por Tharciso Borba
*Integrante da equipe ministerial da Igreja Sede
A Palavra diz que você é luz: “Vós sois a luz do mundo”. Quando Jesus entra no seu coração, Ele vem para transformar você. Ele transforma a maneira de você pensar, agir e falar. As suas palavras irão construir muitas coisas na sua vida, na vida da sua esposa e na sua família.
Em Mateus 5.14, está escrito: “Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus”.
Nós estamos aqui na terra para fazer alguma coisa por nós mesmos e pelos outros também. No momento que você busca edificação e alcança, você passa a entender que outras pessoas também precisam, como sua esposa, seus filhos e a Igreja que você congrega.
Você precisa ser participante da Igreja. Quanto mais você participa, mais você cresce.
Alguns questionamentos são pertinentes: O que significa ser a luz do mundo? Ser luz do mundo significa ter uma vida que glorifica a Deus e que leva outras pessoas a seguir Jesus. O simples fato de você se interessar por receber mais de Deus já faz de você alguém que glorifica a Ele. Todos os cristãos recebem esse chamado pois eles são convocados para transformar a vida das pessoas que estão ao seu redor.
Falando para os homens: são vocês que têm que tomar as iniciativas para bloquear as influências do diabo em nossas famílias.
A luz serve para iluminar a escuridão, guiando os passos das pessoas. Você tem responsabilidade de guiar pessoas. Tudo que você fizer para outras pessoas para encaminhá-los para amadurecerem no conhecimento em Deus fará você receber galardão. A Igreja também é um ambiente de compartilhamento de experiências e atitudes. É assim que somos luz para este mundo.
Em Salmos 119.105, está escrito: Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. A Palavra não pode deixar de fazer parte do nosso cotidiano pois, se vivermos sem a Palavra, será impossível conhecer o verdadeiro caminho. Há muitas pessoas lá fora que estão frustradas e que não conhecem a Palavra de Deus e somos nós que temos o dever de ajudar essas pessoas.
A vida de um cristão deve iluminar o que está em sua volta.
Nós refletimos a luz através das nossas ações e das nossas palavras. Muitas vezes, um só abraço já transmite luz para outras pessoas. Jesus é a manifestação da plenitude de luz vinda de Deus.
Em João 1.4:5, está escrito: “Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens. A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram”.
Em João 8.12 está escrito: “Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida”.
Já em Mateus 5.16, está escrito: “Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus”.
Jesus é a verdadeira luz do mundo e os cristãos também são a luz do mundo por causa de sua conexão com Ele. Enquanto Jesus é a luz do mundo original, os cristãos são a luz do mundo no refletir de Cristo. Um exemplo sobre isso é o sol e a lua. O sol é quem possui a luz, mas a lua brilha porque reflete o sol.
Como está a sua intensidade de luz? Quer saber? Olhe-se no espelho! Tire de você o que já está dentro de você, como a alegria, a gratidão e o amor. Sempre os evidencie.
Como ser a luz do mundo? Tudo tem a ver com comportamento.
- Primeiro: precisamos manter a integridade e honestidade.
- Segundo: manter uma boa relação com os familiares, andando no amor de Cristo.
- Terceiro: a pessoa que vive com Deus também deve aprender a viver com paz e alegria, pois o bem-estar e o conforto vem com o conhecimento do que Deus tem para nossas vidas. Quarto: busque viver uma vida de santidade.
Em Filipenses 4.4:7, está escrito: “Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se! Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor. Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus”.
Ao invés de darmos lugar a ansiedade, devemos dar lugar à oração.
Em Efésios 4:21-27, está escrito: “Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus; Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo”.
Não dê lugar ao mundo, seja luz. Quanto mais luz, mais poder para ofuscar as trevas.
*Trecho da mensagem de 15 de setembro de 2022, no Culto da Família
Respostas de 3
Uau!
Foi bom tema. Deus abençoe
Foi bom tema. Deus abençoe