O Espírito Santo quer nos fazer decolar para que possamos ir a lugares, pelo espírito, que não conseguimos estar fisicamente. Nesses últimos dias, muitas coisas tem acontecido, mas podemos viver coisas extraordinárias n’Ele. Por isso, não se “avexe”, mulher. Ele está cuidando de tudo na sua vida!
O Espírito Santo de Deus tem feito, falado e se movido através de nós. Ele se move através da sua e da minha vida. Tem coisas que só poderemos ver, perceber e entender depois da estação que estamos vivendo. O que importa é que estejamos vivendo a vontade de Deus para nós.
Tudo vai bem
A Palavra ministra aos corações de forma certeira. Quando temos a identidade característica da alegria, não sorrimos porque está tudo bem, sorrimos porque n’Ele tudo vai bem. Quanto mais sacudimos as circunstâncias e os pensamentos negativos que querem ocupar a nossa mente, viveremos de forma mais intensa com o Senhor.
O que Jesus nos ensina com Sua passagem pela terra, com as coisas grandiosas que Ele fez é que Ele tem o desejo de nos ver plenas. Jesus viu a mulher de uma forma muito perfeita. Quando Jesus fez a mulher, Ele estava no maior e melhor plano. Ele sabia que estava criando uma ideia perfeita. Nosso Pai não tem plano frustrado. Somos o plano d’Ele!
Descanse, não se “avexe”
Quando entendemos o plano de Deus para nós, passamos a andar em plenitude. Muitas vezes, temos muitos planos externos, tentando nos enquadrar na perspectiva de outra pessoa e esquecemos de nos render ao plano de Deus para nossa vida. Todo passo que Jesus deu na terra foi nos ensinando e apontando para algo que estava sendo cronometrado perfeitamente pelos céus. Quando ele falava, ele queria nos ensinar a não andar de qualquer jeito aqui na terra. Essa frase “se avexe não”, bem típica do nordeste, é dita em ambientes que se apresentam comprometidos com uma agitação anormal.
Quanto mais observamos a natureza e tudo o que Deus criou, mais admiramos o Deus Emanuel que está presente em nós. Muitas vezes, paramos para observar coisas que podem nos trazer tristeza. Deus nos chamou para viver uma vida de quietude. A agitação faz com que a gente não ouça e nem usufrua do melhor de Deus. Quando observamos aquilo que Ele quer conferir em nossa vida, passamos pelo dia mau de forma tranquila.
A inquietação, de acordo com o dicionário, “é um estado de preocupação, do que se acha em agitação, desassossego, que impede o repouso, a paz, a tranquilidade e impele o nervosismo”. Com Jesus, nós já recebemos a paz que excede todo entendimento. A agitação impede a manifestação da tranquilidade. Ela acontece dentro da nossa mente.
Imagem e semelhança de Deus
“Indo eles de caminho, entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa. Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos. Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me. Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada” (Lucas 10.38-42).
Sua face, a qual é a imagem de Deus, reflete a glória de Cristo. Quanto mais nos permitimos ser regadas com o amor e com as palavras quem vem de Deus, menos o diabo tem domínio sobre a nossa mente. Existem lugares em nossa mente que se entrarmos, não sairemos com facilidade. Deus lhe deu o melhor, então, não se avexe!
A Palavra de Deus vai entrar e alcançar o que precisa ser alcançado. A inquietação nos impede de usufruir aquilo que Deus já conquistou para nós. Não é um homem que vai suprir e prover as nossas necessidades mais profundas. O primeiro lugar da nossa vida pertence a Deus. O inimigo sempre vai tentar trazer respostas para soluções de um sofrimento, porém essas respostas não resolvem o problema, pelo contrário, agravam ainda mais.
Mulheres vitoriosas
Não adianta acessarmos as mesmas coisas repetidamente e nos desapegarmos das verdades ouvidas por causa das pressões que chegam até nós. Uma mulher que bem sabe quem é em Deus pode até não estar bem, mas ela decide sorrir. É uma mulher que olha para o gigante e não o vê como a derrota dela, mas, sim, como a oportunidade da sua vitória.
“Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam” ( I Coríntios 2.9).
Existem muitas coisas no interior do nosso ser que precisam ser retiradas e outras que precisam ser acrescentadas. Jesus veio para nos ensinar como viver o céu na terra.
O que é felicidade?
Jesus é essa felicidade. Não diz respeito a você viver tudo o que quer, mas, sim, a você estar bem, independentemente disso. Felicidade, de acordo com o dicionário da língua portuguesa, é “o estado de quem é feliz, uma sensação de bem estar e contentamento que pode ocorrer por diversos motivos. É um momento durável de satisfação, em que o indivíduo se sente plenamente feliz e realizado. Um momento onde não há nenhum tipo de sofrimento”. Entretanto, a Palavra nos mostra que a felicidade não está ligada às circunstâncias que estão acontecendo ao nosso redor, mas, sim, em você ter o Espírito Santo habitando dentro de você!
Não permaneça olhando para o passado. A mente de uma mulher precisa ser transformada, restaurada e renovada, pois é em nossa mente que Satanás quer trabalhar com suas mentiras. Declare para si mesma todos os dias: “Eu sou feliz!”. Cristo é revelado em nossa vida quando saímos de cena. O maior interessado em nos ver vivendo o extraordinário é Jesus, mas, para isso, precisamos tratar as feridas que ainda existem em nós. Precisamos avisar ao nosso rosto que o perdão existe. Temos que nos levantar por dentro e por fora.
Quem está no Reino não pode estar andando cabisbaixo. Decida estar na posição que o nosso Pai preparou e planejou para você. Não nascemos para viver avexados. Tenha consciência de quem você é. Cada célula, cada neurônio, cada partícula do nosso ser foi feita para que nós funcionássemos perfeitamente!
*Trechos retirados do Culto das Mulheres no “Coisas de Mulher”, no dia 17 de junho de 2023.