abrir uma vala profunda exige renúncia, correção e confronto. Mas isso é bom! Um guia te corrige porque sabe onde você pode se perder.
Se tornar profundo em uma visão exige quebrar muitas coisas. Quero te incentivar a cavar e crescer para baixo. Foi assim com Samuel, até que ele começou a crescer diante do Senhor e, depois, diante dos homens. Precisamos crescer primeiro diante de Deus! Siga a visão e ouça as mensagens do lugar que você está envolvido, porque quando você cuida das coisas do Senhor, Deus cuida das suas coisas.
E um último conselho: se você segue uma visão, não se relacione com quem não a segue. Fica a dica! Sem visão, perecemos!
*Trechos da mensagem do dia 01 de fevereiro de 2025, no Culto de Jovens.