
Integrante do Departamento da Família da Igreja Sede
Como é importante estar sempre repetindo as mesmas coisas para que se fixem em nossa mente. Se estivermos bem atentos às ministrações que estamos recebendo, Deus nos mostrará exatamente onde estamos, para que Ele nos leve aonde quer que estejamos. A verdade da Palavra transforma o nosso ser por completo.
Como está a sua alma?
Eu sei que o Senhor nos conhece por completo, mas não podemos ignorar a importância da nossa própria análise, para nos conhecermos e vermos o que precisamos mudar para melhorar. Se eu, se você, se cada um de nós conhecermos a verdade…
“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32).
“Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6).
Não é a verdade que o outro conhece ou a informação que eu acho que sei, mas, sim, uma verdade que me conduz a um lugar melhor. Quando eu conheço a verdade para a qual fui criado, o Senhor me leva a um lugar diferente daquele em que estou, mesmo que eu ache que esse lugar já é bom.
Quando eu conheço a verdade sobre quem eu sou, posso viver a grandeza que Deus preparou para mim. E, se eu estiver bem, se a minha alma estiver bem, a minha família estará bem, a minha casa prosperará.
“O presbítero ao amado Gaio, a quem eu amo na verdade. Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma. Fiquei sobremodo alegre pela vinda dos irmãos e pelo testemunho da tua verdade, como tu andas na verdade. Não tenho maior alegria do que esta: ouvir que meus filhos andam na verdade” (III João 1.1-4).
Quem deseja ser próspero?
Eu trouxe aqui um equipamento, o “mediador de alma”, que vai medir sua temperatura. A minha ideia não é medir você. Lembro-me do período da pandemia, quando precisávamos ser avaliados para entrar em alguns lugares. Mas fico pensando: será que a própria pessoa não sabia sua condição? Talvez ela pudesse ter evitado passar por essa avaliação se conhecesse a si mesma o suficiente para saber que não deveria estar naquele ambiente, considerando sua condição de possível contágio.
Se a minha alma não estiver próspera, eu busco melhorar! Sabe, a grande diferença não está em falar do outro ou em julgá-lo, dizendo: “Rapaz, ele está indo para o buraco” e não fazer nada porque estou em outro nível. Isso não é prosperidade.
Eu posso ser um auxílio e ajudar as pessoas a mudarem suas histórias, lembrando-as de que são abençoadas, de que são prósperas.
Precisamos conhecer a verdade
“Davi muito se angustiou, pois o povo falava de apedrejá-lo, porque todos estavam em amargura, cada um por causa de seus filhos e de suas filhas; porém, Davi se reanimou no Senhor, seu Deus” (I Samuel 30.6).
Todos estavam em amargura porque não conheciam a verdade. Essa verdade muda a nossa mentalidade.
“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o viticultor. Toda vara em mim que não dá fruto, ele a corta; e toda vara que dá fruto, ele a limpa, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como a vara, de si mesma, não pode dar fruto se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós sois os ramos. Quem permanece em mim, e eu nele, esse dá muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer. Quem não permanece em mim é lançado fora, como a vara, e seca; tais varas são recolhidas, lançadas no fogo e queimadas. Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito” (João 15.1-7).
Deus está disponível para você
Deus está disponível para você, independentemente de qualquer circunstância. O Senhor não faz acepção de pessoas. Se estamos n’Ele, Ele não nos lançará fora. Mas é necessário que estejamos firmados no Senhor para crescermos n’Ele e sermos prósperos de alma, prósperos na vida, prósperos em tudo.
Ele não nos deixa caídos, por mais difícil que seja a posição em que estamos. Toda vez que a videira precisa produzir mais, é necessário podar alguns galhos para que ela produza mais. As palavras do Senhor devem permanecer em nós para que possamos mudar a situação em que estamos vivendo. Permanecer nEle é a chave para essa mudança. Ele é a videira, e nós, os ramos.
Devemos nos sujeitar a Deus
“Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tiago 4.7).
A maneira de resistir ao diabo é sujeitar-se a Deus. Lembro-me de uma frase do livro “Uma mente moderada e disciplinada”, que diz: “A sua mente não permanece renovada mais do que os seus cabelos permanecem penteados.” Eu preciso renovar a minha mente, sujeitando-me a Deus, à Sua Palavra, às Suas instruções. O problema não é o problema em si, mas como você se posiciona diante da adversidade.
Eu e minha casa prosperaremos juntos. A nossa alma não vai prevalecer, porque vamos fortalecer o nosso espírito em Deus e vencer essa situação.
*Trechos da mensagem do dia 11 de setembro de 2023, no Culto da Família.

