por João Gabriel
*líder do Departamento de Jovens
Nós precisamos avivar e relembrar a visão que Deus nos deu continuamente. Deus deu uma visão a Abraão, na qual Ele disse que este seria pai de multidões. Deus disse: “Olha para as estrelas do céu, se assim podes contar, assim será a tua descendência” (Gênesis 15.5).
Deus estava demonstrando a ele para que sempre que Abraão olhasse para as estrelas do céu e para o pó da terra, ele lembrasse que tinha uma promessa, uma visão e um propósito na sua vida.
“Onde não há revelação divina, o povo se desvia; mas como é feliz quem obedece à lei” (Provérbios 29.18).
Você não foi projetado por Deus, idealizado desde a barriga da sua mãe, para ir a qualquer lugar. Existe um propósito na sua vida, existe algo que através de você vai alcançar outras pessoas e ter um efeito na eternidade.
Tem gente aí fora carente de propósito e de sentido de suas vidas. Precisamos alcançar essas pessoas e trazer para a igreja. Pessoas precisam do que tem emanado deste lugar. Creio em uma geração que vai permanecer constante. Deus tem um projeto de vida para você em vitória continua, com avanço e crescimento.
O que você tem gerado de visão para o seu futuro? Será que você tem reconhecido que os pensamentos de Deus são maiores?
Sabe qual a visão que está no meu coração? Jovens sendo ensinados, discipulados com sabedoria e com propriedade em Cristo Jesus. Avivamento na nossa geração, nas casas, nos cultos e fora da igreja. Pessoas sendo salvas e amadurecendo. A Bíblia diz: “Ide e fazei discípulos” (Mateus 16.15). Estamos ficando muito bons no ide, mas está chegando o tempo de nos aperfeiçoarmos em fazer discípulos.
Clareza de onde você quer chegar é o ponto de partida para você conquistar qualquer coisa em sua vida.
Nossa missão, dos Jovens Verbo da Vida Sede, é anunciar, discipular e ensinar com sabedoria e propriedade em Cristo Jesus. Temos muito a melhorar, mas já consigo olhar para essa visão e ver que temos avançado nisso.
Eu creio que está chegando um tempo em que vamos conseguir que cada jovem da nossa igreja seja acompanhado, um a um. Estamos orando por estratégias para isso.
“O mistério que esteve oculto durante épocas e gerações, mas que agora foi manifestado a seus santos. A ele quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória. Nós o proclamamos, advertindo e ensinando a cada um com toda a sabedoria, para que apresentemos todo homem perfeito em Cristo. Para isso eu me esforço, lutando conforme a sua força, que atua poderosamente em mim” (Colossenses 1. 26-29).
A nossa visão é ser referência nacional como uma igreja de jovens que conhecem Jesus e O tornam conhecido. Entre os nossos valores está a unidade, crescimento e influência, que é a visão dada por nosso pastor Thiago Borba. Também temos como valores a excelência, honra, intensidade, consagração, equilíbrio, fundamentos, diversão e maturidade.
“Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6.33).
Todas as demais coisas serão acrescentadas e isso quer dizer tudo o que você precisa. No decorrer do ano, suas responsabilidades tendem a crescer, mas tenho visto pessoas permitindo isso sufocar a vida espiritual.
Busque em primeiro lugar o Reino de Deus. Esta é uma busca continua e entendendo qual deve ser a sua prioridade. Estudos e trabalho são lícitos, mas existe uma primazia inegociável. Será que temos sacrificado a nossa vida com Deus em nome da correria? Deus está nos chamando para uma restauração do altar.
De que adianta ganhar o mundo e perder a sua alma? Tudo o que você fizer, até mesmo na correria, faça para a glória de Deus. Você não é desse mundo. Podemos fazer o que precisamos, mas sem perder esse princípio.
Que ajuste você precisa fazer para voltar ao lugar de primazia? Deus tem algo poderoso para esse departamento, mas é preciso buscar em primeiro lugar ao Senhor, ou então será natural as outras coisas sufocarem sua vida espiritual e você ficar sem o “oxigênio” que precisa para permanecer afogueado.
*Trechos da mensagem do dia 26 de setembro de 2022 no Culto de Jovens.