Você está empolgado com a Palavra de Deus? Quantos estão empolgados para o que Deus vai fazer na sua vida hoje? Na sua história? Você está em um ambiente de mudanças e Deus vai fazer algo poderoso em sua vida e em sua história. Pensando sobre esta mensagem, eu refleti sobre a importância de estarmos comprometidos com o avivamento.
Antes do avivamento coletivo, ele começa de forma individual. Há dois anos, quando eu estava em Tulsa fazendo o Rhema, perguntamos a T.L. Osborn como começar um avivamento e ela nos respondeu: “Nós somos o avivamento”. Antes que qualquer avivamento aconteça de forma coletiva, ele precisa acontecer de forma individual. Estar comprometido com o avivamento é uma mudança interna que manifesta mudanças externas.
A mudança de Saulo
“Saulo, respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso encontrasse alguns que eram do Caminho, tanto homens quanto mulheres, os levasse presos para Jerusalém. Seguindo ele estrada afora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor, e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: ‘Saulo, Saulo, por que me persegues?’ Ele perguntou: ‘Quem és tu, Senhor?’ E a resposta foi: ‘Eu sou Jesus, a quem tu persegues; mas levanta-te, entra na cidade, onde te dirão o que convém fazer.’
Os seus companheiros de viagem pararam emudecidos, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém. Então, Saulo se levantou da terra e, ao abrir os olhos, nada podia ver. Guiando-o pela mão, levaram-no para Damasco. Ele ficou três dias sem ver, durante os quais nada comeu nem bebeu. Ora, havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. O Senhor lhe disse numa visão: ‘Ananias!’ Ao que ele respondeu: ‘Eis-me aqui, Senhor!’ Então, o Senhor lhe ordenou: ‘Levanta-te e vai à rua chamada Direita, e na casa de Judas procura por Saulo, apelidado de Tarso, pois ele está orando e viu entrar um homem, chamado Ananias, e impor-lhe as mãos para que recuperasse a vista’” (Atos 9.1-12).
A mudança é interna
Entenda que, no texto acima, havia alguém que tinha cartas para executar os cristãos e Deus realizou a mudança em Saulo. A mudança vem de dentro para fora. Quando estamos em um ambiente onde Jesus é manifesto, o ambiente muda. Isso não começa externamente. Alguém pode estar bem vestido, até coberto por uma burca, mas estar podre por dentro. A mudança vem de forma interna e se manifesta externamente.
“Ananias, porém, respondeu: ‘Senhor, de muitos tenho ouvido a respeito desse homem, quantos males ele tem feito aos teus santos em Jerusalém; e para aqui trouxe autorização dos principais sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.’ Mas o Senhor lhe disse: ‘Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios, reis, e os filhos de Israel; pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome.’ Então, Ananias foi e, entrando na casa, impôs sobre ele as mãos, dizendo: ‘Saulo, irmão, o Senhor me enviou, a saber, o próprio Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas, para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo’” (Atos 9.13-17).
Isso é um avivamento. Eu creio em cultos nos quais pessoas vão chegar aqui sob grandes opressões, em cenários que parecem impossíveis de mudar aos olhos naturais, mas a unção de Deus vai vir, mudar e curar. Quando estamos comprometidos com o movimento, estamos comprometidos com a mudança, com o crescimento, pois entendemos que o crescimento espiritual é permanente. Quando vivemos em comunhão diária com Jesus, um momento como o que está por vir na quinta-feira será avassalador. Você não vai precisar sentir aquela “cosquinha” no final do culto, pois será permanente.
O crescimento é contínuo
O crescimento é contínuo e não está no controle de Deus. Crescer espiritualmente depende de você e está sujeito aos ambientes a que você se expõe, à conexão que você tem com o Espírito. Você tem uma vida e uma história, mas quando se renova, você muda. Assim como um bebê precisa crescer gradativamente, alguém que se submete ao Espírito Santo também evolui gradualmente. Crescer espiritualmente te tira da ignorância. A infância espiritual te impede de ver algumas coisas que só podem ser vistas em Deus. Mas quando crescemos espiritualmente, Deus nos permite ver o que só é possível enxergar n’Ele.
Eu desejo que você seja uma pessoa comprometida, esteja ou não em compromisso com Deus. Você tem um compromisso de permanecer firme diante de Deus, de não desfalecer diante das situações. Não há nada pior do que receber uma notícia ruim e não ter ninguém para ajudar, mas você precisa se agarrar a Deus e Ele vai te tirar dessa situação.
Existem pessoas que precisam ser desafiadas para crescer. Não estou dizendo que Deus vai dar uma “surra” em ninguém, mas você precisa entender que, se não se submeter, não vai crescer e continuará sendo aquele menino mimado com a chupeta na boca que não cresceu. Quando você está comprometido a crescer, seu foco tem que estar em Deus. O compromisso do crescimento espiritual é estar focado em Deus. Eu escolhi Deus como a fonte que me faz crescer.
Nosso maior inimigo: a ignorância
Muitas vezes queremos nos distanciar dos princípios que Deus nos estabeleceu. Eu creio que existe uma voz aqui esta noite que está te chamando para esse lugar de crescimento, onde você não vai colocar sua vida em lugares desnecessários. Colocar-se em certas situações pode te trazer dano no futuro e te afastar de Deus. O maior inimigo de qualquer um não é o diabo, é a ignorância. Mas quando você cresce espiritualmente, você fica mais forte. A infância espiritual te coloca em limitação, em uma visão totalmente distorcida. E é triste, porque já vi pessoas assim, se submetendo à mesma mensagem, ao mesmo ambiente e a vida delas não progride. Não é o Rhema que decide, não é a quantidade de vezes que você vai à igreja, é você quem decide!
Tem pessoas que pensam assim: “Ah, eu vou mudar de igreja porque lá vão me notar.” Aí trocam de igreja para serem vistas. Mas estamos falando de um homem que era assassino e teve um encontro espiritual. Enquanto Deus falava com Ananias, também falava com Saulo.
O avivamento é individual
Eu creio que, quando estamos comprometidos com o avivamento, com o Senhor de nossa vida, o que tiver que te encontrar, vai te encontrar. Pessoas não têm a capacidade de parar o plano de vida de ninguém, pois, quando Deus está envolvido com o propósito, homens não podem impedir.
Deus ainda fala. Se você estiver comprometido com Ele e com Sua Palavra, o que tiver que te achar, vai te achar. Eu creio que esta é uma noite em que você vai se enxergar por dentro e se colocar no radar espiritual diante de Deus.
*Trechos da mensagem do dia 10 de setembro de 2024, no Culto do Espírito.