
Integrante da liderança da Igreja Verbo da Vida em Petrolina (PE)
“Anás e Caifás exerciam o sumo sacerdócio. Foi nesse ano que veio a palavra do Senhor a João, filho de Zacarias, no deserto. Ele percorreu toda a região próxima ao Jordão, pregando um batismo de arrependimento para o perdão dos pecados.
Como está escrito no livro das palavras de Isaías, o profeta: ‘Voz do que clama no deserto: Preparem o caminho para o Senhor, façam veredas retas para ele. Todo vale será aterrado e todas as montanhas e colinas, niveladas.
As estradas tortuosas serão endireitadas e os caminhos acidentados, aplanados. E toda a humanidade verá a salvação de Deus'” (Lucas 3.2-6).
A sua voz deve ser resultado da sua vida. Quando falamos de influenciador, pensamos em uma figura famosa, desenrolada, que tem coisas que desejamos, que tem muitos seguidores na internet, mas João Batista era um influenciador diferente. Ele influenciou uma geração acerca de alguém, algo, um assunto. Ele não era uma figura que se encaixava nas redes sociais ou naquilo que as pessoas esperam de um influenciador.
Na palavra influenciar, o prefixo “in” significa inteiro, e “fluenciar” significa “fluir”, juntando as duas partes a palavra influenciar quer dizer: tirar o que está dentro e colocar para fora. Somente aqueles que possuem vida terão uma influência que vivifica a nossa vida.
Seguir Jesus, talvez, em um primeiro momento, não te dê muita popularidade. Talvez você será resistido a princípio, será considerado alguém estranho, cafona, antiquado ou inadequado. Nem sempre ser um influenciador é ter muita gente ao seu redor te aprovando.
3 Passos para ser um influenciador:
1º Passo: ouvir a Palavra de Deus
Um verdadeiro influenciador é aquele que ouve a voz de Deus. Deus tem algo planejado para a nossa vida, para o nosso futuro e nós precisamos estar dispostos a ouvi-lo. Os planos de Deus são maiores do que os nossos. Deus não nos dá apenas o que desejamos, mas faz transbordar para influenciar aqueles que estão do lado de fora. Primeiro ponto para ser um grande influenciador é ouvir a palavra de Deus.
2º Passo: se comprometer com o que Deus diz
O segundo passo para ser um grande influenciador é se comprometer com a voz de Deus. João Batista não estava preocupado em atrair a atenção das pessoas, mas em cumprir aquilo que Deus havia falado com Ele. Ele escutou a voz de Deus e obedeceu rapidamente. Nem sempre precisamos abrir a boca para falar, mas nosso comportamento fala por nós.
João ouviu, se comprometeu e se tornou uma voz. Aquilo que você ouve e decide fazer, você se torna. Ser um influenciador não tem a ver com o que você acumula, com algum tipo de herança. Não estamos nessa terra para construir uma herança, mas para deixar um legado nas pessoas. Não se trata do que podemos ter, mas do que nos tornamos. Quando nos tornamos aquilo que Deus diz sobre nós, teremos aquilo que desejamos, porque teremos a estrutura para sustentar.
3º Passo: se tornar uma voz que influencia
O que Deus colocou dentro de nós precisa vir pra fora. Somos influenciadores, mas não é baseado no que vestimos ou no que temos, mas no que Deus colocou dentro de nós. Por isso precisamos deixar a voz de Deus fluir através de nós. A voz de João Batista endireitava os caminhos tortos, aplainava os caminhos altos. Nós estamos aqui para construir um caminho por onde outros passarão. Não construímos um caminho ficando calados, mas quando abrimos a nossa boca.
Quando entendemos quem nós somos geramos sede na vida das pessoas ao nosso redor. Nós somos o sal do mundo, a função do sal é puxar o sabor real da comida para fora. Nem sempre o influenciador chamará atenção, mas ele estará no ambiente e puxará para fora o propósito na vida das pessoas. Não devemos ter medo de ser quem Deus nos chamou para ser. O objetivo do sal não é ser visto, mas marcar o sabor, o valor das pessoas.
João Batista era um improvável, mas o poder de Deus transformou a sua vida e as pessoas ao seu redor foram afetadas. O provável é aquilo que eu faço com meu esforço, com o meu talento, o improvável é quando eu faço tudo que poderia fazer, mas o Senhor faz aquilo que só Ele poderia fazer. Deus está levantando uma geração de improváveis. Escute a voz de Deus, se comprometa, se torne aquilo que Ele diz a seu respeito e todos ao seu redor serão influenciados! Ser um influenciador não é sobre quão longe conseguimos ir, mas sobre quantos conseguimos arrastar conosco.
*Trechos da mensagem do dia 31 de março de 2023, na Conferência Submersos.