Pastor Presidente da Igreja Sede em Campina Grande-PB
“Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te bem depressa; Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade” (1 Timóteo 3.14 -15).
Existe uma maneira adequada do crente se comportar na igreja local. A Bíblia nos traz essas instruções. Este lugar tem um aspecto social, mas não é como um simples clube onde nós viemos para conhecer pessoas e fazer amizades.
Fazer amizades faz parte, mas não é o propósito. A igreja é como um porto de aviões, onde você se abastece, passa por manutenções, mas você não foi criado para ficar aqui para sempre, mas para alçar voos, cumprir sua missão sem deixar de sempre voltar para este lugar, que é um lugar de desenvolvimento.
Nós não usamos as pessoas para fazer a igreja crescer, nós usamos a igreja para fazer as pessoas crescerem.
A palavra “igreja”, no Novo Testamento, é usada de dois modos na Bíblia, a igreja que é o Corpo de Cristo (At 9.31), e também a igreja como reuniões específicas: a igreja em Jerusalém (At 11.22), a igreja em Antioquia (At 13.1), a igreja em Cencréia (Rm 16.1), esses são exemplos da palavra de igreja sendo usada para reuniões diferentes em lugares diferentes. A própria Bíblia já reconhecia a igreja como um todo, mas também que cada reunião era uma igreja em si, individual, com características próprias.
“Saúdem uns aos outros com um beijo santo. Todas as igrejas de Cristo mandam saudações” (Rm 16.16).
Muitas vezes, nós estamos orando por livramentos, mas não estamos aproveitando as portas que Deus já abriu, como os cultos disponíveis na nossa igreja local. Cada um sabe o tempo que tem e devemos avaliar a nós mesmos e nossas prioridades. Estar disponível para nossa igreja local forja o nosso caráter. As portas estão abertas, nós apenas precisamos entrar por elas.
Frequentadores da igreja são diferentes de membros da igreja. O membro tem o direito a algumas coisas que um frequentador não tem, como servir em departamentos. Não é necessidade da igreja que você sirva, mas é necessidade sua se envolver no serviço da sua igreja local.
Entender como a sua igreja funciona irá auxiliá-lo a cooperar com o crescimento do Reino de Deus. Cada igreja tem suas características, sua cultura, mas o nosso comportamento na casa de Deus deve ser sempre de todo o nosso coração. Por menor que seja a sua colaboração, o seu serviço reverbera para a eternidade. Por isso, não deixe de ser um cooperador de Deus na sua igreja local.
*Trechos da ministração do dia 19 de março de 2023, no Culto de Celebração