
Integrante da equipe ministerial da Verbo Sede
Quero refletir com vocês sobre algo essencial para a vida da igreja: o equilíbrio nas manifestações do Espírito Santo. A Palavra de Deus nos ensina, por meio do apóstolo Paulo, que não devemos ignorar a verdade a respeito dos dons espirituais.
“Meus irmãos, quero que vocês saibam a verdade a respeito dos dons que o Espírito Santo dá. Vocês sabem que, quando ainda eram pagãos, vocês eram desviados, de várias maneiras, para a adoração dos ídolos, os quais não têm vida. Por isso precisam compreender que ninguém que diz “Que Jesus seja maldito!” pode estar falando pelo poder do Espírito de Deus. E que ninguém pode dizer “Jesus é Senhor”, a não ser que seja guiado pelo Espírito Santo. Existem tipos diferentes de dons espirituais, mas é um só e o mesmo Espírito quem dá esses dons. Existem maneiras diferentes de servir, mas o Senhor que servimos é o mesmo. Há diferentes habilidades para realizar o trabalho, mas é o mesmo Deus quem dá a cada um a habilidade para fazê-lo. Para o bem de todos, Deus dá a cada um alguma prova da presença do Espírito Santo. Para uma pessoa o Espírito dá a mensagem de sabedoria e para outra o mesmo Espírito dá a mensagem de conhecimento. Para uma pessoa o mesmo Espírito dá fé e para outra dá o poder de curar. Uma pessoa recebe do Espírito poder para fazer milagres, e outra recebe o dom de anunciar a mensagem de Deus. Ainda outra pessoa recebe a capacidade para saber a diferença entre os dons que vêm do Espírito e os que não vêm dele. Para uma pessoa o Espírito dá a capacidade de falar em línguas estranhas e para outra ele dá a capacidade de interpretar o que essas línguas querem dizer. Porém é um só e o mesmo Espírito quem faz tudo isso. Ele dá um dom diferente para cada pessoa, conforme ele quer” (I Coríntios 12.1-11).
Os dons são para todos, não apenas para os ministérios
Muitas vezes imaginamos que os dons espirituais e suas manifestações são algo restrito apenas aos cinco ministérios. Mas não devemos limitar dessa forma. Os dons espirituais e suas manifestações são para todos aqueles que passaram pela experiência do novo nascimento e do batismo no Espírito Santo.
Deus distribui a cada um, conforme a Sua vontade, individualmente. A proposta que Deus tem para a Nova Aliança é diferente daquela da Antiga Aliança. Na Antiga Aliança, o Espírito estava sobre a vida dos profetas, sacerdotes e reis. Na Nova Aliança, porém, essa abrangência se tornou maior, alcançando a todos nós.
O equilíbrio necessário na manifestação dos dons
Quando recebemos o batismo no Espírito Santo, as portas se abrem para o incrível do Senhor. Desfrutamos de um destravamento em nossas vidas quando mergulhamos nas coisas do Espírito. Mas precisamos de equilíbrio na manifestação dos dons, e esse equilíbrio pode ser encontrado por meio do aprendizado dos ensinamentos sobre os dons.
Não devemos ser ignorantes a ponto de desorganizar e perder a ordem em momentos de manifestação do Espírito Santo. Não podemos pender nem para um lado nem para o outro, precisamos estar em equilíbrio, pois a manifestação não deve ser sinônimo de excessos.
Devemos buscar com zelo os dons, por meio de ensinamentos equilibrados e de uma exposição motivada ao Espírito, visando progredir para a edificação da igreja. Os resultados das manifestações são sobrenaturais, mas não devemos olhar apenas para eles, ignorando o processo.
Não devemos limitar o mover de Deus
É um erro limitarmos o agir do Senhor em nossas vidas a alguma manifestação específica. Devemos eliminar todo pensamento contrário que traga incapacidade para o mover do Senhor. Não podemos perder a oportunidade de sermos usados nos dons por falta de esclarecimento.
Visando um fim proveitoso, a proposta de Deus não é exclusiva a algumas pessoas. Ela é dada a cada um de nós, mediante o Espírito, para o crescimento e a edificação da igreja. A igreja precisa estar ativa, pois Deus quer trazer livramento e dar direção, aconselhando para um bom futuro por meio de sua palavra de conhecimento.
Os dons foram criados para serem vividos. Precisamos ter intimidade com o Espírito Santo para sermos guiados e usados nos momentos oportunos, a fim de atingirmos o fim que agrada ao Senhor, não apenas no ambiente da igreja, mas em nosso dia a dia.
*Trechos da mensagem do dia 18 de agosto de 2026, no Culto do Espírito.

