A fraqueza é uma consequência que muitos estão vivenciando, muitas vezes sem saber como chegou. Você não é fraco!
Passos que você pode dar para sair desta condição:
- Reconheça a fonte do problema.
- Tenha certeza de que as promessas de Deus abrangem as coisas que você pede.
- Certifique-se de que você não está vivendo em pecado.
Existem instruções bíblicas para tirar você da fraqueza e dar força. Uma das coisas que a Bíblia diz que devemos ser é fortes e corajosos. Deus enviou outro Consolador, falando do Espírito Santo que está conosco, que o mundo não pode receber, porque nem o vê, nem o conhece, mas nós conhecemos. Precisamos conhecer este recurso para poder ter o benefício. Há muitos crentes vivendo como se Deus não estivesse assistindo, na verdade, é porque não estão recorrendo à assistência ou à forma de Deus nos assistir, que é pelo Espírito.
OUÇA AS VOZES CERTAS
Nunca foi tão importante ser capaz de discernir o direcionamento do Espírito como hoje em dia, com a voz do mundo, a voz da carne competindo por nossa atenção. É muito importante que nos sintonizemos com a orientação do Espírito de Deus.
“Dispõe-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR nasce sobre ti” (Isaías 60.1).
A Bíblia nos dá o endereço da glória de Deus. Ela diz que há trevas, essa realidade, as trevas cobrirão a terra, a escuridão os povos, mas faz uma diferença: “sobre ti resplandece a glória do Senhor”. Às vezes parece que o que está acontecendo no mundo está acontecendo conosco. Estamos vivendo as mesmas consequências, trevas cobrindo, a escuridão ganhando essa proporção, essa atuação sobre nossas vidas, quando a Bíblia diz que sobre nós resplandece a glória do Senhor.
Jesus, na oração que fez em João 17, disse: “Pai, a glória que você me deu, eu dei para eles”. A glória da parte de Deus está disponível para nos assistir. Às vezes pensamos na glória de Deus pelo simbolismo apresentado na palavra, como alguma nuvem, fogo; quando Moisés estava falando e o monte foi tomado pela glória de Deus, o povo viu um fogo, uma nuvem. Às vezes só queremos dar atenção ou reconhecer a glória se houver algo estranho neste sentido.
O QUE É GLÓRIA?
Eu te pergunto: o que é ver uma pessoa empolgada por algo de Deus? Eu considero isso a manifestação da glória de Deus. O que dizer de uma pessoa diante de uma circunstância de morte que não perde a sua paz? Não há coisas espetaculares no sentido de ver algo estranho, mas há uma manifestação de força e de poder.
Definição da palavra glória, na Bíblia, pode ser honra, glorioso, abundância, esplendor, dignidade, reverência; glória de funcionamento, força. A Bíblia diz que os olhos do Senhor passam por toda a terra, para se mostrar forte para com aqueles cujo coração é totalmente d’Ele. Quando resultados estão acontecendo, a glória de Deus está em manifestação. Se a Bíblia diz que sobre nós é manifesta a glória, eu acredito que pode estar acontecendo e me vêm à mente dois grupos que eu quero apresentar a você:
1. Trocar a glória de Deus por glórias terrenas
“Estando sua nora, a mulher de Fineias, grávida, e próximo o parto, ouvindo estas novas, de que a arca de Deus fora tomada e de que seu sogro e seu marido morreram, encurvou-se e deu à luz; porquanto as dores lhe sobrevieram.Ao expirar, disseram as mulheres que a assistiam: Não temas, pois tiveste um filho. Ela, porém, não respondeu, nem fez caso disso. Mas chamou ao menino Icabô, dizendo: Foi-se a glória de Israel. Isto ela disse, porque a arca de Deus fora tomada e por causa de seu sogro e de seu marido” (I Samuel 4.19-21).
Se já há uma glória concedida, onde está a glória?
Aqui nós temos um quadro em que alguém está vivendo uma circunstância de não funcionamento, de consequências, ao ponto que a pessoa estava tão afetada que, mesmo com a chegada de uma novidade, de uma criança, essa mãe não teve nenhuma reação; não disse nada, não respondeu nem fez caso disso. Passividade, não na forma positiva; pacífica, mas acomodada, dominada, aprisionada. Ela deu um nome ao menino: Hicabor, que a tradução quer dizer “foi-se a glória de Israel”.
Deus não organizou para que a glória não estivesse. Deus fez aliança para possibilitar a glória d’Ele vir para cobrir Israel. A glória de Deus chegou a ser mencionada no Novo Testamento como foi vista no Egito, da forma que Deus levou as intervenções, as manifestações, o zelo de Deus para começar um propósito e concluí-lo bem-sucedidamente. Não foi Deus que omitiu a glória, mas o povo se distanciou da glória.
“E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis. Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si” (Romanos 1.23-24).
COMO VOCÊ SE ENCONTRA DIANTE DA GLÓRIA?
