A Bíblia diz, em Salmos 37.5, que se entregarmos o nosso caminho ao Senhor, confiarmos n’Ele, o mais Ele fará. Orar é confiar. Quando passamos por momentos difíceis e delicados na vida, geralmente, procuramos por alguém que confiamos para falarmos sobre a situação, não compartilhamos com qualquer pessoa. Eu aprendi que existe uma pessoa em que podemos confiar totalmente – o Pai, o nosso Deus.
Então, por que eu tenho que orar e falar para Deus o que Ele já sabe? A questão é entender que, embora Ele saiba da sua situação, você precisa demonstrar que confia n’Ele. Eu entendi que a oração é um ambiente de confiança e comunhão com o Pai. Não é um momento para impressionar as pessoas ou a Deus.
Nós precisamos aprender a orar
Sabe, querido, o ingrediente mais importante da oração é a sua fé. Muitas vezes, buscamos a Deus como se Ele fosse a nossa última opção, procuramos a ajuda de todos e O esquecemos, mas Ele deve ser a nossa primeira, na verdade, a única opção.
A Bíblia diz que o homem faz planos, mas a resposta certa vem do Senhor. Nós estamos numa geração pesada e sobrecarregada, porque ela carrega fardos que não são dela. I Pedro 5.6-7 afirma que Deus tem cuidado de nós, e que se nós nos humilharmos perante Ele, demonstramos entender que há coisas que não somos capazes de resolver. Não é do nosso jeito, somente Deus pode fazer tudo aquilo que você não pode.
Deus é a solução dos nossos problemas, entregue tudo a Ele!
Às vezes, estamos agindo como Marta, tentando resolver os nossos problemas à nossa maneira, mas estou falando para você nesta noite para ter comunhão com Deus e entregar todo o fardo a Ele. Jesus respondeu para ela que apenas uma coisa importa: estar aos Seus pés.
Confiar é ser sincero, é entregar a situação e o problema a Deus. É saber que Ele nos ouve. Deus ouve você, irmão! Ele conhece o tom e o timbre da sua voz. Ele conhece você.
Jesus disse para termos fé em Deus (Marcos 11.22-24). O principal ingrediente da sua oração é a fé em Deus. Confiar, orar, entregar, crer que recebeu e render graças até que aconteça. É no lugar da comunhão que Deus vai mostrar a você o que fazer. Orar é ação, não inércia. Querido, enquanto você espera, Deus está agindo em seu favor.
*Trechos da mensagem do dia 16 de junho de 2023, no Culto de Oração.