
Coordenadora do Coisas de Mulher
Essência não é aparência. Você está bonita hoje? É tão bom quando nos sentimos bonitas, mas quando não estamos bem com nós mesmas, perdemos nossa essência. Uma vez, fui maquiada e não me reconheci na minha essência. A maquiagem ficou estranha.
“Seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus” (I Pedro 3.4).
Um espírito manso e tranquilo. Como conseguir isso? O Senhor me ensinou que ‘manso’ significa dócil, amável.
“Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas” (Mateus 11.29).
Você não é o que faz
É sobre isso que Pedro fala: como Jesus era. Ser humilde é não resistir a Deus, demonstrando mansidão e tranquilidade. Não devemos ser engolidas pela rotina e pelos excessos. Somos tentadas a achar valor no que fazemos e não no que somos. Você não é o que faz. O que você faz é substituível. Isso não acontece com o seu valor diante de Deus. Ele te fez com uma essência só sua. O mundo quer nos levar a comparações, mas devemos desacelerar e achar descanso em Deus.
Você é boa em fazer coisas. Quantas já realizou hoje? Mas precisa reavaliar: a aparência não é tudo. Isto é, as pessoas veem o que você produz e podemos ser absorvidas pela rotina, perdendo as preciosidades da convivência com nossos queridos. Além disso, se perdemos nossa essência, tentando ser pilotos, quando Deus nos fez para sermos co-pilotos, isso resulta em prejuízo para os resultados.
Eu não sou nordestina, mas meu marido é. Ganhei uma cuscuzeira uma vez e deu certo quando eu fiz pela primeira vez, no começo. Mas coloquei o apoio de puxar para baixo. Eu não sabia que ele precisava estar posicionado para cima. Parece ser algo tão simples, mas podemos sofrer por coisas simples, quando não temos conhecimento. Fomos criadas para conhecer a Deus e a mansidão, aprendendo a tranquilidade em coisas simples.
Não é aparência, é essência
“Porém, o Senhor disse a Samuel: ‘Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o Senhor não vê como o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração'” (I Samuel 16.7).
Não quero correr o risco de parecer algo que não sou. Tem a estação de ser solteira: seja a melhor solteira. Se chegar a estação de ser casada, seja a melhor esposa. Não quero ter a melhor aparência e ser rejeitada. Quero ser agradável a Deus com um espírito manso e tranquilo. As pessoas veem o exterior, mas o problema não é aparecer, e sim perder a essência.
Samuel perguntou: “Acabaram teus filhos?” “Não”, e mandou chamá-lo. Ele era ruivo e de boa aparência. Não há problema em ser bonita! Mas foi o coração de Davi que fez a diferença. Ele foi ungido, e o Espírito Santo se apoderou dele.
O Espírito Santo nos ajuda em tudo
O Espírito Santo nos auxilia em mudanças, melhorando o tom de voz. Ele nos ajuda em tudo.
“Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele” (II Crônicas 16.9).
O Senhor procura aqueles cujo coração é totalmente dele e os faz fortes. Ou seja, um coração manso e tranquilo também é não resistir a Deus e confiar além das próprias forças, trazendo a consciência de que Deus é craque em transformar circunstâncias difíceis em testemunhos.
Estou pronta para receber Seu cuidado e Sua força. É isso que Deus está falando nesta noite: que Ele receba o melhor que eu posso dar. Quero ter boa aparência e ser possuída pelo Espírito, e não apenas ter boa aparência e ser rejeitada pelo Senhor.
*Trechos da mensagem do dia 06 de setembro de 2024, no Culto coisas de Mulher.