Talhas cheias de água, que em algum momento se transformaram em vinho!
Jesus também foi convidado, com os seus discípulos, para o casamento. Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm mais vinho. Mas Jesus lhe disse: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. Então, ela falou aos serventes: Fazei tudo o que ele vos disser. Estavam ali seis talhas de pedra, que os judeus usavam para as purificações, e cada uma levava duas ou três metretas. Jesus lhes disse: Enchei de água as talhas. E eles as encheram totalmente. Então, lhes determinou: Tirai agora e levai ao mestre-sala. Eles o fizeram. Tendo o mestre-sala provado a água transformada em vinho (não sabendo donde viera, se bem que o sabiam os serventes que haviam tirado a água), chamou o noivo e lhe disse: Todos costumam pôr primeiro o bom vinho e, quando já beberam fartamente, servem o inferior; tu, porém, guardaste o bom vinho até agora (João 2.1-10).
Encha suas talhas
O centro dessa passagem se deu sobre duas coisas: água e vinho. Enquanto estudava, me coloquei no lugar dessas talhas, porque elas passaram pelo processo de purificação. Enquanto eu orava, o Espírito me perguntou: “como andam as suas talhas? Elas estão secas? Elas estão cheias? Porque se estiverem cheias de água, ali transformarei em vinho!”
Vinho na Palavra simboliza alegria, unção. Como vamos ter um bom relacionamento na família se nos falta alegria? E se não tem o vinho, que representa o Espírito, como terá alegria? A Bíblia não nos fala de uma alegria passageira, mas da alegria que vem do Espírito Santo!
Se você está vazio, se suas talhas estão vazias, precisando ser cheias de água, se você está precisando de restauração, de um milagre, você precisa encher a sua talha o mais rápido possível, pois o milagre acontecerá!
Primeiro preparamos a talha, depois acrescentamos a água e , em seguida, vemos o milagre acontecer. As talhas eram feitas de pedra e eram trabalhadas para se colocar água. Precisamos estar abertos para o agir de Deus em nossas vidas, assim, poderemos armazenar mais água. Uma talha rasa, cabe pouca água, consequentemente, pouco vinho. Não é fácil, mas é possível com o Senhor. Ele quer pegar as nossas talhas, para deixá-las mais profundas, para caber mais água. Tudo isso é um processo. Naturalmente somos levados a olhar para o progresso, mas existe um processo. O processo é mais divertido que o resultado!
Se divirta no processo!
Como em uma viagem, é no percurso que a gente curte o processo e se diverte. Deus está nos levando a olhar para o processo, porque o progresso é o resultado do processo. Existem alguns processos que Deus começou aqui, mas eles foram interrompidos. Quanto mais nós interrompemos os processos do Senhor, mais cansativo é a jornada. Deus quer trabalhar em você para que o milagre venha a acontecer. Você é a ferramenta do milagre de Deus!
Deus está prestes a fazer uma coisa poderosa na sua vida. É tempo de prodígios de milagres de coisas grandes acontecerem. Deus sempre usou e sempre usará pessoas para operar seus milagres na terra. Nós não tomamos uma água misturada com impurezas. Deus gosta de coisas excelentes. Ele não gosta de misturas. O Senhor quer agir através de nós, mas precisamos estar sem misturas. Nós só vamos viver em novidades em Deus, se formos fiéis nos processos.
Existem pessoas que estão em um looping infinito, porque não estão abertas à transformação de Deus em suas vidas. Consequentemente seus relacionamentos não estão bem. As pessoas não podem se responsabilizar por você não se doar para o agir de Deus. Nosso Pai é um Deus que restaura. Os pilares para a restauração são obediência e comunhão. A obediência atrai milagres. Comunhão é o processo de conhecermos a Cristo.
Obedecendo o roteiro
“Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor ; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais” (Jeremias 29.11)
Como em uma novela, precisamos conhecer o autor da nossa vida para entendermos o roteiro do que Ele tem para nossas vidas. Ainda que não saibamos ao certo para onde vamos, teremos notas do Espírito da direção que devemos seguir. Muitos de nós estamos retornando de lugares que Deus nunca mandou ir, para que não haja mais prejuízo, dano e perda de tempo em nossas vidas. Aproveite o que Deus está comunicando a você. Ele quer te levar a lugares que você nunca colocou os seus pés. Ele quer o levar a desfrutar de lugares n’Ele que você nunca desfrutou.
Sem água não haverá vinho, não há milagres. Sem a Palavra e sem a prática da Palavra não haverá transformação. Quando nós ficamos diante do Espírito, é como se Ele nos colocasse num espelho e nos mostrasse a nós mesmos. O Espírito Santo está te mostrando a você mesmo. Você está enxergando suas as imperfeições, mas não é para te expor, mas sim para que você possa se corrigir e Ele possa fazer coisas maravilhosas, na tua casa, na tua família.
O poder da honra
Honrar pai e mãe é o primeiro mandamento com promessa. Muitos de nós não estamos desfrutando disso, porque não estamos honrando os pais. Onde não há honra há um bloqueio do poder de Deus. Quer um mover de Deus na tua casa, na tua vida? Ande honra! Em primeiro lugar, honre seus pais!
Se nós corrêssemos para a Palavra entenderíamos que a honra precede a bênção e o mover de Deus . Se você praticar uma vida de honra em casa , você verá uma face nova do seu pai e da sua mãe que você nunca viu. A desonra embebeda e adoece você, mudando o seu olhar.
É necessário entender que andar em honra é uma decisão. Quando você andar em honra na sua casa, o próprio Deus irá lhe mostrar novas facetas dos seus pais que você não viu ou mesmo que esqueceu. A honra abre portas!
“Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra” (Isaías 1.19)
Existem talhas que estão com a tampa da desonra, que precisa ser tirada para que água possa ser colocada e Deus faça um milagre. Não esqueça que Deus nunca manipula ninguém como uma marionete. Ele espera de você uma decisão voluntária e de coração pela prática da Palavra”.
É esse perfil que Deus procura, de honra e prática a Sua Palavra. A questão é: Ele pode encontrar em nós esse perfil? A quantidade de vinho na nossa vida vai depender de quanto de água permitimos entrar. A quantidade de vinho depende de como estão as nossas talhas. Uma talha cheia de água está pronta para receber o milagre. Precisamos separar um tempo para adorarmos ao Senhor, não tratando as coisas do Senhor como comum.
Devemos fazer o que nos compete e deixarmos Jesus fazer o que é da parte d’Ele. Existe restauração para nossas vidas. Só necessitamos entender para quem devemos dar mais tempo e honra.
Encha a sua talha da prática da Palavra. Através da obediência e da comunhão você viverá transformação na sua vida. Sempre que você cumprir um princípio, você desfrutará da bênção. Talvez você não tenha pais que cuidam de você, mas tem alguém que te direciona. Essa pessoa merece sua honra.
E se você trouxer honra para sua casa , verá o operar de Deus de forma impressionante. Palavra, prática e comunhão te levará ao sobrenatural na sua vida!
*Trechos da mensagem do dia 20 de maio de 2023, no Culto dos Jovens.