Tem uma palavra que está no meu coração: Perdão, o incrível poder de restaurar famílias em todas as áreas.
“E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas” (Marcos 11:25)
Perdão é um assunto tão necessário e tão importante de se colocar em prática. Nós vivemos em um mundo onde Deus nos restaurou por meio de Jesus. Então hoje, nós sabemos o que é o bem e o mal. Por mais que nós tenhamos nascido de novo, em algum momento vamos pecar, falhar por conta das pressões do dia a dia com casa, família. Quantos impedimentos temos quando não resolvemos questões pessoais de rancor e mágoa!
A ótica do amor
Quando você libera perdão, você é liberado. Esse é um tema que não se fala muito: A essência do perdão. Quando nós conhecemos Jesus nós temos a ótica do amor de Deus. Isso muda tudo. Quando você vê pela ótica do amor, e não da razão, esse amor é poderoso e dilui toda a pressão.
Um dia encontramos com o amor de Deus e esse poder que sara, que cura. É esse incrível poder que restaura. Você tem razão em muitas coisas, mas hoje você tem a graça que libera muitas coisas e libera você também. A essência que gera vida está dentro da gente. Melhor coisa é dar do que receber. Eu não posso negar a realidade que está dentro de mim. Esse poder e essa essência estão dentro de nós. O poder de Deus transcende, e o Espírito Santo sabe de todas as coisas. Esse é o amor de Deus.
Sabe quem tinha mais razão sobre todas as coisas? Deus. Ele entregou o filho d’Ele por amor a mim e a você. Deus abriu mão da razão que Ele tinha por mim e por você. Nós, às vezes, andamos muito cheios de razão sobre algumas coisas, e tem muita gente com as suas malas cheias de razões.
Quantas vezes nós pastores recebemos pessoas com suas malas de razões sobrando? Você não vive pela sua razão! O que a sua razão vai fazer por você? O que ela vai construir na sua vida? Nada! Alguém escreveu: “Provar a sua razão não é mais importante do que viver em paz”. Você tem percepção quando você percebe os “parasitas” que rodeiam a sua vida.
Liberar perdão libera você e o outro
A nossa família é uma grande construção. Quantas elementos há dentro de um contexto de família? E esse amor de Deus tá cheio de elementos que fazem parte dessa construção, que é essencial. É necessário usar tudo aquilo que Deus liberou, e perdão não deve ficar de fora. Perdão é um dos elementos dessa construção familiar. Nessa construção familiar, eu comparo o perdão a um tijolo. Em algum momento um vai perder para que o outro ganhe. Nós temos o poder dentro de nós e o perdão está nesse pacote que Deus liberou para nós.
O amor exige isso: Que liberamos perdão, paciência. E o trabalho de família é para que Cristo seja liberado em nós e Ele precisa estar em atividade. E como Ele pode ser usado? Por liberação de amor, de palavras. Como é necessário esse amor! Ele só vai acontecer horizontalmente quando ele acontecer verticalmente.
Você deve ver pela ótica do amor de Deus. Ele nos viu pela ótica do amor. Quantas coisas, quantas vidas travadas, não prosperaram por conta das razões? Dentro das casas, os guardas-roupas, as gavetas estão cheias de razões. E elas não vão o levar a lugar nenhum.
Independentemente do que você sofreu de alguém um dia, não importa. Esse perdão que está no pacote do amor é um diluidor de males, de problemas. Quando você se liberta para apresentar-se diante de Deus, está sarado, está curado. Você é o primeiro a se curar.
Ninguém resiste ao amor!
*Trechos da ministração do dia 26 de maio de 2023, na Conferência da Família.