Deus não mudou sua disposição, mas as pessoas trocaram a glória de Deus pela glória de outras coisas e, por causa disso, Deus os entregou. O que aconteceu com essa comunidade? Deus não planejou para ser assim, mas as pessoas mudaram a glória de Deus. Há pessoas que estão vivendo assim também. Da parte de Deus, é para a glória resplandecer, mas elas mudaram. Se encontra em meio às circunstâncias, onde o brilho nos olhos, a esperança não é mais percebida. Pessoas que não têm mais o que dizer, que se mantêm silenciosas. Isso pode ser uma evidência de que a glória de Deus, mesmo disponível, não está te alcançando.
A Bíblia diz em Hebreus que não haja um coração mal e perverso de incredulidade que nos afaste de Deus. A incredulidade nos afasta de Deus. Às vezes as pessoas dizem que não querem se afastar de Deus. Estar na igreja, muitas vezes, está servindo para manter a religiosidade, mas não está mais mantendo uma relação de intimidade com Deus. Como você se encontra diante da glória? Animado, entusiasmado, ou você está dando um nome à sua realidade?
2. Se render ao Espírito de intimidação
“Então, veio o Anjo do SENHOR, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o pôr a salvo dos midianitas” (Juízes 6.11).
Tem muitos crentes que não estão em pecado, está tudo bem com eles, mas estão sendo intimidados. Há uma obra de Satanás que faz parte deste movimento dos últimos dias; operação dos espíritos enganadores, doutrinas de demônios, estamos no meio dessas vozes. Por causa disso, é provável que pessoas estejam apenas intimidadas; sem ousadia, sem brilho nos olhos, sem a glória de Deus podendo se manifestar, resultados através de você, porque você está intimidado. Espíritos de intimidação, trazendo condenação. Cuidado, se você sempre se acha condenado.
Esse era o caso de Gideão. Deus enviou o anjo. O que o céu via: o Senhor é contigo; você é um varão valoroso. Observe, não havia uma maldição nem consequência, estava faltando ele saber disso e se posicionar. Tem pessoas que não vão precisar se arrepender nem mudar nada, só precisam se posicionar, porque a glória do Senhor não é algo a ser pedido, já é algo providenciado.
Por Deus, a humanidade está vivendo o tempo da maior manifestação de glória à disposição da humanidade. Foi glorioso com Abraão, com Moisés, mas conosco será a maior manifestação e liberação da glória de Deus sobre a humanidade.
SE POSICIONE
O Espírito de Deus carrega o ministério com maior glória; ele é o responsável, o que implanta. Se você é batizado no Espírito, você é batizado na glória. Tem um grupo que está padecendo, tímido, retraído, fazendo coisas em lugares que não era para fazer. Para esse grupo não será necessário arrependimento. Arrepender de quê? Para este grupo se faz necessário acreditar no relatório do céu: o Senhor é contigo!
A glória do Senhor resplandece sobre as nossas vidas, falta posicionamento, se levantar para dar resposta.
Não precisamos clamar para Deus dar, precisamos orar para que os nossos olhos sejam iluminados para que nós possamos saber a riqueza do seu chamamento, a riqueza da glória da sua herança nos santos e a suprema grandeza do seu poder que já opera sobre nós.
Precisamos tomar consciência do que é a glória de Deus, do poder, da graça, da manifestação, desta exaltação, da qual Deus já nos levantou. A Bíblia diz que agora somos. Não é depois, é agora, somos filhos de Deus. Você vai acreditar ou continuar dominado por argumentos?
VOCÊ NÃO É FRACO!
É melhor morrer com coragem do que continuar vivo com medo. Precisamos partilhar do mesmo pensamento de Paulo, ao olhar para a morte, porque a nossa vida não termina aqui. Precisamos deixar esta glória influenciar a nossa vida para erguermos a cabeça e sairmos da intimidação. Você é tão bom naquilo para o qual Deus te chamou que para outra pessoa te substituir ela precisa se esforçar muito. Você precisa deixar de ser intimidado e colocar o seu dom em movimento. Você é bom demais para estar parado. Flua naquilo que Deus te chamou, porque Ele te chamou de “valente”.
Você não precisa de muito para vencer, você só precisa de coragem. E daí a circunstância? Se você mudar, ela já mudou!
A estratégia de Satanás é fazer homens e mulheres de Deus fugirem das circunstâncias sem tentar, por causa do medo. Maior é o que está conosco do que aquele que está no mundo. Se as circunstâncias não mudarem, mude você. Fique forte e corajoso!
Para um gigante que intimida, Deus só precisa de um menino corajoso, com uma arminha de menino (referência a Davi e Golias). Quais são as áreas que Deus quer te abençoar? Ele diz: Sou Jeová Jireh; o provedor; Rafah: o curador. Não importa o que esteja acontecendo, Ele já se coloca disponível para intervir na situação.
“Falou Samuel a toda a casa de Israel, dizendo: Se é de todo o vosso coração que voltais ao SENHOR, tirai dentre vós os deuses estranhos e os astarotes, e preparai o coração ao SENHOR, e servi a ele só, e ele vos livrará das mãos dos filisteus. Então, os filhos de Israel tiraram dentre si os baalins e os astarotes e serviram só ao SENHOR” (I Samuel 7.3-4).
*Trechos da mensagem do dia 11 de fevereiro de 2024, no Acampamento Verbo da Vida 2024.