“Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido” (Josué 1.6-8).
Nós temos o privilégio de ouvir a Palavra da Fé, ouvir sobre família. Muitas pessoas não conhecem, porém, muitas vezes, nós que conhecemos não valorizamos a palavra que recebemos na igreja.
O propósito desta mensagem é despertar você para sair da zona de conforto.
Quanto maior o sacrifício, maior a benção. Você está sendo treinado para fazer coisas que ainda não foram feitas. Seu crescimento começa quando termina a sua zona de conforto e não há crescimento nesse lugar. A zona de conforto nos impede de progredir em nossas vidas pessoais, familiares, profissionais e no reino de Deus.
Sinais que mostram quando a zona de conforto começa a ser prejudicial:
1 – Falta de fome para ganhar vidas para Jesus.
2 – Egoísmo.
3 – Crise.
4 – Falta de motivação.
5 – Desculpas constantes.
6 – Vida profissional estagnada ou em declínio.
Não podemos parar de evangelizar e ganhar vidas para Jesus. Nós precisamos de pessoas para cumprir o “Ide” e discipular pessoas. É no exercício do “Ide” que iremos aprender a cumprir os nossos papéis como marido e esposa.
Na posição egoísta ficamos centrados no individualismo, perdemos a vontade de servir, de participar de projetos e treinamentos que resultarão em vidas salvas. Precisamos de você envolvido nas atividades da igreja. Existem pessoas que aceitam a Jesus. No entanto, o trabalho não para por aí. É necessário cuidar, ensinar e dedicar tempo para as vidas ganhas.
As crises começam a aparecer quando estamos na zona de conforto.
Crises financeiras, crises nos relacionamentos familiares. Em situações assim não conseguimos ter força para reagir.
“Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus, o qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica” (II Coríntios 3.5,6).
Veja como sair da zona de conforto:
1 – Descubra o seu potencial.
Dê passos pequenos e firmes. Busque servir nos departamentos da igreja. Tenha atitudes disponíveis para servir e haverá oportunidades, mas é necessário ter esforço.
2 – Seja flexível.
3 – Estude mais sobre diversos assuntos.
A fonte para a solução de todos os problemas está na Palavra. Quando surgirem situações adversas dentro do seu lar é preciso buscar praticar a Palavra.
4 – Elimine seus erros.
5 – Faça atividades que desenvolvam sua criatividade.
6 – Tenha um bom networking.
Existem pessoas que precisam conhecer você, pois dentro de você existem coisas preciosas que o Senhor colocou. Nós precisamos desenvolver empatia pelas outras pessoas e, assim, não haverá egoísmo.
7 – Experimente algo novo todos os dias.
Ore ao acordar. Essa atitude pode ser algo novo para algumas pessoas. Também abrace sua esposa, seu marido, seus filhos.
8 – Faça atividades independentes.
9 – Saiba reconhecer e assumir riscos, com disposição para aceitar as consequências, caso as coisas não aconteçam como esperado.
10 – Faça coisas que a maioria das pessoas não fazem.
11 – Viva pela fé e não pelo que vê.
Existem coisas na sua vida que você já orou mas no seu coração ainda não há convicção que Deus pode fazer tudo o que você imagina. Deus é capaz de fazer e até nos tirar da zona de conforto.
“E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis” (I João 2.27).
Para sair da zona de conforto é necessário manter-se focado.
“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito” (João 14.26).
O Espírito Santo nos ensina e nos faz lembrar de todas as coisas. Nós precisamos pedir a ajuda do Espírito Santo. Ele é o nosso ajudador.
*Trechos da ministração do dia 07 de junho de 2023, no Culto da Família.