por Samir Sousa
*Supervisor do Departamento de Jovens
Tem lugares em que a cada dia ali tem uma visão diferente estabelecida. Você tem segurança em uma liderança de um lugar assim? São lugares onde a visão é negociada e as pessoas são descartáveis. Estudos dos Estados Unidos mostram que uma visão não dura até a segunda geração, mas nós estamos aqui para quebrar essa pesquisa. O fruto disso são aqueles que cresceram na visão e estão continuando a correr com ela. Não precisamos mudar, essa é a visão e ela tem base bíblica. Vamos continuar!
“Porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele” (Marcos 11.23).
Falar fé é não duvidar no seu coração.
“Mas pastor, a dúvida não pode chegar no meu ouvido?”. Pode e ela vai chegar, mas você não pode deixar ela chegar ao seu coração. O diabo vai colocar coisas no seu ouvido: “não vai dar certo, não vai acontecer”. Mas o que você vai dizer? Diga: “Aparta-te de mim satanás”.
O nosso Deus é muito mais poderoso. Se ele falou, vai dar certo. Nós estamos em um ministério, uma igreja que foi criada pela fé. A Palavra está aqui como um b-a-ba, mas temos que andar sozinhos. Temos que depender de Deus e de homem nenhum. Às vezes vemos tanta coisa acontecendo na internet, ministérios maravilhosos crescendo e avançando. Glória a Deus por eles, mas nós vamos continuar com a nossa visão fazendo também.
“Mas Samir, é só fé que vocês pregam?”. Meu irmão, o justo vive pelo quê? Pela fé. Até para aceitar Jesus, precisa de fé. O que a Bíblia diz? “Quem crê será salvo”. Precisamos de fé em tudo! Nós vamos continuar pregando fé, pois o justo não vai viver somente de revelação.
Vemos uma história linda dos missionários que estão lá no Japão, sem sequer falar a língua. Na época em que eles foram, não tinha nem o Google Tradutor. Mas eles foram porque ouviram uma palavra e foram em fé.
Hoje ouvimos uma direção e falamos: “mas, mas, mas…”. Irmão, apenas faça! Uma das coisas da nossa visão como igreja é a pontualidade. Eu me lembro que o pastor Bud Wright nos contou que antes do culto, o grupo de música se reunia em uma sala que eles tinham. A oração estava tão boa que eles perderam o horário. Faltando cinco minutos, eles desceram e o pastor Bud só olhou e esperou eles colocarem os instrumentos, pegar o microfones e disse: “o culto hoje será sem louvor”. No final, o pastor Bud chamou eles e deu aquela correção: pontualidade. Na obra de Deus, não fazemos de qualquer jeito, precisamos ser diligentes.
Outra história é que um irmão, passando pela rua, decidiu falar com o pastor Bud. O pastor perguntou da janela: “O que foi, irmão? Estou orando agora”. Ele disse: “Quero lavar seu carro”. O pastor jogou a chave pela janela e disse: “Quando terminar, falo contigo”.
Temos que tomar cuidado, pois hoje está havendo muito mimimi. Irmão, graças a Deus pelo líder que o corrigiu, porque se o corrigiu, é porque quer o seu melhor. Amém? A Bíblia diz que o pai corrige o filho a quem ama.
Pontualidade é a nossa visão e excelência também é a nossa visão.
Nosso Deus é excelente. Vamos fazer coisas excelentes também. As pessoas olham e perguntam: “Pra que isso?”. É para termos um culto melhor! Fazemos um trabalho excelente, mas temos que estar sempre um olhando para o outro. Estamos fazendo a obra de Deus. Quanto mais fazemos melhor, com excelência, alcançamos mais pessoas. É o nosso intuito, propagar a mensagem de Deus.
Eu imagino há 20 anos atrás. “Pra que comprar um terreno desse tamanho?”. Você prefere um templo que abençoa 3 mil pessoas ou 200? A visão é grande e o que fazemos deve acompanhar. Quanto mais pessoas abençoadas, será ótimo. Nossa parte é contribuir, ajudar.
“E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo” (Romanos 10.17).
Lembro que na primeira vez que visitei o Verbo da Vida lá em São Paulo, o pastor André Martins estava ministrando música com uma guitarra. Ele começou o mover, tirou a guitarra e começou a correr. Isso também faz parte da nossa visão, as manifestações do Espírito.
Quanto mais eu ouço a Palavra de Deus, mais minha fé aumenta. Não sei se vocês já pararam para pensar nos últimos anos, o quanto vocês cresceram. Eu estava no último Avanço JVV e cheguei maravilhado.
Às vezes, as pessoas ficam falando em quando será o avivamento, mas se o Avanço não é avivamento, não sei o que é. Mais de 100 jovens, pagando para evangelizar, pegando ônibus para pregar nas cidades. Isso não vai parar, é a visão e vai aumentar cada vez mais. Jovens cheios do Espírito, cheios da Palavra e parando uma cidade inteira.
Estou aqui há seis anos e Campina Grande não sabe ainda o que tem nas mãos. Um rapaz que acabou de chegar aqui para fazer uma das escolas Rhema este ano está impactado. Cinquenta porcento das igrejas Verbo da Vida foram fundadas por campinenses e tem quase 500 no mundo. Se isso não é avivamento, não sei o que é.
Por ano, 1500 pessoas saem do Brasil inteiro e vêm para cá no JPN. Todo ano, mais de 10 mil pessoas se matriculam no Centro de Treinamento Bíblico Rhema no Brasil, para vir três vezes por semana, pagando uma quantia para ouvir a Palavra de Deus. Existe o Rhema em todas as capitais, em cidades do interior e dentro dos presídios com o Rhema prisional.
Coisas grandes nos esperam. Amplie sua visão!
Tem gente indo por todo mundo pregando o Evangelho. Temos quase mil professores no Rhema e a maioria de improváveis, mas quando a Palavra chega, muda a vida de qualquer pessoa. Uma das nossas visões é acreditar nas pessoas. Pegar aqueles que o mundo não dava nada e, de repente, a pessoa está rodando o mundo. Eu não sei a sua história, se é boa ou ruim. Se é boa, vai ficar melhor, mas se é ruim, vai ficar ótima. Porque a Palavra chegou e onde a Palavra chega tem resultado. Conte para Deus sua história e ele vai mudar ela.
Todo ano, mais de 4 mil ministros vão para nossas conferências. Às vezes, ficamos olhando para fora e achando legal. Isso é bom, mas eu amo minha visão e quero que ela aumente mais, cada vez mais. Tire a reclamação da boca e tire a murmuração. Você nunca vai concordar 100% com nada, mas eu decido obedecer, ser submisso e trabalhar para que isso cresça. Eu vejo tantos resultados dessa visão na minha vida, na vida da minha família, na vida das pessoas, então por que vou ficar reclamando?
Como é bom ter uma vida de fé. Viver uma vida de impossíveis, onde nada é impossível. Creia que vai dar certo! Nosso Deus não mudou. Aquilo que o mundo diz que vai dar errado, Deus chega e diz que vai dar certo. Nossa fé está em Deus, nada vai mudar. Estamos firmados em Deus, em Sua Palavra.
*Trechos da mensagem do dia 04 de fevereiro de 2023, no Culto dos Jovens.