
Integrante da equipe ministerial da Igreja Verbo da Vida, em Petrolina (PE).
Você não nasceu para o confronto, você nasceu para a significância. A Palavra nos diz que há um terceiro Céu e lá nós já estamos assentados à destra de Jesus Cristo. É como se só precisássemos dar um sussurro para que Jesus nos ouça. Deus está nos concedendo autoridade para resolver questões no primeiro céu, onde vivemos atualmente, pois no terceiro Céu tudo já está resolvido.
É muito fácil se mover dentro das quatro paredes, mas aqui estamos nos preparando para sair e anunciar o Evangelho fora dessas paredes.
Em Mateus 18.11, está escrito que Jesus veio salvar o que havia se perdido. Ele veio restaurar tudo como era desde o princípio. Deus deu autoridade ao homem sobre todas as coisas. Mas quando o homem pecou, perdeu essa autoridade. Jesus veio restaurar essa autoridade, para que possamos fazer obras maiores do que Ele fez. Hoje, não existe mais apenas um Jesus Cristo e por isso Ele disse que poderíamos fazer obras maiores do que as que Ele fez.
Um Deus criativo
A Bíblia diz que todas as coisas são possíveis para aquele que crê. Posso todas as coisas naquele que me fortalece! Existe um prefixo “re” que quer dizer fazer de novo. Em Romanos 12.1, “renovar” significa tornar novo como era no início. A salvação não é um lugar para onde estamos indo, mas um lugar ao qual estamos voltando. Jesus veio trazer o que foi perdido.
Em Lucas 24.49, não está dito que seríamos vestidos, mas revestidos, ou seja, vestidos como um dia já fomos, devolvendo o que a humanidade perdeu por causa do pecado. Essa roupa foi manchada por causa do “eu”. Jesus não diz que veio nos dar 50%. A Palavra diz que Ele nos deu toda a autoridade, e não uma parte dela.
“Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano” (Lucas 10.19).
Dar é um caráter do nosso Pai. Jesus nos deu todo o poder para pisar sobre o inimigo. A semelhança de Deus é operar como Ele opera. Pensamos que o diabo está criando coisas, mas não. O diabo age sobre a ignorância; ele não pode criar nada. O poder de criar foi dado pelo próprio Deus aos seus filhos. Ele nos fez conforme sua imagem e semelhança para que possamos também criar coisas.
Você é muito maior do que pensa!
Tudo foi criado pelo homem para a glória do nome de Jesus. As danças, os ritmos, todo ser que respira foi criado para louvar ao Senhor! Em Mateus 5, na passagem do gadareno endemoninhado, a Bíblia relata que aquele homem estava com cerca de 6 mil demônios. Se aquele homem pôde ter isso dentro dele, o que os filhos de Deus não podem ter dentro deles através do Espírito Santo? Você é muito maior do que pensa!
Ao chegar do outro lado, Jesus dá ordem aos demônios e eles tiveram que sair daquele homem e se curvar diante de Jesus. Quando você entra em um hospital, em uma viela, em uma empresa, onde for, a presença de Deus chegou. Hoje, nós somos a arca de Deus. O próprio Deus escolheu morar dentro de nós. Somos templos do Espírito Santo e precisamos andar com essa consciência. Somos embaixadores de Cristo, representantes legais d’Ele. Foi dado a nós essa “carteira espiritual”.
Resplandeça a luz
Jesus veio andar na terra para mostrar o que também podíamos fazer em Seu nome. Jesus expulsou aqueles demônios e o homem ficou purificado e grato a Deus. Antes, um homem de má reputação; agora, alguém que estava limpo. Ele pediu a Jesus para ir com Ele. Mas por que Jesus não o deixou ir? Jesus mandou que ele voltasse para os seus e contasse tudo o que Deus fez por ele. Aquele homem não tinha um total entendimento da Palavra, mas o gadareno voltou e maravilhou toda a Decápolis, que significa 10 cidades. Elas foram maravilhadas pelo homem, que apenas contou o que Deus fez por ele.
O lugar onde Deus mais vai nos usar é o lugar onde mais nos conhecem. Naquelas cidades, as pessoas veriam que esse era aquele homem cheio de demônios, mas que agora é um homem que resplandece luz; elas veriam o antes e o depois. Deus quer que você resplandeça e leve luz para aqueles que já te conhecem. Precisamos levar o Evangelho para o mundo, sim, mas também para nossos vizinhos, na nossa faculdade, escola, trabalho. Sua vida precisa evidenciar a presença de Deus. Ser cristão não é ser melhor que as pessoas, mas ser melhor para as pessoas!
