
O conhecimento da Palavra traz luz e esclarecimento. Sem a Palavra de Deus, estamos perdidos, tateando no escuro. Quando você começa a estudar a Palavra, percebe a desordem em sua vida e começa a ajustá-la, pois a Palavra é luz para sua caminhada.
“A revelação das tuas palavras esclarece e dá entendimento aos simples” (Salmos 119.130)
“Veio ainda a mim a palavra do Senhor, dizendo: Que vês tu, Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira. E disse-me o Senhor: Bem viste, porque velo pela minha palavra para cumpri-la” (Jeremias 1.11-12).
Palavra move Deus
No hebraico, “amendoeira” significa “vigilante”, pois é a primeira árvore a florescer no início da primavera. Deus usou essa imagem para ilustrar que Ele está atento à Sua Palavra para cumpri-la. Ele tem um compromisso com a Sua Palavra, não com nossas opiniões, experiências, tradições ou religiosidade. Essas coisas não atraem o favor de Deus para nossas vidas, mas Sua Palavra, sim. Por isso, precisamos investir tempo estudando as Escrituras, pois é a Palavra que move Deus a nosso favor.
Quando a Arca da Aliança foi capturada pelos filisteus na guerra contra Israel, permaneceu sete meses entre eles e trouxe maldição ao seu povo. Então, decidiram devolvê-la a Judá, colocando-a em uma carroça. A Arca foi parar na casa de Abinadabe, onde permaneceu esquecida por vários anos.
Dedique-se às escrituras
Quando Davi assumiu o trono, uma de suas primeiras ações foi trazer a Arca de volta a Jerusalém.
“Então Davi se indignou, porque o Senhor irrompera contra Uzá; pelo que chamou aquele lugar Perez-Uzá até ao dia de hoje. Assim temeu Davi a Deus naquele dia, dizendo: Como trarei a mim a arca de Deus? Pelo que não trouxe a si a arca a casa de Davi, mas fez com que fosse levada à casa de Obede-Edom, o geteu. E a arca de Deus ficou com a família de Obede-Edom, três meses em sua casa; e o Senhor abençoou a casa de Obede-Edom, e tudo o que tinha” (I Crônicas 13.11-14).
Davi tentou transportar a Arca da mesma forma que os filisteus, mas, como não conhecia o procedimento correto, Deus trouxe juízo, e um homem morreu no percurso. Temendo a situação, Davi deixou a Arca na casa de Obede-Edom, que foi abençoado por Deus.
Davi então buscou respostas para entender como poderia trazer a Arca de volta corretamente. Durante três meses, ele estudou as Escrituras até descobrir a maneira certa de proceder:
“Porquanto vós não a levastes na primeira vez, o Senhor nosso Deus irrompeu contra nós, porque não o buscamos segundo a ordenança” (I Crônicas 15.13).
Davi queria fazer algo bom, mas do jeito errado, seguindo orientações humanas em vez das Escrituras. Quando finalmente entendeu o que a Palavra dizia, assumiu a responsabilidade pelo erro.
Muitas vezes, assim como Davi, culpamos Deus pelos nossos problemas quando, na verdade, a solução já foi dada em Sua Palavra. Em vez de buscar apenas experiências alheias, devemos nos dedicar às Escrituras, pois nelas encontramos as instruções de Deus para nossa vida.
Priorize a Palavra
“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama” (João 14.21).
Nosso amor por Deus é demonstrado pela prioridade que damos à Sua Palavra.
No episódio relatado em Mateus 22.23-33, os saduceus tentaram armar uma cilada para Jesus porque não acreditavam na ressurreição. No entanto, Ele os confrontou dizendo que o problema deles era não conhecerem as Escrituras. Jesus nunca acusaria alguém de algo que Ele mesmo não fizesse. Pelo contrário, Ele estudava a Palavra e tinha um profundo conhecimento das Escrituras.
Jesus foi tentado em todas as coisas, mas não pecou. No deserto, Satanás usou trechos da Bíblia para tentar enganá-lO, mas Jesus não cedeu, pois conhecia a Palavra melhor do que o diabo. Da mesma forma, precisamos estudar as Escrituras para não sermos enganados. O Espírito Santo habita em nós, e, se nos dedicarmos à Palavra, estaremos preparados para vencer as armadilhas do inimigo.
A importância do conhecimento bíblico
Jesus cresceu em Nazaré e, todos os sábados, ia estudar as Escrituras na sinagoga. Naquela época, os textos estavam em pergaminhos, o que tornava a leitura mais desafiadora, mas Ele sabia exatamente onde encontrar o que precisava, pois estava familiarizado com a Palavra.
“E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens” (Lucas 2.52).
Se Jesus precisou estudar a Bíblia, quanto mais nós! Satanás é especialista em distorcer a Palavra para trazer confusão, mas, ao estudá-la, temos entendimento e somos libertos de suas mentiras.
É vontade de Deus que cresçamos no conhecimento das Escrituras. Se fazemos parte desta visão, precisamos investir nesse crescimento. O que mais ocupa nossa atenção é o que mais nos influencia. Se queremos andar na luz e não nos perder nas dificuldades da vida, devemos priorizar o estudo da Palavra.
Se você tem um chamado de Deus, tem o dever de investir nele. Nossa escola existe para iluminar a respeito do que a Palavra ensina. Deus tem compromisso com Sua Palavra, e aqueles que a estudam encontram direção e propósito.
*Trechos da mensagem do dia 02 de fevereiro 2025, no Culto de Celebração.