
Integrante da diretoria executiva da Igreja Sede
Vamos falar um pouco sobre o tema “Tempo de preparação não é tempo perdido”. O propósito é instigar você. Eu vou falar um pouco sobre vida de prosperidade. A vida de prosperidade está relacionada à vida que Deus deseja para nós. Desenvolver a prosperidade significa caminhar no propósito que Ele tem para seus filhos. Esse é o estilo de vida que Deus deseja para você.
E como devemos viver nesta terra? Em constante crescimento, em progressão contínua. Tenho certeza de que a sua vida hoje não é a mesma de quando você nasceu de novo.
Pilares de uma vida próspera
Nossa vida precisa evoluir, sair de um estágio e avançar para outro. Quando tudo dá certo, agradecemos a Deus; mas, quando as coisas começam a dar errado, muitas vezes culpamos o diabo ou até mesmo Deus. Mas você sabe que Deus é bom? Ele não nos prova com coisas ruins. Muitas vezes, os nossos sofrimentos são consequências de decisões equivocadas que tomamos, e essas decisões interferem diretamente em nossa vida de prosperidade.
Quando falamos em prosperidade, a primeira coisa que vem à mente é dinheiro, mas a prosperidade vai muito além das finanças. Quero apresentar princípios para que você viva uma vida verdadeiramente próspera.
“Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma.” (III João 1.2).
Você consegue perceber que há alguém torcendo por você e por mim para que a nossa vida dê certo? Se só o nosso Pai já está torcendo para que tudo funcione, isso é mais do que suficiente. Mas cabe a mim e a você desenvolver a prosperidade em todas as áreas: recursos, saúde, mente e maturidade nos relacionamentos. Prosperidade não se resume a dinheiro.
Precisamos crescer em três áreas fundamentais: espírito, alma e corpo.
“Eu é que sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, pensamentos de paz e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança” (Jeremias 29.11).
Prosperar é construir
Ele já foi ao nosso futuro, Ele sabe o que deseja para nós. Agora, cabe a mim e a você trilhar esse caminho que Ele preparou.
Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra” (Isaías 1.19).
O nosso manual de vida já está escrito: a Palavra de Deus. Ela nos guia em todas as coisas. Como posso viver uma vida cristã sem conhecer a Palavra? Se eu não a sigo, não apenas a minha vida será comprometida, mas também a vida daqueles a quem Deus me confiou.
Prosperidade não é determinada pelo que temos, mas pelo que somos. A Palavra de Deus diz que Ele já nos redimiu. Alguém morreu por mim e por você! O preço já foi pago para que fôssemos libertos da maldição e da miséria.
Segundo o dicionário, prosperidade significa a qualidade ou estado de ser próspero, aquele que se desenvolve bem, que avança e progride. Não podemos nos estagnar. Prosperidade também significa favorecimento, bom êxito e crescimento, e isso está alinhado com a Palavra de Deus.
Prosperar é construir, crescer e avançar.
Qual estilo vida você escolhe viver?
Quando nasci de novo, deixei para trás hábitos antigos. Prosperidade é crescimento contínuo. Não posso viver uma vida de altos e baixos, mas de avanço constante. Eu preciso prosperar; eu preciso avançar; eu preciso progredir. E isso leva tempo.
“Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus” (Filipenses 3.12).
Você sabe para o que foi chamado? Qual é o seu propósito de existência? Isto é, existe um propósito incrível de Deus para a minha e para a sua vida: alcançar vidas, prosperar e conquistar o prêmio de Deus. Eu te pergunto: você vai decidir viver essa vida gloriosa ou uma vida miserável?
“Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta” (Hebreus 12.1).
Todos os dias enfrentamos situações que tentam nos tirar do foco. Muitas pessoas estão presas ao passado e querem progredir, mas isso não é possível. Jesus já venceu por mim e por você! Agora, cabe a nós fazermos a nossa parte.
Como desenvolver uma vida de prosperidade?
1. Mudando a nossa mentalidade
Eu preciso transformar a minha mente com a Palavra. Deus é o maior interessado em que pensemos corretamente.
2. Gerindo bem os recursos que chegam às nossas mãos
Além disso, a Bíblia condena a avareza, a cobiça e o amor ao dinheiro. As coisas materiais não definem a nossa prosperidade; o que define é o nosso relacionamento com Deus. Ter dinheiro não é sinônimo de espiritualidade ou carnalidade. O que importa é como administramos e gerimos os recursos que Deus nos confia.
Quero falar também sobre ampla suficiência e abundância.
“E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades” (Filipenses 4.19).
Se Deus conhece cada uma das nossas necessidades, o que devemos fazer? Obedecer! Além disso, temos a oportunidade de praticar generosidade, demonstrando compaixão e ajudando os outros. A generosidade significa agir como Deus age conosco. Eu te pergunto: Você é generoso? Você tem abençoado a vida do seu irmão? Quero que você saia daqui com uma mentalidade de generosidade.
“Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares” (Provérbios 3.9-10).
Honre ao Senhor! Isso não deve ser negociado. A fidelidade no dízimo e nas ofertas é um princípio bíblico. Vou entregar o dízimo à casa do Senhor, porque Ele tem sido generoso comigo.
Por fim, quero recomendar dois livros para você:
- “Prosperidade Bíblica” – Derek Walker
- “Toque de Midas” – Kenneth E. Hagin
Que Deus abençoe a sua vida e que você prospere em todas as áreas!
*Trechos da mensagem do dia 02 de fevereiro de 2024, na Escola Dominical.