
*Presidente da Igreja da Comunhão Ágape
O Espírito Santo é determinante para a dispensação da Igreja. O que Jesus fez é uma obra consumada. Está feito. Mas o que o Espírito Santo está fazendo é tornar real aquilo que já está consumado. O Espírito Santo tornou real para nós as obras de Jesus que ninguém viu, e nada pode abalar essa verdade no nosso coração. Então o Espírito Santo faz o que ninguém mais pode fazer.
O poder transformador não está em a Bíblia ser a verdade, mas é quando a Palavra de Deus, que é a verdade, se torna verdade para mim. Enquanto a Bíblia só for a verdade de Deus e não a sua, ela não tem o poder transformador na sua vida.
Nem sempre o homem teve a Bíblia, mas o homem sempre teve a Palavra de Deus. Nenhuma obra da criação ficou sem a Palavra. Toda obra criada teve uma experiência pela Palavra, mas o homem é que, por muito tempo, não permitiu que a Palavra fosse verdade na sua vida. Essa verdade precisa ser estabelecida em nosso coração.
Muitas pessoas creem que a Bíblia é a verdade, mas que não é a verdade para elas. A única pessoa que pode fazer isso é o Espírito Santo. “Conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará”. Esse conhecer não é apenas descoberto pelo intelecto, pelo esforço do estudo, mas Isso é descoberto por revelação pelo Espírito Santo.
Nós precisamos entender a dimensão do Espírito, a intenção do Espírito na dimensão da Graça, na dimensão da Igreja. Você só pode ser cristocêntrico debaixo do ministério do Espírito Santo.
“Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim” (João 15.26).
Você não poderá conhecer Cristo sem o ministério do Espírito Santo.
Paulo conheceu Cristo filho de Maria, Jesus carpinteiro, de Nazaré, e esse Cristo não traria revelação. Mas quando, na estrada para Damasco, Jesus abriu seus olhos, Paulo entendeu que aquele Cristo era o Senhor. Antes da intervenção do Espírito, Paulo era um perseguidor, mas pela experiência do Espírito, Paulo se tornou defensor do Evangelho.
Você não vai a lugar nenhum sem a influência do Espírito. Você não avança por seus próprios esforços. Mas quando você permitir que o ministério do Espírito Santo torne a verdade da Palavra vida em você, você começa a fluir numa dimensão totalmente diferente.
É possível adorar a Deus sem conhecê-lO. É muito possível você adorar um Deus desconhecido, e Paulo tentou fazer aquele Deus conhecido pela filosofia, ainda que ele pregasse a verdade. Paulo foi perfeito no seu discurso, mas o resultado foi que apenas alguns se converteram. Após Atenas, Paulo foi para Corinto, e sua mentalidade mudou de forma extraordinária. Quando ele entendeu que aquela abordagem não era a correta, ele abandonou aquilo e, a partir dali, sua mensagem seria baseada no Espírito e no poder, na fé revelada na obra do Espírito Santo.
Muitas vezes, achamos que estamos avançando, e não entendemos que não. Por isso precisamos sempre voltar às verdades basilares da Palavra.
Quando ouvimos as mesmas coisas, voltamos aos fundamentos.
Toda Bíblia é a verdade de Deus, mas quando a Bíblia traz verdades recorrentes, você tem que prestar mais atenção, porque ali são os caminhos pelos quais Deus se manifesta à humanidade.
Imagine que você tem uma chamada para Groenlândia, e você se casa com uma mulher que quer ser juíza de direito e não quer sair da cidade. Isso não dará certo, porque você não casa com pessoas; você casa com propósitos. Isso é uma ilustração para lhe mostrar que não adianta você querer se íntimo de alguém se você não quer andar com o propósito que ela tem.
O propósito do Espírito Santo é glorificar o nome de Jesus, ele veio para centralizar Cristo em todas as coisas. A obra do Espírito Santo foi para que Cristo seja revelado em você. O Espírito Santo é um agente executivo da obra de Cristo, daquilo que foi estabelecido por Jesus. Ele centraliza Cristo como o Senhor dos Céus e da Terra, Aquele que tem o nome acima de todo nome. O Espírito Santo tem a centralidade em Cristo.
Você nunca vai ver o Espírito Santo defender o seu próprio ministério. Mas sempre verá Ele conduzir você a Cristo. Agora, não podemos ter um relacionamento íntimo com alguém que não conhecemos seu propósito. Para ter um relacionamento com o Espírito Santo, eu preciso entender o ministério de Jesus.
Jesus veio ao mundo derramar o Seu Sangue para o Pai. O sacrifício de Jesus não foi para você, foi para o Pai. Jesus morreu para satisfazer a justiça do Pai. Agora, o Pai, com a justiça satisfeita, vai entregar aquilo que Ele sempre desejou, que é ter uma grande família, onde todos são parecidos com Jesus.
O propósito de Deus é esse: ter uma grande família onde todos são parecidos com Jesus.
A primeira obra do Espírito Santo é interna, em nós, onde nos tornamos filhos de Deus. A Igreja foi fundamentada quando recebeu o Nome acima de todo nome, e se assentou à direita de Deus. E a igreja tem seu fundamento em Cristo, em um posicionamento onde nunca poderemos ser derrotados, herdeiros em Deus e co-herdeiros com Jesus. E essa é uma proposta que se tornará realidade na primeira fase do ministério do Espírito Santo: nos convencer do pecado.
Ninguém muda ninguém, louvor por louvor não muda ninguém, nem ensino por ensino, mas a transformação está quando o Espírito vivifica isso. Mas nunca se viu tantos auditórios cheios e vazios de Deus.
A Bíblia nos deu o direito de sermos filhos de Deus, que temos que fazer morrer a natureza carnal. Quando Cristo nos tornou filhos de Deus, mediante a ação do Espírito, a obra d’Ele é fazer com que a nossa natureza empoderada ande em vitória sobre o pecado.
A diferença de um nascido de novo de um que não nasceu é que um, por acidente, peca, mas entende a nova natureza de filho de Deus e rapidamente sai e volta para a natureza nova. Mas há pessoas que se misturaram com os salvos, e isso não o livra do pecado nem da condenação.
Um filho maduro entende quem Ele é e o que Ele pode.
O Espírito Santo nos foi dado para revelar o ministério de Cristo, dado para revelar o que estava oculto. Hoje podemos nos tornar filhos e perdoados, mas não apenas isso, mas avançar da crença como filhos maduros na nossa geração, e isso se tornar uma prática vivencial.
Jesus não sofreu o que sofreu apenas para você ser perdoado, mas para sermos resgatados. Fomos comprados por um bom preço. O sangue foi derramado para o Pai, e o Pai usa aquele sangue que foi por Ele, para você, para dizer que todos os que andam em fé por esse sangue têm o direito de serem filhos de Deus, e que não serão mais escravos do pecado.
Não podemos ter intimidade com alguém que eu não aceite, não concorde, não coopere com a sua missão. Tem muita coisa esperando para além da nossa oração, jejum, ofertas, que são válidos e necessários. Mas existem coisas no nosso chamado que só estão nos esperando amadurecer. Existe um processo para vivermos.
O Espírito Santo veio mudar nossa natureza, e isso é imediato. Mas o que é vivencial é um processo, e precisa da nossa interação.
Trechos da mensagem do dia 02 de setembro de 2023, no Avivamento e Milagres.

