Professor do Centro de Treinamento Bíblico Rhema
Neste artigo, falaremos sobre o princípio da honra. É em um ambiente de honra, que se desenvolve amor e unidade. É nessa atmosfera que Deus tem prazer em se manifestar com a Sua bênção!
Ultimamente, eu tenho meditado a respeito do valor que a honra tem. Ela tem o poder de pavimentar a manifestação de todo potencial que uma pessoa tem ou que uma equipe possui.
Se amarmos com o amor que é derramado em nossos corações, vamos nos esforçar para valorizar uns aos outros, andar em unidade e honrar a unção e os talentos dados pelo próprio Deus a cada pessoa!
O antônimo de honra é desonra e precisamos ter cuidado com ela, pois diferente da honra, ela promove esterilidade e priva alguém de manifestar todo o seu potencial! Como lemos na Bíblia, muitas viúvas e muitos leprosos de Israel não foram alcançados por causa da desonra. Jesus esteve em Nazaré, sua cidade Natal, e ficou impedido de manifestar milagres e sinais naquele lugar. Não é que Ele não quisesse, mas Ele não pôde fazer muita coisa ali.
“Tendo Jesus partido dali, foi para a sua terra, e os seus discípulos o acompanharam. Chegando o sábado, passou a ensinar na sinagoga; e muitos, ouvindo-o, se maravilhavam, dizendo: Donde vêm a este estas coisas? Que sabedoria é esta que lhe foi dada? E como se fazem tais maravilhas por suas mãos? Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E não vivem aqui entre nós suas irmãs? E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, senão na sua terra, entre os seus parentes e na sua casa” (Marcos 6.1-4).
“Disse-lhes Jesus: Sem dúvida, citar-me-eis este provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo; tudo o que ouvimos ter-se dado em Cafarnaum, faze-o também aqui na tua terra” (Lucas 4.23).
Praticando o princípio da honra
A honra promoveu multiplicação, prosperidade e até a ressurreição do filho da viúva de Sarepta (I Reis 17). Honra promoveu também a cura para Naamã, pois ele honrou o que sua serva sugeriu e também deu honra à vida do profeta (II Reis 5).
Davi oferecia sacrifícios a Deus – os quais nos dias de hoje podemos substituir por serviços. Ele se alegrou por ter conseguido a Arca da Aliança de volta, mas Mical, sua esposa, a pessoa mais próxima dele, o desonrou. Como consequência, ela se tornou estéril até a sua morte (II Samuel 6).
Honrar é valorizar e reconhecer o valor que o outro tem. Honrar é se esforçar para evidenciar o amor e desenvolver unidade, mesmo quando a nossa carne grita pelo contrário!
José do Egito foi honrado por Deus quando se tornou o segundo homem mais poderoso do país. Ele não buscou a própria honra; afinal, buscar a própria honra não é honra (Provérbios 25.27). Antes dele ser honrado em um alto nível, existiram oportunidades que ele recebeu de escolher entre a honra e desonra, mas escolheu praticar o princípio da honra com todos, principalmente com Deus!
Tenham prazer em honrar uns aos outros (Romanos 12.10). Precisamos tratar todos com honra. Que possamos amar uns aos outros como Jesus nos amou, desenvolvendo unidade e honrando uns aos outros. Assim, promovemos um ambiente onde Deus tem prazer em se manifestar com milagres, sinais e maravilhas!
*Siga o perfil do autor: Edivan Biones.