Um testemunho vivo
Sua vida deve falar mais do que suas palavras. Muitas vezes, nós não estamos lendo a Bíblia toda, mas queremos que o pecador leia. Você é a Bíblia que o mundo vai ler! Existem coisas que nos paralisam, entre elas a timidez. Podemos pensar equivocadamente que ser tímido é legal. Mas a Palavra de Deus diz que a timidez está classificada no mesmo rol da mentira (Apocalipse 21.8). Como você vai anunciar o Evangelho com timidez? Deus não nos deu espírito de medo, mas de poder, amor e moderação! Não é você que vai fazer, é o Espírito Santo!
Como é encorajador quando alguém rompe com a timidez. O rompimento de alguém move nossos corações, incendeia nosso coração. Nós devemos romper, entendendo que não é pela nossa própria força. Como uma luva precisa de uma mão para se mover, nós somos a luva e o Espírito Santo é essa mão. N’Ele podemos todas as coisas!
Solucionadores de problemas
Quando entramos no Evangelho, pensamos que devemos convidar as pessoas para nossa igreja. Mas a maioria das pessoas que estão lá fora não virão. Nós precisamos ir ao mundo e chamá-las para Cristo. Nós somos o sal da terra; fomos chamados para dar “gosto” ao mundo, precisamos entrar nos ambientes e ser resposta para toda e qualquer situação. Somos solucionadores de problemas, problemas impossíveis, ordinários e extraordinários. Deus nos chama neste tempo para coisas extraordinárias, coisas fora de ordem, até mesmo para fazer coisas que o céu não viu. Deus está nos chamando para fazer coisas que a Igreja nunca viu!
“E manifestar qual seja a dispensação do mistério, desde os séculos, oculto em Deus, que criou todas as coisas, para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais, segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Efésios 3.9-11).
Vai acontecer agora, por meio da Igreja, coisas que os anjos dirão “uau!”.
“O qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro. E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja” (Efésios 1.20-22).
Jesus nos dá toda essa autoridade! Cristo deu à igreja toda a autoridade que lhe foi dada por Deus, para que vejamos um enfermo e isso nos revolte, nos impulsionando a fazer algo. Se há um filho de Deus, aquela circunstância precisa ser mudada.
Você é “boca de Deus”
Em João 17.22, Jesus diz que nos deu a glória que foi dada a Ele. Ele mesmo nos deu! Quando a medicina não pode mais alcançar, as mãos de Deus alcançam. Mas as mãos de Deus aqui na terra somos nós, seus filhos. Em João 2, temos o primeiro milagre relatado. Faltou vinho na festa e Maria pediu para Jesus fazer algo sobre aquilo, pois certamente Jesus já havia feito algo em sua casa que manifestava aquilo. Os milagres vão começar primeiro dentro da sua casa! O que o mundo ainda não viu começará no seu lar, na sua família. Você é a resposta de Deus dentro da sua casa, na sua vizinhança!
Você é a boca de Deus que transformará a vida delas! Precisamos entender que servir a Deus exigirá de nós renúncias, mas o pecado não tem mais domínio sobre nós porque estamos debaixo da graça e não mais da lei!
Anunciando o Evangelho
“Findos os sete dias, veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Filho do homem, eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; da minha boca ouvirás a palavra e os avisarás da minha parte. Quando eu disser ao perverso: Certamente, morrerás, e tu não o avisares e nada disseres para o advertir do seu mau caminho, para lhe salvar a vida, esse perverso morrerá na sua iniquidade, mas o seu sangue da tua mão o requererei. Mas, se avisares o perverso, e ele não se converter da sua maldade e do seu caminho perverso, ele morrerá na sua iniquidade, mas tu salvaste a tua alma” (Ezequiel 3.16-19).
Temos a responsabilidade de anunciar. Devemos ir e anunciar, como Jesus nos convocou. Nosso papel não é convencer; esse é um papel do Espírito Santo. O sucesso da sua pregação não é quantas vidas nasceram de novo, mas para quantas pessoas você anunciou o Evangelho. Quando você entrar no ônibus, no Uber, na escola, no trabalho, anuncie o Evangelho!
*Trechos da mensagem do dia 12 de julho de 2024, na Conferência Jovem para as Nações (JPN).