por Adriana Potter
*Coordenadora do Centro de Orações do MVV
Quando oramos sobre outras coisas e outras pessoas, Deus cuida das nossas necessidades. Nós que fizemos Escolas de Ministros, Rhema, achamos que sabemos como orar. Mas a Bíblia diz que não sabemos como orar. Romanos 8.26 diz que o Espírito Santo nos ajuda sobre as nossas fraquezas e falta de habilidade, pois não sabemos orar.
“Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis” (Romanos 8.26).
Interessante que a Bíblia diz se não sabemos como orar. O ‘se’ é uma conjunção condicional. Só o Espírito Santo sabe o que orar. Nós não podemos deduzir da nossa cabeça o que orar. É uma afirmação! Nós não sabemos orar, pois só o Espírito Santo sabe sobre tudo.
Nós não presumimos, fazemos perguntas. O que é presumir? Muitas vezes nós pecamos quando presumimos, e nós pecamos na nossa vida diária. No dicionário Oxford, presumir significa: tirar conclusões precipitadas, prever, tirar conclusões precipitadas. Não tire conclusões antes de orar!
Não sabemos como orar. Só Deus sabe a oração certa, para que e o que precisa ser orado. Quando não temos nem versículos para falar sobre algo, o Espírito Santo nos auxilia com a oração em línguas. Diga: Eu não sei como orar!
“Demorando-nos ali alguns dias, desceu da Judeia um profeta chamado Ágabo; e, vindo ter conosco, tomando o cinto de Paulo, ligando com ele os próprios pés e mãos, declarou: Isto diz o Espírito Santo: Assim os judeus, em Jerusalém, farão ao dono deste cinto e o entregarão nas mãos dos gentios. Quando ouvimos estas palavras, tanto nós como os daquele lugar, rogamos a Paulo que não subisse a Jerusalém. Então, ele respondeu: Que fazeis chorando e quebrantando-me o coração? Pois estou pronto não só para ser preso, mas até para morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus. Como, porém, não o persuadimos, conformados, dissemos: Faça-se a vontade do Senhor!” (Atos 21.10-14).
Paulo já estava consciente das coisas que aconteceriam quando ele obedecesse ao Senhor. E ele não estava falando sobre doenças nem nada do tipo, pois Jesus já tinha levado isso na cruz. Eles estavam falando de outro tipo de sofrimento. A Bíblia não diz claramente, mas se eles decidiram orar, não podemos presumir as coisas, mas precisamos fazer perguntas. O Espírito Santo não estava contrariando aquilo que Deus tinha dito a Paulo. Quando recebemos notícias ruins, precisamos perguntar a Deus como orar.
Amados, eu não quero estar no meio impedindo a vontade de Deus para esta terra. Existe um tempo para tudo, e que tempo estamos vivendo? Vamos apenas reagir que deve ser assim ou assado? Se nós não sabemos como orar, ore em línguas que Deus vai lhe dar entendimento. Eu não tenho as respostas, e talvez eu tenha criado mais perguntas do que respostas, mas orar em línguas é o melhor que você pode fazer. Vamos pensar sobre isso.
Quantas vezes Davi presumiu como ele queria agir? Nós precisamos orar a Deus essa noite. Eu tenho pensado sobre Turquia e Síria. Eu não sei o que devo orar, mas posso orar sobre salvação. Existem muitas pessoas que ainda não encontraram Cristo, mas podemos orar para que eles conheçam a verdadeira salvação.
*Trechos da mensagem do dia 10 de fevereiro no 2023, no Culto de Oração.